Julho sem Plástico


A campanha Plastic Free July foi criada pela Plastic Free Foundation, tratando-se de uma iniciativa internacional que mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para assumir o desafio e o compromisso de reduzir o consumo de descartáveis (uso único) ao longo de um mês. Tudo começou em 2011, graças a Rebecca Prince-Ruiz, que iniciou o movimento na sua cidade, na Austrália, contagiando a sua comunidade, o governo local e, a partir daí, nos anos seguintes, o país inteiro e o mundo.

O movimento Plastic Free July disponibiliza também uma lista de alternativas a plásticos de uso único e outros recursos e dicas para nos inspirar a ter uma vida menos plastificada, mas aqui no blog eu também partilho boas leituras, documentários e iniciativas minhas, e partilho convosco locais onde faço as minhas compras vegan e livres de plástico! 

«O Plastic Free July é uma forma de alertar para um consumo muitas vezes não consciente, desafiando-nos a reduzir o consumo de plástico durante o mês de Julho. O objetivo é que, passado um mês, consigas transportar alguns hábitos que tiveste para a tua vida diária. Existe um top 4 de sugestões para ajudar aqueles que que querem iniciar-se nestas andanças: sacos de compras, garrafas, palhinhas e copos descartáveis de plástico. Se reduzires o uso destes 4 materiais, já foste bem sucedido na tarefa.»

Conheça as primeiras 10 dicas da Zero para um julho sem plástico:
• Em contexto social utilize máscaras reutilizáveis e não utilize luvas (a OMS desaconselha o seu uso). Poupará muitos recursos naturais que estão a ir para aterro ou a serem incinerados.
• Prefira sabonete sólido ao gel de banho, pois estará a produzir muito menos resíduos.
• Utilize uma garrafa de água reutilizável e, de preferência, encha-a com água da rede pública.
• Prefira roupas produzidas com fibras naturais, para evitar a libertação de microfibras plásticas a cada lavagem.
• Recuse palhinhas e se é algo que precisa ou aprecia, adquira uma palhinha reutilizável em metal/vidro/cartão/bambu, ...
• Utilize sacos reutilizáveis em todas as suas compras (não apenas quando vai ao supermercado). Mesmo que os sacos sejam de papel, este também tem que vir de algum lado e a sua produção tem grandes impactos.
• Utilize discos/toalhitas reutilizáveis para se desmaquilhar. É simples, mais em conta e evita a produção de muitos resíduos não recicláveis.
• Leve o seu almoço em recipientes reutilizáveis. Se recorrer a take away, procure levar os seus próprios recipientes bem como os seus talheres reutilizáveis.
• Não substitua plástico descartável por outro material descartável, seja ele qual for, pois todos têm um enorme impacto negativo para um uso muito curto. Reduza e reutilize.
• Aproveite o verão para experimentar o copo menstrual ou os pensos reutilizáveis.

Quem se junta nesta luta por um mundo melhor? ( ✪ワ✪)ノʸᵉᵃʰᵎ

Fontes de informação e notícias interessantes:

Comentários

  1. Temos todos de começar a ter mais consciência relativamente ao lixo que produzimos e ao que podemos fazer para reduzir o nosso impacto na Natureza. Não sou perfeita nem a pessoa mais ecológica de sempre, mas faço a minha separação de resíduos, tento reduzir a utilização dos produtos descartáveis e preocupo-me muito com o plástico... Custa-me muito ver lixo nas ruas e na Natureza, principalmente o plástico! É incrível como há tanta gente despreocupada e que nem sequer se dá ao trabalho de depositar o seu lixo nos contentores, nem que seja no lixo geral...
    Também fico revoltada com muitas situações com que me deparo no dia-a-dia, mas pouco posso fazer em relação a isso... Pelo menos sei que faço a minha parte para evitar mais lixo e desperdício. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E só isso já faz toda a diferença, e se cada vez mais pessoas começarem a fazer a sua parte, pode ser que consigamos recuperar o que estamos a perder... ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑