Opinião: O Ano mais estúpido do meu irmão mais novo 1 | Miguel Morais

SINOPSE: Olá, eu sou o Miguel, e este é o diário do palerma do meu irmão mais novo! Nele vais poder ler os seus enormes disparates, em casa e na escola, esgotando a paciência à família e à professora. Tirando a adoração que tem pelo futebol, seja na PlayStation ou com caneladas a sério, tudo lhe faz confusão e o empurra para um conjunto de trapalhadas, não havendo limites para tamanha estupidez. Até mesmo a Francisca, a miúda por quem ele se apaixonou, quer distância da sua cabeça oca! Mas nem isso ele consegue perceber…
Olá, eu sou o Gonzo! Posso não ter a inteligência do meu irmão mais velho, mas isso não me impede de curtir a vida. Neste livro, não percas a chegada a casa do meu animal de estimação nem os meus jogos de futebol do campeonato da escola. Descobre também como resolvi melhorar a minha imagem com uma tesoura de cortar peixe e como criei a minha fantástica alcunha. Entra nas minhas aventuras de geocaching, vê como me diverti no Carnaval e na Páscoa e como me comportei na apresentação à família da feiosa namorada do meu irmão. Ah, claro, e prepara-te para conheceres o plano brilhante que elaborei para conquistar a Francisca!

Sou mega fã dos livros do Miguel Morais, e sendo já meu hábito ler livros para os mais jovens, de forma a que - espero eu - consiga assim, com as minhas opiniões, ajudar os pais a encontrar bons livros para os filhos, e sabendo eu que ele também escrevia para os mais pequenos, lá fui eu comprar o livro!

Para fanáticos de «O Diário de um Banana» como eu, isto é uma leitura delirante, o Gonzo é muito parecido com o Greg, egocêntrico, tolo, sarcástico, mas no fundo tem bom coração, sendo que a preguiça é uma grande fonte de originalidade, e nisso estas personagens são os reis! (๑˃́ꇴ˂̀)

E os diários do Gonzo têm ainda mais um trunfo a seu favor: é uma parolada muito típica portuguesa, o que incrementa sobremaneira a piada neste tipo de leituras!

Outra coisa que eu adoro que o autor faz - além do seu tipo de humor ser um delicioso tipo de humor muito inteligente e sarcástico - é ir inserindo algumas piadas muito típicas portuguesas, hábitos culturais e ditos, como por exemplo: "estar com a mosca", entre outros, e vai inserindo aqui e ali algumas frases ou mesmo enredo mais didáctico, o que torna esta leitura além de divertida culturalmente proveitosa!ヾ(๑❛ ▿ ◠๑ )

Esta é a leitura ideal para qualquer jovem que goste de leituras leves e divertidas, mas com conteúdo, é uma leitura nacional, e agora mais do que nunca temos de apoiar os "nossos", e é também a leitura ideal para qualquer adulto 'tuga que queira momentos de nostalgia para se lembrarem do que era ser uma criança 'tuga reguila!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻