Sugestões de Leitura: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é celebrado anualmente no dia 27 de janeiro, no aniversário da libertação do Campo de Concentração e Extermínio Nazi de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 27 de janeiro de 1945. Este dia foi proclamado como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto através da Resolução 60/7 [en] adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 1 de novembro de 2005.

Esta data tem dois objetivos: em primeiro lugar, presta-se homenagem à memória das vítimas do Holocausto e, em segundo lugar, relembra-se a necessidade de combater o anti-semitismo, o racismo e quaisquer outras formas de intolerância que possam levar à violência. In Eurocid

A ver se todos os anos faço um post como este neste dia, recomendando sempre livros diferentes relacionados com o tema, nesta estreia vou partilhar convosco algumas das leituras sobre o Holocausto que mais me marcaram de alguma forma:


Cada vez gosto mais de ler relatos biográficos pelas próprias vozes dos sobreviventes... Toda a gente conhece Josef Mengele, o médico da morte, aqui temos o relato verídico de gémeas que se cruzaram com ele, sendo os gémeos uma das suas predilecções para as suas aberrantes experiências... 
Podem ler a opinião completa aqui.


A incrível força e poder dos laços familiares, como esse poder pode salvar, literalmente, as nossas vidas... Podem ler a opinião completa aqui.


Com esta leitura, compreendi melhor o que era fazer parte da resistência sendo judeu num campo de concentração, se fora já era difícil, imaginem nesta situação! Além de nos dar um relato pela voz de quem por isto passou de encontros imediatos com o médico da morte, Josef Mengele. 
Podem ler a opinião completa aqui.
Para quem quer ler sobre este tema, mas não consegue ler os livros mais brutais e pesados, esta é uma excelente aposta. Podem ler a opinião completa aqui.


O que mais aprendi com esta leitura, foi a perspectiva dos campos de refugiados para judeus após serem resgatados, os que perderam toda a família, casa, tudo no mundo, como estes campos os ajudaram a recuperar parte da sua vida... Podem ler a opinião completa aqui.


Por último mas não menos importante, apesar de ser ficção dentro do contexto histórico, é uma homenagem original, conta a história de uma idosa que carrega dentro dela os horrores sofridos no holocausto, e a forma como a roupa que transportamos diz tanto sobre nós e transporta as nossas memórias... Podem ler a opinião completa aqui.
Já leram algum? Algum que vos tenha marcado profundamente?

Comentários