Os livros que mais gostei de ler em 2018

Apesar de não ter lido tanto quanto gostaria, a verdade é que 2018 proporcionou-me excelentes leituras, no entanto, quando estava para fazer esta lista das minhas leituras preferidas do ano, e é a primeira vez que a vou fazer, porque o ano que passou foi um ano incrível para estreias na minha vida, então espero que este ano também seja, sendo assim, além da estreia do desafio de leitura que fiz para este ano, para os seguidores aqui o blog, aqui vai a lista das minhas leituras preferidas do ano 2018.

Como comecei a ver a lista a ficar bastante grande, fiz uma lista com um livro de que mais gostei, de cada editora/chancela que li. Foi bastante difícil fazer desta forma, porque há editoras que publicaram mais do que um livro que eu gostei bastante, mas assim é uma forma de ser justa para com todas, um livro preferido por editora, e aqui segue a lista:

↧↧↧
Da Editora Manuscrito, li, adorei e devorei este livro, que foi um sessão de risos, sorrisos e nostalgia fantástica! Podem ler a opinião aqui.

↧↧↧
Este ano que passou, estreei-me com o autor Luís Sepúlveda, com o conto "A história do caracol que descobriu a importância da lentidão", fiquei apaixonada pela escrita do autor, então decidi estrear-me com um romance dele, "O velho que lia romances de amor" da Editora Livros do Brasil, um dos mais falados, e foi uma experiência diferente e incrível. Opinião aqui.

↧↧↧
Da Editora Temas e Debates, descobri este livro, que é uma pechincha, a menos de 5 euros, sem promoções, são 12 histórias de 12 mulheres que estão ligadas pela sua amizade e amor aos livros e à comida, é uma leitura incrível.... Opinião aqui.


↧↧↧
Da Gradiva, li pela primeira vez um dos livros da Mimi e Rogério, que eu tanto ouço falar, e até os encontro sempre na Feira do Livro de Lisboa, não me admira que seja a loucura das crianças é uma leitura muito divertida e original! Opinião aqui.


↧↧↧
Da Editora Lua de Papel, li este livro, também ele uma pechincha, à venda a menos de 5€, e é uma história intensa e emocionante. Opinião aqui. 


↧↧↧
A minha estreia com a Editora Coolbooks, e uma excelente estreia, com o livro "As Casas Também Morrem", um livro carregado de mistério, lendas e tradições portuguesas, uma alegada casa assombrada, uma aldeia pequena, com aldeões cheios de pecado, cada um pior do que o outro, mas lá no meio, encontramos boas almas.... no que é que isto vai dar....? Opinião aqui.


↧↧↧
Da Editora Textos Livres, estreei-me com este belo livro de poemas escrito por uma menina de 8 anos, até eu que não sou especialmente ligada à poesia, adorei este livro. Opinião aqui.


↧↧↧
Da Editora Suma de Letras, devorei este livro, que li num só fôlego, nunca pensei gostar tanto... não vos posso dizer que é uma história mirabolante, extremamente original, nunca antes visto nada assim, nada disso... é simplesmente uma história carregada de emoção, uma emoção palpável, muito realista, muito actual, e é aqui descrito um tipo de amor, quase amor proibido que me fascina... não é à toa que, apesar de eu não ser minimamente dada a lamechices, eu adorar a história de Romeu e Julieta, desde que me lembro que existo... não sei porquê, nem me preocupa saber, simplesmente é... e este romance, carregado de drama e memórias, cativou-me de tal maneira, que fiz uma directa, pela primeira vez em muito tempo, só para acabar de ler este livro, que eu não o consegui pousar nem por nada... Opinião aqui


↧↧↧
Da Clube do Autor, li mais um livro de um dos meus autores preferidos de sempre, o João Morgado, que este ano que passou nos presenteou com um romance histórico sobre a vida de Camões... fiquei fascinada pela escrita, pela história, pelos factos.... por Camões! Opinião aqui.


↧↧↧
Da Editora Fonte da Palavra (que eu não encontro informações recentes) li o livro, que comprei numa mega promoção no LeiriaShopping, a 1€, um preço imbatível, e li de uma ponta à outra sempre com um sorriso nos lábios, fora as gargalhadas que me arrancou... como ex-empregada de mesa, identifiquei-me em tudo o que li, e quem sabe um dia não escrevo as minhas próprias memórias... Opinião aqui.


↧↧↧
Com a Editorial Caminho, foi a minha estreia com o autor David Machado, livro este que, apesar de estar categorizado como literatura juvenil, eu tenho a certeza que o público adulto é capaz de gostar bastante. Eu gostei. Muito. Opinião aqui.


↧↧↧
Um dos livros que mais me entusiasmou este ano, foi a leitura do livro "Louca" da Bertrand Editora, que visitei este ano que passou... Li de todo o tipo de opiniões, que odiaram ou amaram esta leitura, eu estou incluída nas que amaram, foi uma leitura, para mim, altamente viciante, arrebatadora, divertida, cheia de drama, amei!!! Opinião aqui.


↧↧↧
Da Guerra e Paz, adorei este livro, está excelente, e como sempre fascina-me o toque do papel dos livros desta editora, o seu cheiro puro a livro, devido à excelente qualidade de papel que usam, as fonts divertidas e originais, este livro está cheio de imagens, cores, diversão e nostalgia, adorei! Opinião aqui.


↧↧↧
Da ContraPonto, li este excelente livro, que ainda por cima é uma pechincha, a menos de 5 euros em qualquer loja, uma leitura intensa e arrebatadora, muito ao estilo Sveva Casati Modignani com um bocadinho de Lesley Pearse, no entanto, 100% a essência pessoal desta autora, que eu adorei. Opinião aqui.


↧↧↧
 Da Chiado Editora, o novo livro de crónicas do Miguel Correia, para quem gosta de crónicas, e gosta do povo tuga, então vai gostar das crónicas tugas! Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro maravilhoso e encantador, com uma história de amor original, aliás, várias histórias de amor que vão acontecendo no eléctrico 28, uma encantadora aposta da Nuvem de Letras, fiquei maravilhada... Opinião aqui.


↧↧↧
Da Bicho Bravo, descobri por acaso este lindo livro, tão puramente tradicional português, fiquei enamorada... Opinião aqui.


↧↧↧
Esta é a minha edição preferida do livro "O Prédio", do Miguel Morais, publicado pela Edições Vieira da Silva, foi um dos livros que mais me fez rir em 2018, uma das minhas leituras mais divertidas de sempre! Merece ser lido, e relido, é fantástico, uma hilariante crítica social, do mais original que existe, adorei! Opinião aqui.


↧↧↧
 Esta foi a minha estreia com o autor, apesar de eu já o conhecer há algum tempo e ter os seus três primeiros livros, que aguardam a sua vez pela leitura, visto que fogem do meu género literário, mas ando eu ultimamente a variar imenso os meus gostos literários, a ver se é desta. No entanto, ao ouvir falar deste thriller religioso do género Dan Brown, do qual eu sou fã, publicado pela Cultura Editora, não esperei mais e lá me meti a ler. Opinião aqui.


↧↧↧
Um dos livros mais bonitos e repletos de conhecimento que li este ano, excelente trabalho da Editorial Bizâncio, um livro que é perfeito para crianças e adultos, e me fez olhar para a arte com outros olhos... magnífico! Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro arrebatador, a minha estreia com o autor Domingos Amaral, tem uma escrita incrível e já tenho outros livros deste autor para devorar, este livro está tão bem escrito, a narrativa tão intensa, que eu senti mesmo medo, senti arrepios, senti terror durante a leitura... senti alívio, senti carinho por algumas personagens, senti um ódio de morte por outras, basicamente senti-me a viver a história, como se lá estivesse, a presenciar tudo, é incrível... em formato de bolso pela BIS. Opinião aqui.


↧↧↧
 Uma excelente aposta do Grupo Lidel, num dos livros mais bem constituídos e fáceis de ler do género que já vi, foi para mim uma leitura valiosa, aprendi muito, e recomendo sem reservas a todos os profissionais da área, ou todos os que queiram fazer parte ou estejam a estudar para a área de secretariado, é uma mais valia, um tesouro. Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro fabuloso da Esfera dos Livros, cheio de cor, imagens, passo-a-passo, até para pessoas como eu, que não percebem nada de nada da estética das unhas, aprendemos imenso, mas é que, imenso mesmo, com este incrível livro, que fez com que eu sacasse para fora dos vernizes que tenho ainda por abrir ao tempo na gaveta, e começasse a fazer experiências, diverti-me imenso a fazê-lo, e agora pinto as unhas com muito mais confiança e a saber o que estou a fazer. incrível! Opinião aqui.



↧↧↧
 Uma excelente aposta da Alma dos Livros, editora que só edita livros de excelente qualidade, apesar de recentes, fazem um trabalho incrível, e este livro só o vem confirmar... o que me fez logo lembrar, no início da leitura, e sem me querer repetir porque estou-me a dar conta de quantas vezes já mencionou o autor neste post, mas fez-me mesmo lembrar o género de história de Dan Brown, no entanto, num ambiente medieval... pensem em ler uma história de Dan Brown na idade medieval, depois não pensem mais nisso, peguem neste livro e leiam e vão ver como eu tenho razão! Opinião aqui.



↧↧↧
 Um fabuloso romance da Marcador Editora, que me surpreendeu bastante pela originalidade, pela complexidade da história, pela profusão de sentimentos, este é um romance incrível! Fez-me pensar imenso na vida, aproveitar-mos o que temos, mas também me fez pensar na velhice, e fez-me ficar com bastante receio da perda de memória com a velhice, de me esquecer de quem sou, o que sou, e o que fui... é intenso, arrebatador e inesquecível... Opinião aqui.


↧↧↧
 Da Saída de Emergência, este foi um dos livros mais giros e curiosos que já li, e até penso reler, gostei mesmo muito do livro, é divertido, original e introspectivo, adorei! Opinião aqui.


↧↧↧
 Da chancela Noites Brancas da Editora Clube do Autor, chega-nos este livro profundamente arrebatador, do qual eu não estava mesmo nada à espera que fosse tão intenso. Pensei que fosse um leve romance de verão, mas não... Imagem uma história escrita pela Lesley Pearse, pela Sveva Casati Modignani, pela Deborah Smith, e obtém este fabuloso romance inesquecível! Uma das minhas melhores leituras de sempre. Opinião aqui.


↧↧↧
Este livro incrivelmente encantador da Fábula, embeveceu-me, fiquei sentidamente encantada com este livro, com a minha estreia com Oscar Wilde, e agora fiquei cheia de vontade de ler mais obras deste autor, crianças e adultos vão adorar a forma como está escrito, especialmente se forem como eu, que não têm muito paciência para clássicos "massudos", esta colecção é uma maravilha! Opinião aqui.


↧↧↧
 Foi com este livro da Planeta que me comecei a estrear no mundo dos thrillers, que nunca foi um género que eu tivesse acompanhado por aí além, ou mesmo de todo, e agora sou fã! Já li mais alguns quantos, estou super ansiosa por pegar noutros que tenho em espera, e este acima de tudo é o meu género preferido dentro dos thrillers, que são os thrillers psicológicos, em que até ao fim da leitura ficamos sempre na dúvida, afinal, quem é o/a culpado/a? Opinião aqui.


↧↧↧
Mais uma boa aposta da Editorial Presença, fiquei apaixonada pela escrita de Gayle Forman depois de ser tremendamente arrebatada pelo seu romance, "Se eu ficar", cujo livro me hipnotizou completamente, apesar de, nenhum dos livros posteriores que já li desta autora, me terem arrebatado como aquele primeiro arrebatou, os seus livros são sempre emocionalmente profundos, intensos, e com uma temática introspectiva... neste livro, é o suicídio, e o que leva uma pessoa, ainda mais adolescente, a cometer o pior dos pecados... Opinião aqui.


↧↧↧
 Não podia deixar passar a oportunidade de ler a minha autora preferida de sempre, mal peguei nele devorei-o logo, e ainda me surpreendo com a facilidade com que se lê um livro da Lesley Pearse, quando vou a ver normalmente já vou a mais de meio da leitura, e eu fico quase chocada por nem ter dado pelo passar das páginas... se bem que já tenho muitas saudades de ler livros da época vitoriana da Lesley Pearse, foram esse tipo de livros que me fizeram apaixonar pela escrita dela, e espero que ela volte a essa época nas suas futuras histórias... Obrigada Edições ASA, por publicarem prontamente todos os romances dela. Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro verdadeiramente lindo, encantador e emotivo, esta aposta da Editora Paleta de Letras encantou-me profundamente, é daqueles livros em que uma imagem fala por mim palavras, fiquei maravilhada.... Opinião aqui.


↧↧↧
 Gostei de uns bons quantos livros da Porto Editora este ano, até os fui visitar, a editora e o pessoal com quem costumo trocar e-mails e tudo, quando andei a visitar as bibliotecas do Porto este ano que passou (em breve tudo isso publicado no blog), custou-me imenso escolher só um, mas foi assim que me decidi e outra resolução para este ano é eu ser mais decidida, então, podendo escolher só um, escolhi este livro, que eu devorei a uma velocidade alucinante, e me fez voltar a sentir adolescente, totalmente, de uma forma arrebatadora... Opinião aqui.


↧↧↧
 Gostam da série "Arrepios?", gostam de mistério, thrillers psicológicos, histórias arrepiantes e assustadoras? Se sim, vão adorar este livro da TopSeller, tal como eu adorei. Opinião aqui.

↧↧↧
 Tradicional Português até mais não, este maravilhoso livro da Barca do Inferno Editora é um encanto, tanto pela história, pelo embalo musical como pelas lindíssimas ilustrações, que vai agradar a miúdos e graúdos! Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro fabuloso da Isto é Editora, sobre a perspectiva de uma criança com cancro, como a criança encara tudo, a doença, a vida familiar, a vida escolar, é uma lição de força, de tolerância, de compreensão que deveria de fazer parte dos livros do Plano Nacional de Leitura, e uma leitura recomendada nas escolas... Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro da Gailivro, que se lê muito bem, dentro do género "A Culpa é das Estrelas", o filme ainda não vi, está pendente, mas já me disseram que está quase igual ao livro, o que é sempre bom saber, já que é raríssimo isso acontecer, um romance young adulto, que vai fazer os leitores adolescentes delirar, e os adultos suspirar de saudades... Opinião aqui.


↧↧↧
 Um livro muitíssimo divertido, original e culto da Texto&Grafia, adorei ler este livro, aprendi imenso e ri-me bastante, sabia lá eu a importância da pimenta, ainda mais sendo um condimento que eu não aprecio mesmo nada, tinha tido tanto impacto na nossa história! Entre outras curiosidades e explorações filosóficas sobre a estupidez humana, este livro é uma leitura fanática! Opinião aqui.


↧↧↧
 Curiosamente, este livro do Luís Ferreira, publicado pela Ego Editora, cuja narrativa tem lugar tanto em Braga como em Santiago de Compostela, foi lido por mim em Braga, onde o terminei de ler (e lá o doei à biblioteca), e dois dias depois fui a Santiago de Compostela, onde a leitura estava ainda bem vívida em mim, e fez com que eu olhasse para Santiago de outra perspectiva e com mais atenção aos detalhes.... Este livro lê-se ao ritmo que se vê um filme, com as cenas todas a passar bem à nossa frente, especialmente para quem conhece ambas as cidades, é um thriller religioso ao estilo Dan Brown, mas português, o que é fantástico, além de conter factos históricos reais, é um livro que está a ter uma aceitação incrível, só críticas positivas, e mal posso esperar pelo próximo thriller do género deste autor. Opinião aqui.


↧↧↧
E finalmente, este divertidíssimo livro da Dom Quixote, altamente colorido, cheio de cor, imagens, letras coloridas por todo o lado, uma história de amizade e mistério, com dicas e receitas e tudo, bem... este livro é a loucura para os mais pequenos, e se os mais pequenos gostarem de animais, especialmente de cães, vão ler e reler este livro, até à exaustão! Opinião aqui.


O que acham das minhas leituras? Leram algum? Quais foram as vossas leituras preferidas? :)


Comentários

  1. O do David Machado também está no meu top de 2018! :)

    ResponderEliminar
  2. Não li nenhum desses livros.
    O livro que mais gostei de ler no ano passado foi "O Quinto Dia", de Frank Schätzing. É um grande calhamaço, mas li-o em tempo recorde. Fala de temas muitíssimo atuais como a poluição e o mal que andamos a fazer ao nosso planeta e ao ecossistema. Também gostei bastante do "Comer/Beber" do Filipe Melo com ilustrações de Juan Cavia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, não conhecia nenhum desses dois, vão já para a minha lista de futuras leituras! :D

      Eliminar
  3. Da tua lista só li "O Que Fica Somos Nós" e "O Prédio". Este ano também quero ver se leio mais do que li em 2018.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica então as outras dicas todas, para futuras leituras! ;)

      Eliminar
  4. Olá! Não li nenhum dos que estão aqui apresentados mas gostaria de ler, tal como ''O que fica somos nós de Jill Santopolo'', ''Louca de Chlóe Esposito'' e ''O dia em que te perdi de Lesley Pearse''. Votos de um excelente 2019 com tudo o que mais desejares. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelentes escolhas essas, leituras brutais!! :D
      Boa ano, boas leituras! ;)

      Eliminar
  5. Gostava muito de ler "O Que Fica Somos Nós" e tenho o "Quando Lisboa Tremeu" à espera para ser lido na minha estante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, mas não pode esperar mais, que é um livro arrebatador! ;)

      Eliminar
  6. De todos os livros apenas li "O Prédio" de Miguel Morais e "O Fantasma de Canterville" de Oscar Wilde. Vou ter em conta as outras sugestões. Votos de um 2019 pleno de excelentes leituras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas duas foram excelentes leituras, não foram?! :D

      Feliz 2019, com tudo de bom, repleto de encantadoras leituras! <3

      Eliminar
  7. Dos livros que mencionou li "A Elizabeth desapareceu" foi interessante no geral mas ouve momentos que me custou avançar na leitura. O "As Casas Também Morrem" desperta-me muito interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O «A Elizabeth desapareceu» é um livro complexo, até algo confuso, precisamente por retratar tão bem na narrativa a confusão que uma pessoa que problemas de memória e senil vive o dia-a-dia, torna-se pro isso um pouco confusa a leitura, e até arrepiante só de imaginar vivermos daquela maneira, mas que é uma brutal leitura, especialmente depois de nos habituarmos, lá isso é, muito curiosa e interessante :)

      Ando cada vez mais a apostar em autores nacionais, e o «As casas também morrem» foi uma bela surpresa, apesar de, tal como o livro da Elizabeth, mas por motivos diferentes, haver partes em que desconcentrei um bocado, mas depois de entrar no ritmo é fantástico! :D

      Eliminar
  8. Tantos livros bons. Este ano li pouquíssimo, muitos acontecimentos novos e trabalho, então acabei por não ter muito tempo para me dedicar as leituras. Desses todos li "Pecados Santos", não é o meu género preferido, mas gostei. Gostava muito de ler: "Também tive um Pega Monstro"; "Louca"; "A Viuva" e "O Dia em que te Perdi" de Lesley Pearse :D Bom Ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelentes escolhas essas, se bem que para mim qualquer um destes é uma excelente escolha. Este ano de 2018 que passou também não li nem 1/3 do que eu gostaria, foi tanta coisa que parte dela até gostaria de partilhar aqui no blog, as viagens, vistas às bibliotecas, entre outras coisas, que fiz durante as horas de pausa ou férias dos empregos, que ainda nem tive tempo de organizar tudo, é esmagador, mas foi um ano extremamente proveitoso, espero que este ou seja igual, ou melhor, mas se for igual já é bem bom :)

      Eliminar
    2. Se conseguir partilhar estarei aqui para ler. Adoro viagens e conhecer novos lugares. Espero então que este novo ano seja ainda melhor :D

      Eliminar
  9. "o velho que lia romances de amor" é lindo e intemporal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! :D
      Já ando a ler outros romances do autor, fiquei fã :P

      Eliminar
  10. Bom ano!!
    Da tua lista só li O Velho que Lia Romances de Amor - é absolutamente maravilhoso, li há muitos anos e ficou-me para sempre no coração, nunca o esqueci!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ano!! :D

      De facto, do que eu já li deste autor até agora, tornou-se inesquecível, uma escrita fascinante, profunda e intensa, adoro :)

      Eliminar
  11. Desta lista só li 4: Louca, Quando Lisboa tremeu, Eu estive aqui e A Elizabeth desapareceu, mas só o Louca foi também em 2018.

    ResponderEliminar
  12. Adorei os livros infantis indicados.
    Estas listas são a minha desgraça...aumentam imenso a minha wish list e como as bibliotecas que frequentam não adquirem assim tantas novidades lá terei que adquirir um ou dois...
    Gizela Mota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adquirir um ou dois de vez em quando, nem que tenhamos de juntar uns tempos é bom, só assim as editoras sobrevivem e os autores prosperam, raramente tenho possibilidades de comprar o livro sem ser em promoção, mas as promoções ao menos aproveito tanto quanto posso :)

      No entanto, para quem nem tem para comer, como eu já tive uma altura em que mal tinha para comer, quanto mais para livros, as benditas bibliotecas foram o meu conforto e dai e mais umas voltas nasceu este blog :)

      E por isso agora, todos os livros que entram cá em casa, depois já têm nova "casa" para ir, neste caso, hão-de ir para alguma biblioteca onde poderão encher o coração de quem neles pegar... :)

      A minha própria wishlist é infinita, mas apesar de por um lado meter pena saber que nunca irei ler todos os livros que gostaria, muito menos à velocidade que eles saem agora, por outro lado é um alívio saber que tenho uma lista infinita para ler, ou seja, nunca terei de estar pendente a nível de leitura! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑