Entre... as ruas de Londres | Inglaterra | Metro de Londres


Ora bem, acabadinha de chegar a Londres, depois de pousar o excesso de coisas no hostel, mais refrescada e leve, meti-me a caminho do metro, não só porque queria viver a experiência, como seria impossível aproveitar um dia e meio em Londres só com a velocidade dos pés. 


Comecei também a avaliar os autocarros, a tentar perceber os sentidos a tomar, os horários....
Aproveitei a literatura gratuita.
Mas antes, tinha MESMO de ver se conseguia descobrir a plataforma 9¾ , né? Aqui chegada, fiquei algo desiludida, pois a estação não parecia a estação dos filmes do Harry Potter...


Então lá comecei a orientar-me....
E vim dar com isto... fiquei mesmo desiludida.... mas pronto... não iam meter a atração mesmo no meio da estação - que para entrar se tem de pagar bilhete - e assim também iria estorvar quem vai apanhar o comboio. Mas quebra ali um bocado a magia. (×̯×)
Outra coisa que quebra a magia é cobrarem para tirar uma foto, e uma fila infinita de quem o faz....
Só espreitei pela porta da loja, mal comecei a deparar-me com os preços, a loja fez a verdadeira magia de me conseguir afastar para longe... (⊙.⊙)
Da estação de comboio segui logo para o metro, já ia a contar comprar o Oyster Card, opção bilhete diário, para me poder movimentar à vontade entre o metro e os autocarros.
Encontrei facilmente as máquinas de venda automática de bilhetes....

Usei o meu cartão pré-pago Cash4Travel da Western Union para pagar, pois nas viagens nunca uso o meu cartão multibanco, não só por causa das taxas, conversão de moeda, mas também por causa do risco de ser clonado ou roubado. Prefiro estes pré-pagos que já fazem também o câmbio imediato e oferecem serviços grátis, como: o levantamento de dinheiro, a conversão da moeda, etc. 
Agora também já tenho um da Wise e outro da Revolut. São mais baratos do que o da Western Union e oferecem ou o mesmo ou até mais.


Comecei a ver pessoal a pedir ajuda aos funcionários do metro que andam por lá para ajudar, senti-me mais segura pela presença deles caso eu não me orientasse sozinha, mas felizmente consegui fazer tudo.
Tcharam!!
Agora faltava o mais difícil... compreender tanta linha.... e compreender depressa, pois já me estava a dar a fome...
E como me estava a dar a fome, sai novamente do metro e tentei ver se naquelas redondezas havia algum sítio onde pudesse comer, acessível para a carteira...

Não encontrando nenhum local acessível para almoçar - só na volta é que reparei num Burguer King ali ao pé - , lá me meti à aventura no metro, a ver se conseguia ir parar a um sítio com comida boa e barata.
Acreditem, os ingleses levam muito a sério esta questão de: se estão parados nas escadas rolantes, usem o lado direito e deixem o lado esquerdo livre, para quem vai com mais pressa poder passar à vontade, não é estar a ocupar o degrau todo. Também há sinais deste tipo aqui em Portugal, nas nossas estações para fazermos o mesmo, mas ninguém faz! (◡̀_◡́҂)

Aqui vi um homem a implicar com um turista por ele ir a ocupar o lado esquerdo e não respeitar as regras e só faltou o resto do pessoal aplaudir, o turista nem sabia onde se enfiar.
Muito sinceramente, limitei-me a seguir os sinais cujos nomes me fossem familiares...
Ao início achei o metro muito frustrante, muitas linhas, muitos sentidos, as estações de metro são enormes, com várias linhas que se cruzam, mas depois lá começa a fazer sentido....

Alinhadinhos....
Andei a entrar e a sair de linhas, com o objetivo de chegar até ao centro de Londres, junto à roda gigante, cuja paisagem é capa de alguns livros que já li... e a fome a apertar... aprendi bem que, quando se dá passeios grandes assim, e se está todo dia fora, especialmente por sítios desconhecidos, convém ter sempre um snack, umas bolahcas, uma peça de fruta, ou umas barritas de cereais na mochila.

Era aqui mesmo que eu queria chegar, finalmente!
Mal vi o sinal "Way Out" quase comecei a correr, o que eu mais queria era mesmo "Way Out" dali para fora! (╥﹏╥)
Pelo menos a confusão do metro serviu para encontrar o Inspector Gadget. ᕙ(^▿^-ᕙ)
Finalmente!
Cheia de fome, mas cheguei!
O raio do Big Ben estava em obras só para me chatear, mas pronto...
A fome já não dava tréguas, mas ali mesmo e sendo a zona que é, lá encontrei uma lojinha que vendia refeições prontas e consegui uma sandes bem consistente e recheada por £3.49, e estava bem boa.
Comprei na loja PRET. Recomendo a quem tem muita fome e pouco dinheiro! (≧◡≦)
Fish and Chips era algo que eu queria mesmo ter experimentado, mas era sempre o preço do meu orçamento equivalente a duas refeições e meia, por isso não cheguei a provar, mas ainda andei várias vezes à procura de um local onde eu pudesse ter essa experiência em conta, mas tal não aconteceu... Aqui, se bem me lembro, era à volta das £12/14£.
A roda gigante não é só para quem quer, é para quem tem tempo.... e dinheiro.... ⁀⊙﹏☉⁀
Lá arranjei um espacinho, encostada a uma árvore, de frente para a roda para me sentar a comer, tranquila...
Comecei a dar umas migalhas aos passarinhos...
E qual a minha surpresa quando....
Atrás de mim aparece um esquilo! O primeiro que vi em toda a minha vida, pregou-me um susto do caraças, pois eu estava encostada à árvore, sem chatear ninguém, a tentar enganar a fome, e não é que - e é aqui que tenho mesmo pena de estar a tirar fotos em vez de estar a filmar - o gajo manda um soco - sim, soco (!) ao pássaro a que eu estava a dar um pedaço de pão e lhe rouba o pedaço? 

E depois vai comer o pedaço ao meu lado!
E fica atrás de mim a exigir mais, depois de traumatizar os pássaros, especialmente o que levou o soco! (‐^▽^‐)Eu se não visse não acreditava, um esquilo pugilista!
Gosto destes sinais que não só indicam onde estou, para onde posso ir, como o tempo aproximado que demora a lá chegar a pé.
Onde quer que eu vá, tem de haver sempre uma feirinha de livros! (─‿‿─)
E assim começou o meu passeio à beira rio, que me levou umas boas horas, mas é um passeio fantástico para fazer a pé e sentir a energia londrina!


Comentários