Livros para os mais novos - e para a criança que há em nós!


Para comemorar este dia Mundial da Criança fiz aqui uma lista dos livros para os mais novos - e para a criança que há em nós! - que eu mais gostei de ler nos últimos tempos! Pois eu adoro cada vez mais ler livros direccionados para o público mais jovem, pois há livros cada vez mais lindos e profundos com verdadeiras lições de vida, que são uma pena que passem despercebidos aos adultos, pois muitos precisam de reavaliar os seus valores e relembrar lições simples - mas de suma importância - da vida, e do que é ser humano...

Este é o único livro sobre Reiki direccionado para os mais pequenos, escrito por autoras portuguesas que conheço, a história é linda e as ilustrações giríssimas. Opinião aqui.
Para as crianças que tanto gostem de poesia, como aquelas que não apreciam ou ainda não se estrearam nessa área, pois é impossível ler este livro sem chorar a rir, é uma poesia mirabolante, repleta de rimas patetas que deixa os mais pequenos - e adultos! - histéricos de riso! Opinião aqui.
ADORO estes novos livros com "janelas" em que temos de levantar as abas para ler/ver o que está por baixo, especialmente estes de cultura geral! Este então é sobre o nosso maravilhoso Portugal e está fantástico! Opinião aqui.
Este livro, de uma autora nacional, aborda um tema muito sensível: a depressão nas crianças... Opinião aqui.


Este livro é um dos livros mais importantes da minha vida, se não mesmo o mais importante no aspecto em que mudou completamente a minha vida... Abriu-me os olhos para conseguir ver o mundo de uma forma que eu não via, tal formatada já eu estava pela sociedade, e a partir dai comecei a ver muitas coisas à minha volta de forma diferente, comecei a ver como realmente são.. Opinião aqui.

Um livro muito querido, que mostra que os animais de "gado" também são nossos amigos... Opinião aqui.
Um clássico lindíssimo que eu nunca tinha lido, e maravilhou-me! Opinião aqui.
Eu ADORO esta colecção «Os Livros Estão Loucos», especialmente para aquelas crianças que "não gostam de ler", estes livros são os ideais, pois são divertidos, imprevisíveis, cheios de cor e belas ilustrações e são interactivos! Opinião aqui.
O autor não é nacional, mas o eléctrico é, uma história encantadora sobre o este nosso ícone nacional! Opinião aqui.
Um livro lindo, original e absolutamente tradicional! Opinião aqui.
Este é um dos meus livros preferidos de sempre, absolutamente lindo! Opinião aqui.

Este livro é tão profundo e bonito, que é uma pena que esteja direccionado apenas para o público mais jovem, pois é perfeito para todos os públicos, uma bela homenagem à verdadeira amizade entre o ser humano e outras espécies animais... Opinião aqui.

Para as crianças que gostam de um bom livro de detectives estilo Sherlock Holmes, este livro é do melhor que há! Opinião aqui.
Este livro é lindo, lindo, lindo!! Opinião aqui.

Este foi o livro que me ensinou a apreciar a arte! Opinião aqui.

Este livro é muito interactivo, sem qualquer sistema electrónico, é um livro que dá para brincar e aprender a importância de cuidarmos bem do nosso planeta Terra... Opinião aqui.
Este é um livro maravilhoso, repleto de actividades para fazer em casa, na biblioteca, na escola, ... em todo o lado, é um verdadeiro manual para todos aqueles que querem ser verdadeiros Eco-Heróis, amigos do ambiente! Opinião aqui.
Este livro é lindo, tem uma história verdadeiramente profunda e emotiva, tanto para os mais novos como para os adultos, é inesquecível... Opinião aqui.
Esta foi a minha estreia com Mia Couto e fiquei fã. O livro é lindo e a história muito interessante, pois mostra a importância da água nas nossas vidas e no mundo... Opinião aqui.
Pessoalmente, esta não é a minha colecção de livros juvenis preferida, mas há uma legião enorme de fãs do David Walliams e há que incentivar a leitura junto dos mais novos, é uma leitura parola e estrambólica, mas com uma lição de moral no fim e lê-se muito bem, com letras esquizofrénicas e ilustrações tolas. Opinião aqui.
Esta é uma nova aposta da Porto Editora, achei muito gira e original e gostei muito do facto de ser em torno da relação neta-avó. Opinião aqui.
 
Um dos melhores livros do género que já li, explica de uma forma muito completa e divertida várias questões ambientais e como podemos fazer a nossa parte para salvar o planeta, excelente tanto para os mais pequenos como para os adultos, com desafios estimulantes para participar. Opinião aqui.
Um livro muito importante, para todos aqueles que vivem a diabetes, especialmente para os mais pequenos... Opinião aqui.
Uma das personagens preferidas do público mais jovem português, uma presença constante na feira do livro de Lisboa, quem já conhece esta bruxinha amorosa? Opinião aqui.
Um dos livros mais divertidos e interactivos dentro do género, estimula os mais pequenos para fazerem a diferença por um mundo melhor, com muita cor, desenho, dicas e informações fáceis de assimilar, como se de um jogo se tratasse, excelente! Opinião aqui.
Um dos meus autores nacionais preferidos, Miguel Morais, tanto escreve para adultos como para crianças, nesta colecção dentro do género «Diário de um Banana» conseguiu criar um conjunto de diários mirabolantes, altamente divertidos, parolos e muito típicos tugas, mas pelo caminho consegue inserir uns quantos factos de cultura geral, ditos e provérbios nacionais, que arrancam gargalhadas a qualquer um! Opinião aqui.
Dentro do género juvenil, o Banana é a minha perdição! ADORO e já os li a TODOS! Opinião aqui.
O "Monstro Invisível" é um dos maiores males que assolam o nosso planeta - o cancro - e neste livro é contado, visto e vivido pela perspectiva de uma criança que teve de lidar com ele... Opinião aqui.
Neste Dia da Criança é importante relembrar os seus direitos - e deveres - pois no nosso planeta os direitos das crianças não são respeitados em todo o lado, e convém todos saberem que eles existem! Opinião aqui.
 
Esta colecção é hilariante, conheço mais adultos como eu que adoram, as crianças deliram! Opinião aqui.
Mais do que nunca é importante consciencializar as crianças - e adultos! - sobre a importância de respeitarmos os animais, e de que há certas "tradições" desumanas que já não se justificam, temos de evoluir para melhor. Opinião aqui.


Dos contos mais lindos que já li na vida, especialmente a "História de um caracol que descobriu a importância da lentidão". Opinião aqui.
Um livro muito importante e pertinente sobre os diversos tipos de família que existem, crianças com dois pais, duas mães, criados pelos avós, pais adoptivos...  pois família não é só a de sangue, é quem nos cria, e quem está lá por nós... Opinião aqui.

 Este livro é lindo, muito fofo, apelativo e divertido, e é de uma autora nacional! Uma delícia para as crianças que estão a aprender agora a ler e gostam de cãezinhos. Opinião aqui.
Já leram algum destes livros? Algum dos vossos pequeninos já leu? O que acharam? ◝(^ꇴ^)◜

Comentários