Apresentação do Projecto: Um Blog entre Bibliotecas (vamos doar livros à nossa biblioteca?) - Portugal


Breve apresentação
"Olá.

Venho por este meio apresentar este projecto que acredito ser fantástico para todos os amantes de livros do nosso Portugal.
Esta ideia nasceu na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira em Leiria, quando comecei a reparar que alguns dos livros  que eu requisitava eram doados, fiquei comovida. No entanto, comecei a reparar que, comparado com muitas bibliotecas ao longo do país (e até no estrangeiro) que já visitei, a variedade de livros não é muita e muitos dos livros são pouco recentes e desactualizados e sei que assim as pessoas perdem o interesse em ir lá ir e o desinteresse que se anda a notar cada vez mais, principalmente na nova geração no que diz respeito aos livros é deprimente.
Isto não acontece só na minha biblioteca, acontece em muitas bibliotecas do nosso país, por isso espero com este projecto relembrar às pessoas a importância e o valor das nossas bibliotecas e voltar a ressuscitar o interesse pela literatura, ensinado às pessoas a importância de doar livros à biblioteca da sua cidade. :)

Espero sinceramente que apreciem esta iniciativa!
Melhores cumprimentos,

Liliana Carvalho"

A história completa

Este projecto nasceu com o nome: "Vamos doar livros à nossa biblioteca?" mas para facilitar resumi o nome para: "Um Blog entre bibliotecas".

Criei este blog porque para mim, que sempre vivi rodeada de livros, considero-os como algo sem os quais não posso viver... Tantas horas foram aquelas que passei em bibliotecas do nosso Portugal e até em estrangeiras, umas vezes pelo estudo, outras pelo simples prazer de estar rodeada de livros, passar a mão pelas lombadas, ler os títulos, ver as cores, sentir aquele cheiro característico no ar, dos livros, o silêncio....

Os livros sempre foram a minha maior companhia, se tiver um livro ao pé de mim é quase impossível me sentir sozinha, e tenho a certeza que não sou a única a sentir-me assim.... Certo?

Antes mesmo de vir viver para Leiria (sou original de Lisboa), antes até mesmo de arranjar casa e decidir se seria aqui que ia viver, um dos primeiros sítios que fui visitar foi a biblioteca municipal da cidade e senti-me emocionada por ver em tantos livros o carimbo "Oferta de...". Nunca antes tinha reparado nesses carimbos, se é que já os tinha visto antes, e fiquei surpreendida por nunca ter pensado que qualquer pessoa pode doar livros à sua biblioteca. A ideia para este meu projecto, "Um Blog entre Bibliotecas" nasceu num dia (numa altura particularmente má na minha vida), num dia particularmente deprimente, incoscientemente me ter refugiado na biblioteca. Ao passar apaticamente os dedos pelas lombadas dos livros, um deles, por algum motivo me chamou a atenção, e eu peguei nele. E foi ai que tudo isto começou...
Esse livro (Baunilha e ChocolateSveva Casati Modignani), que tinha esses tais carimbos de que foi uma doação particular, era exactamente o que eu estava a precisar de ler naquela altura, sem tirar nem por, para me dar forças e aguentar-me na vida. E não é a primeira vez que isso me acontece, um livro se tornar essencial na minha vida para continuar a arranjar forças para lutar e viver, e desta vez foi particularmente intenso. 

Então, pensei: "se esta senhora não tivesse doado este livro para eu o poder requisitar neste preciso dia, eu nunca teria tido a força para aguentar o que aguentei, ter ultrapassado o que ultrapassei, e ter encontrado coragem novamente para viver... Vamos doar livros à nossa biblioteca?!"
Agora com o desemprego, a crise, a depressão que anda à nossa volta e faz (infelizmente) parte da vida de tanta gente, mais uma vez dou por mim a refugiar-me no sossego da biblioteca, e pensei: "Tenho tantos livros lá em casa, muitos já li outros nem tenho interesse em ler, a mim não me vão fazer diferença, mas podem vir a fazer a diferença na vida de alguém, tal como aquele livro fez na minha!"
A minha doação de Julho de 2017 à Biblioteca Afonso Lopes Vieira - Leiria
Livros doados esses que requisitei ao longo da vida, uns que não conhecia, uns passaram a ser os meus autores e histórias preferidos, outros que eu estava ansiosa por ler mas não tinha dinheiro para os comprar, e fui dar com eles ali... Muitos e muitos livros que fizeram a diferença na minha vida, vieram de bibliotecas...

Cada vez mais sinto a importância das doações de livros às bibliotecas, pois se essas pessoas não se tivessem doado esses livros eu não teria podido ter acesso a eles, àquelas histórias, àquelas informações...

Por isso agora venho em forma de blog partilhar esta minha ideia, dar a conhecer as várias bibliotecas do nosso Portugal, as suas actividades e ofertas para o público e inspirar as pessoas a doarem livros à sua biblioteca, fazendo assim parte dela para sempre, parte da comunidade e quem sabe, fazer a diferença na vida de alguém que vá pegar nesse livro.

Sejam todos bem-vindos a este projecto que vai encantar todos os amantes de livros de Portugal!
O meu contacto para dúvidas, ideias, sugestões, parcerias, doações, ...
umblogentrebibliotecas@gmail.com

Comentários

  1. Gostei de vir ler o início de tudo. Ainda me lembro quando recebi uma mensagem privada no blog e divulguei este projecto (com todo o gosto)! [Cindy]

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa!
    <3
    Por acaso não uso muito a biblioteca porque ou já li os livros ou não são livros dos géneros que gosto, mas com a ajuda de todos as nossas bibliotecas podiam ficar muito melhores!

    http:/like-a-fangirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é mesmo essa! Raras são as bibliotecas que eu visitei que tivessem livros minimamente do meu interesse, mas se cada pessoa doasse nem que fosse um livro (dos bons, um que goste) as bibliotecas ficariam mais ricas e convidativas para todos.
      É essa a diferença que eu estou a tentar criar no nosso país, doando livros bons às bibliotecas para as tornar apelativas (e também dvds e cds) :)

      Eliminar
  3. Vim parar a este blog por acaso e gostei.
    sou professora com doutoramento em Educação Intercultural. Escrevi dois livros para crianças (e adultos) com o título UM MENINO COMO EU e A ESCOLA E OS CRAVOS. Os livros passam-se na escola. O MENINO COMO EU fala de meninos maltratados e de Os Direitos da Criança; a Escola e os Cravos tenta contar na escola de hoje como era a escola antes do 25 de Abril. Gostava de saber se estará interessada em tê-los na biblioteca. Parabéns pela iniciativa. Luisa Lobão Moniz, a editora chama-se Teodolito. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pela visita e palavras.
      Achei os seus livros muito interessantes, e teria todo o gosto em lê-los e dar a minha apreciação aqui no blog dos mesmos, antes de os doar à biblioteca que frequento, para assim ajudar na sua divulgação, se achar bem :D

      Eliminar
  4. Olá Liliana, obrigada por ter dado atenção ao assunto que lhe apresentei.
    Como posso fazer chegar a si os respectivos livros.
    Estou muito contente por poder contribuir com estes dois livros, não só despertar a curiosidade dos leitores como promover os Direitos Humanos.
    Um abraço com afecto
    Luísa Lobão Moniz (ou Bia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bia, o gosto é todo meu :D
      Pode enviar para a minha morada, que eu mal faça a divulgação, leitura e apreciação no meu blog, doarei os livros à biblioteca da minha zona de residência, que ficaram muito contentes com a doação, sem dúvida, pois de outra forma talvez nunca tivessem oportunidade de os ter no seu acervo.
      Se me puder enviar uma mensagem através do facebook do blog (Facebook Um Blog entre Bibliotecas) será mais fácil combinar através do sistema de mensagens de lá :)

      Muito obrigada pela atenção e disponibilidade,
      Liliana Carvalho

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑