Opinião: Porque tem a Arte Tanta Gente Nua? | Susie Hodge

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com as artes na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
SINOPSE: A ARTE é tão CARA PORQUÊ?  PORQUE tem a ARTE tanta GENTE NUA? Tanta FRUTA para QUÊ?  E porque nos SURPREENDE e PERTURBA a ARTE?
 Com perguntas e respostas directas e divertidas sobre as artes visuais, desde a Arte Rupestre ao Cubismo, e do Renascimento à Arte Contemporânea, este livro ajuda os jovens leitores a perceberem melhor a arte e a interessarem-se por ela.

Há certos livros que nos encantam e fascinam por diversos motivos, e este livro encantou-me e fascinou-me por todos os motivos que existem!

Estou arrebatada, estou encantada, estou apaixonada!! Que livro LINDO e ESPECIAL!

Não só é lindo, com todos aqueles quadros, pinturas, esculturas, ARTE, como está muito bem constituído, as letras são giríssimas, está muito chamativo, é de capa grossa, tipo cartão, original e mais importante de tudo, é um livro que ENSINA!
Aprendi IMENSO a ler este livro, mais do que alguma vez aprendi na escola, nas poucas aulas sobre arte que tive (sendo que as únicas que me lembro de ter foram em filosofia no 10ºano), chegámos mesmo a ir a um museu em Sintra para avaliarmos arte, e conseguiram fazer com que me sentisse totalmente deslocada e inadaptada para compreender a arte.... Pensei mesmo que seria algo que eu nunca iria compreender... 
As pinturas realistas são as que eu mais aprecio, especialmente as teológicas, mitológicas e medievais, e a única arte "abstracta" que eu de facto gosto e fui capaz de interpretar na altura foram uns quadros de Salvador Dali, num trabalho de filosofia que tive de fazer (derivado a um habitual castigo que levei por alguma coisa que eu devo ter dito e feito)... Era habitual a prof de filosofia dar-me como castigo trabalhos com os quais eu andava mais desagradada e revoltada, para eu fazer sozinha e ter pouco tempo para os fazer, mas por acaso foram precisamente esses os mais originais e de nota máxima que eu tive de sempre! (Por ser tão teimosa, que me superava a mim própria), ainda hoje o faço... Especialmente quando me dizem que não sou capaz... Não sou capaz? O quê???! Ai é?.. Vais ver...
Um desses trabalhos, um PowerPoint que eu fiz chegou mesmo a ser exibido para toda a escola, ao auditório, ...

Ah pois é, tomem e embrulhem!
Mas porque não havia livros destes quando andava eu na escola? Estes livros e outros que eu ando a descobrir, que ensinam e entretêm, que inspiram e motivam teriam sido de tremenda ajuda, e tenho a certeza absoluta que me teriam ajudado a manter interesse em completar os estudos, em vez de ter acontecido o que aconteceu, eu me ter saturado e ter desistido... Entretanto já acabei os estudos que deixei a meio, o secundário, e estou a considerar se hei-de seguir o caminho da faculdade ou de algum curso tipo TeSP ou assim, logo se vê, mas este tipo de livros, alguns que já partilhei convosco e outros que irei partilhar em breve, teriam sido de grande ajuda, sem dúvida... Nem que fosse para me ajudarem a descobrir o que eu queria, o que eu gostava realmente, qual é o meu "chamamento", ...

Um livro maravilhoso, que aumentou o meu espólio interno de cultura geral, recomendo sem reservas, para os pequenos e para os maiores!

Maravilhoso!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Muito apelativo sem dúvida, até porque há sempre reservas sobre a arte e a aprendizagem torna-se por vezes "chata".
    Um livro que deveria ser integrado nas escolas, de certeza que a arte seria vista de uma forma aliciante pois a criatividade não tem limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma! Este livro é tão culto, apelativo e divertido, adoro-o mesmo!

      Eliminar
  2. A arte é um importante veículo de cultura e, embora subjectiva, deve ser incutido o gosto pela mesma. Apetece-me dizer que é preciso arte para, por vezes, nos interessarmos pelas coisas, sendo que, muitas vezes, o que é feito tem o resultado contrário. Este livro, parece ser uma boa ferramenta para a descoberta/ensino da arte.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑