Visita à Livraria Tinta nos Nervos | Lisboa | À Entrada

Apesar de o meu foco ser a visita às bibliotecas, agora mais do que nunca, o sector livreiro precisa da nossa ajuda, então agora vou dar uma atenção especial às nossas livrarias, e tem sido um mundo de descobertas! ♡( ૢ⁼̴̤̆ ꇴ ⁼̴̤̆ ૢ)~ෆ♡

Decidi ir a pé, aproveitar o passeio depois de tanto tempo fechada em casa bem que andava a precisar de caminhar, fui da estação do Cais do Sodré até à Exposição do Tim Burton, a qual eu estava para ir antes do confinamento, e já andava eu a lamentar não ter ido mais cedo, quando li na internet que se iria manter por mais tempo e lá fui eu, mal pude, em segurança!

Durante a caminhada andei a admirar calmamente esta zona de Lisboa, que eu nunca tinha visitado, olhei para tudo com especial atenção, temos um país mesmo lindo... (♡>ω<♡)

«A Tinta nos Nervos é um novo espaço na Rua da Esperança, no. 39, na Madragoa, Lisboa, e deseja ser uma casa para a imagem desenhada.

Desdobrando as suas actividades enquanto livraria, galeria, espaço de formações específicas e de mostra de projectos, plataforma de edição de múltiplos e publicações, palco de lançamentos e discussões temáticas, ponto de encontro e espaço online, integrando-se na cada vez maior oferta de livrarias e galerias especializadas na cidade de Lisboa, mas também outras cidades, em Portugal e além dele, a Tinta nos Nervos pretende criar uma dinâmica pelo possível cruzamento de diferentes públicos, géneros e artes, fazendo com que cada área reforce e alimente as outras.»

Chamou-me logo a atenção o destaque ao Tim Burton, visto a exposição estar a decorrer no cimo da Rua.

«Reconstruído cabalmente pelo atelier CAL30 Arquitectos, todo o ambiente foi idealizado para este projecto multidimensional e transdisciplinar. O projecto de design de comunicação, desenvolvido por Playground Atelier, segue um diálogo forte em torno das ideias da equipa, assim como do símbolo, criado pelo artista André Ruivo.

É uma livraria e galeria dedicada às artes do desenho, compreendendo a ilustração em todas as suas facetas, a banda desenhada, variadas artes gráficas, as artes do livro, e o desenho enquanto disciplina artística autónoma.

Além disso, temos igualmente uma pequena cafetaria e esplanada íntima, sem ruído, óptima para um momento de tranquilidade, leitura ou conversa amena.

A ementa é simples, mas primorosa, e o café, Flor da Selva, é imbatível.»

As novas regras, que agora fazem parte da nossa vida...

Aqui nesta livraria não vão encontrar os romances, policiais, livros de ficção que habitualmente encontram noutras livrarias, ou seja, vão encontrar, mas em formato de banda desenhada/ilustrados, pois esta livraria marca pela diferença, arte e originalidade! E é uma livraria que também faz edição de livros e apoia artistas!

«Made in Tinta: A Tinta nos Nervos não é propriamente uma editora, mas reserva-se ao direito de, em casos específicos, elaborar projectos de edição junto a artistas convidados. Por ocasião da primeira exposição, Fio da Navalha, publicámos Tomai e Comei, um livro de Pedro Proença, e de impressões em archival paper de imagens de José Cardoso e Ema Gaspar, em edições de 10, mais prova de artista, numeradas e assinadas pelos artistas, e com o carimbo branco do projecto. Poderemos, no futuro, trabalhar em serigrafias, gravuras, risografias ou outros métodos.»

«A Galeria é uma dimensão fundamental da acção da Tinta nos Nervos.

Tem como objectivo apresentar e valorizar as práticas do desenho, da ilustração e da banda desenhada, e assinalar regularmente a actividade de criadores de diferentes gerações, origens e formações que se movimentam em torno do universo do livro, mantendo uma programação concertada e contaminante com a escolha apresentada em livraria.

O espaço da galeria tem 40m2 e é composto por duas salas de dimensões distintas que permitem acolher em simultâneo exposições ou eventos diferenciados que se podem estender para outras áreas do edifício, como o bar/sala multiusos ou o terraço.

A programação da galeria organiza-se segundo uma estratégia de dupla duração, com exposições longas e trabalho mais aprofundado sobre um autor ou conjunto de autores, um tema ou publicação, e com mostras relâmpago, pontuais, que se estendem no máximo por uma semana, que funcionam como radar de acções e iniciativas criativas determinadas.

Sendo um colectivo curatorial, a Tinta integra pontualmente propostas feitas por outros curadores, artistas ou instituições, sempre fomentando a lógica de parcerias e colaborações que se encontra na sua génese.

Integrada no bairro tradicional da Madragoa, a galeria procura contribuir para as dinâmicas de circulação artística e cultural na cidade e no país, mantendo uma intervenção permanentemente acessível e transfronteiriça via web, através de um sitio com uma plataforma visualização e venda online, que apresentamos aqui.»

«Por ocasião da primeira exposição, Fio da Navalha, publicámos impressões em archival paper (também conhecido como «giclée») de imagens de José Cardoso e Ema Gaspar, em edições de 10, mais prova de artista, numeradas e assinadas pelos artistas, e com o carimbo branco do projecto. Estas imagens são exclusivas e não serão reproduzidas em qualquer outro formato.»

«Por ocasião da exposição de Aidan Koch, El Color de la Selva, a Tinta nos Nervos editou e publicou um livro que lhe está associado, partilhando o título e algumas das imagens que a artista criou na sua viagem ao Amazonas colombiano em Outubro de 2019. O livro é composto por três partes distintas: uma colecção de 12 estudos em grafite, medindo 15 x 13 cm; um caderno de 18 x 25 cm, de capa verde, contendo uma banda desenhada inédita, “Waiting”; e uma série de 6 reproduções de aguarelas destacáveis, com margens perfuradas (25 x 25 cm, depois de destacadas). O livro, com título em espanhol, está em português e inglês.»

Adoro o destaque que a livraria dá a vários artistas portugueses, destaque e oportunidade! ♥️