Entre... as ruas de Roma | Itália | A despedida....

Eis as últimas horas que passei em Roma... a quantidade de publicações sobre o dia e meio que lá estive que para aqui vai! ☆⌒(≧▽​ ° ) Mas adoro, apesar de estas publicações me levarem imensas horas a escrever, especialmente a confirmar os locais que visitei e a respectiva história, adoro escrever assim nesta espécie de "diário de bordo", e espero que vocês desse lado estejam a gostar também! (๑ᴖᴈᴖ)♥⋆

Santi Vincenzo e Anastasio a Trevi ou Igreja dos Santos Vicente e Anastácio em Trevi é uma igreja barroca de Roma, localizada no rione Trevi. Construída entre 1646 e 1650 com base num projecto do arquitecto Martino Longhi, o Jovem, perto da Fontana di Trevi e do Palácio Quirinal, do qual serviu como igreja paroquial, notável por ser o local onde os precórdios e corações embalsamados de 25 papas, de Sisto V até Leão XIII, estão abrigados. É a igreja nacional dos búlgaros em Roma.

E aqui fartei-me sinceramente de entrar em igrejas, são mais que as mães e eu de religiosa nada tenho, mas adoro ver as obras de arte... para a próxima que cá vier o itinerário será exclusivo a bibliotecas! ☆⌒(≧▽​ ° )

E claro, mais uma vez cá vim parar, e sempre sem me dar conta,... aqui despedi-me, pois eu já estava esgotada e ia sair daqui desta zona e como me ia embora na manhã do dia seguinte, imaginei - e com razão - que seria esta a minha despedida da minha amada Fontana di Trevi... levei o meu tempo a despedir-me com carinho... até um dia! ( ❛ﻬ❛)♥

Comecei o meu caminho de regresso ao alojamento com calma, queria desfrutar de tudo....

Il Messaggero é um diário de circulação nacional da Itália, com sede na cidade de Roma, fundado em 1878. Em termos de tiragem, é o sexto diário italiano e o diário mais vendido na Capital da Itália.

Conseguem descobrir algo engraçado e fofo nesta foto? :P

O Palácio Barberini (Palazzo Barberini) é um esplêndido edifício barroco que abriga a Galeria Nacional de Arte Antiga. Construído sob as ordens do Papa Urbano VIII, o Palácio Barberini foi capaz de superar as residências mais luxuosas que pertenceram à nobreza romana da época.

Aqui, apesar de já estar a anoitecer, estava ainda um calor incrível, e eu já vinha desde lá do fundo a andar há quase uma hora, a porra da rua nunca mais acabava, eu já estava a cair de cansaço - mas não desistia nem por nada! - foi das ruas mais compridas em que andei na vida, ainda por cima sempre a subir! (๑-﹏-๑)

San Carlo alle Quattro Fontane ou Igreja de São Carlos nas Quatro Fontes, chamada também de San Carlino por causa do seu tamanho diminuto, é uma igreja de Roma, a primeira encomenda independente de Francesco Borromini na cidade. É uma obra-prima da arquitectura barroca, construída como parte de um complexo de edifícios monásticos no Monte Quirinal habitado por trinitários espanhóis, uma ordem dedicada à libertação de escravos cristãos. Ele recebeu a encomenda em 1634 do cardeal Francesco Barberini, cujo palácio ficava do outro lado da rua. Porém, o dinheiro acabou e o projecto sofreu muitas dificuldades financeiras. É uma entre pelo menos três igrejas em Roma dedicadas a São Carlos, incluindo San Carlo ai Catinari e San Carlo al Corso.

St. Paul's Within the Walls (San Paolo dentro le Mura), também conhecida como Igreja Americana em Roma, é uma igreja da Convocação de Igrejas Episcopais na Europa na Via Nazionale em Castro Pretorio, Roma. Foi a primeira igreja protestante a ser construída em Roma.

Santa Maria degli Angeli e dei Martiri ou Basílica de Santa Maria dos Anjos e dos Mártires é uma igreja titular e basílica menor em Roma, construída dentro do frigidário das Termas de Diocleciano na Piazza della Repubblica.

Aqui chegada fui confirmar onde é que tinha de apanhar o transfer de volta para o aeroporto no dia seguinte, nestas minhas viagens verifico sempre no dia anterior à minha partida, para depois no dia ir com calma e sem stresses, já basta a viagem de avião em si e tudo o que engloba ser stressante,... confirmei que era no mesmo local onde eu tinha chegado, mesmo assim verifiquei a morada no bilhete, e perguntei a um motorista, mostrando-lhe o bilhete, se era mesmo ali e após ter a confirmação lá me arrastei até ao alojamento...

Pronto, finalmente cheguei ao alojamento, apesar de ainda estar claro lá fora já eram umas 22:00 horas e eu tive mesmo que ir dormir, tinha só umas quatro horas de sono em cima, estava a morrer de cansaço, já se passaram quase dois anos desde este dia e ainda me lembro da sensação de esgotamento brutal que estava aqui a sentir! - juntando o facto de que eu antes de vir nesta viagem tive um mês a trabalhar 14 horas por dia em dois part-times para ter dinheiro para a viajem e planeei tudo isto nos intervalos dessas horas de trabalho, não tive dia de descanso nenhum antes, só meia folga de um lado ou de outro durante um mês, e só na tarde do dia anterior à viagem, depois de ir de Leiria - onde eu vivia - até Lisboa à casa da minha avó - onde ia pernoitar - é que dormi toda a tarde para ganhar forças para a viagem...., ao tempo que não me sentia tão cansada, nem tive paciência nem apetite para ir até um restaurante ou a um supermercado que tinha visto ali ao pé, ainda tinha as sobras da pizza do dia anterior, que aqueci no micro-ondas e fruta que me tinha sobrado e foi o meu jantar e soube-me bem!

Depois, fui arrumar a maior parte das minhas coisas na mochila, já a preparar tudo para ir embora de manhã bem cedo, tomei um valente banho e verifiquei novamente se estava tudo arrumado e nada esquecido no cacifo...

...meti os meus dispositivos eléctricos todos a carregar, simplesmente adoro este adaptador da Skross, tem-me valido sempre imenso, nunca me deixou mal. Banho tomado, caminha... e dormi ferrada! Na noite anterior tinha dormido pouco e mal, sempre a acordar por estar num local estranho, sem saber onde estava cada vez que acordava, o movimento e a presença de outras pessoas, calor, muito calor, mas desta vez dormi que nem uma pedra!

Sempre com medo de perder o transfer, nesta viagem meti sempre o telemóvel a despertar quatro vezes, por exemplo: um alarme para as 06:00, outro para as 06:05, outro para as 06:10, outro para as 06:15, assim era improvável que me falhassem os quatro, mesmo que eu clicasse, meia adormecida, de sem querer no "desligar" em vez do "repetir".

Ora bem, manhã seguinte bem cedo e lá me meti eu a caminho, bem confiante para onde tinha de ir e com tempo de sobra.

Muito movimento em Termini, já a esta hora...

E cheguei...

Já tinha no meu saco onde levava uma merenda na mão, os bilhetes do transfer, de avião, toda a informação e documentos que precisava, tudo à mão.

Aqui, eu estava num misto de emoções enorme... Super nervosa por andar de avião outra vez, mega entusiasmada por ir a Londres pela primeira vez na vida, mas muito triste por estar a deixar Roma, pela qual me apaixonei e já sabia andar sem me perder, tanto a pé como de transportes, já estava cheia de saudades, ainda estando nela...

♬♫♪♪♫♬ O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao ♬♫♪♪♫♬

E cá estava novamente...

Sendo que já tinha o check-in online feito, passei ao lado...

Sempre em direcção a - partidas/embarques - .

Postos para carregar equipamentos electrónicos...

Informações para quem tiver dúvidas...

Eu nesta viagem às quatro cidades tive sempre adicionado aos bilhetes o "fast track" - o serviço que podemos comprar para passar o controlo de segurança e aceder à zona de embarque com mais rapidez e menos filas, tipo serviço prioritário para passar pela segurança - pelo sim pelo não, não fosse haver algum atraso meu ou do transfer, neste caso cheguei tão cedo ao aeroporto, com umas duas horas de antecedência, que não consegui passar... tive de andar a fazer tempo pelo aeroporto....

E lá vaguei e vaguei...

... a ver os preços e a assustar-me...

Neste aeroporto está disponível este posto, onde podemos tirar uma bolsa de plástico com ziper para podermos meter os nossos frascos com líquido, champô, remédios e similares para passar pela segurança...

Fui voltando a tentar ver se dava para passar, se bem me lembro, dá para passar com hora e meia de antecedência à hora do voo, antes não.

Demorei uns dois minutos a passar, se tanto... mesmo assim prefiro sempre, sempre, sempre ir com tempo de sobra para não viver na ansiedade de perder o avião...

Procurei logo antes de mais saber onde era a minha porta de embarque, para depois voltar a fazer tempo, ver as lojas e comer algo, ler e descansar...

Ao passar pela segurança esqueci-me de esvaziar o raio da garrafa, e não consegui beber a água toda que lá estava para poder passar com ela vazia, por isso tive de a deixar lá e comprar outra que foi a garrafa de água mais cara que comprei no raio da vida, mas pronto... e comprei um donut para experimentar, e estava bem bom, mais seco do que estou habituada, mas bom e era maior do que a palma da minha mão!

Aqui fiquei um bocado confusa, se era aqui...

...ou aqui, não pude ver isto antes pois tinha fita a proibir o acesso a este espaço até ser oficialmente hora para começar o embarque, duas filas diferentes para a mesma porta de embarque, mas guiei-me pelo óbvio - "Europeu" apesar de eu não ter passaporte, apenas tinha o cartão de cidadão, mas há sempre pessoal do aeroporto em todo o lado e falando o básico de inglês qualquer pessoa se orienta bem nos aeroportos.

Bem... até à próxima Roma, até já Londres! ☆⌒(≧▽​ ° )

Alguns dos sites onde fui procurar informação histórica: