Exposição Tim Burton - As Marionetas de Animação | Museu da Marioneta | Lisboa


Desde o primeiro dia da estreia da exposição que estava para ir, fui deixando andar, depois meteu-se o confinamento pelo meio, e entretanto li que já tinham reaberto e até ao fim do mês de Maio a entrada é gratuita, tal como partilhei convosco no facebook, então lá me meti a caminho pois não queria perder isto nem por nada, como tremenda fã de Tim Burton que sou! 

As novas datas da exposição são de 26 de Maio de 2020 a 4 de Outubro de 2020.

Já vi e revi imensos filmes dele, tenho os meus preferidos, que irei comentar no blog e só não sei como ainda não o fiz! Sendo que um dos meus preferidos é sem dúvida «Corpse Bride»
╰(  ♡∀♡)╮


Lisboa está linda com os jacarandás em todo o lado, são bonitos e tudo mais, até fui à net pesquisar se valem de alguma coisa como absorsores de CO2 e pelos vistos cumprem bem esse papel,  e o chão coberto das suas flores até dá uns ares românticos à paisagem, mas... acho um exagero plantarem estas árvores em tudo quanto é sítio, há outras que fazem muito mais falta em Lisboa, especialmente no que ao dar sombra diz respeito, a minha avó queixa-se pois já escorregou nestas flores algumas vezes, e que fica com as solas dos sapatos sujas e pegajosas, mas pronto... os senhores engenheiros e paisagistas responsáveis lá saberão o que andam a fazer...




Nunca tinha vindo para estes lados nem passeado por estas ruas, nestas minhas andanças a descobrir livrarias, bibliotecas e museus tenho descoberto locais magníficos no nosso país, neste caso pela minha própria terrinha, Lisboa, locais a que eu nunca tinha ido...


«Há um museu em Lisboa a contar histórias. Museu da Marioneta, um mundo de histórias. Um museu ao serviço de todos os públicos, de todas as idades, que apoia e promove este campo específico da arte e do teatro, a sua história e o seu carácter inovador e contemporâneo. O Museu da Marioneta é o primeiro museu nacional inteiramente dedicado ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas.

As colecções do Museu da Marioneta são constituídas por distintas tipologias de máscaras e marionetas, oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de manipulação: marionetas de luva, marionetas de fios, sombra e máscaras, entre outras. Para além do circuito permanente e de exposições temporárias, o Museu da Marioneta aposta na sua forte relação com as artes performativas, promovendo regularmente espectáculos de marionetas e formas animadas e apoiando festivais na área da marioneta.

O Museu desenvolve uma extensa e consolidada actividade de serviço educativo, funcionando como uma plataforma de comunicação e interpretação entre a colecção e os diversos públicos: visitas guiadas e ateliers para escolas, workshops para adultos, manhãs criativas para famílias. O Museu da Marioneta disponibiliza ainda um centro de documentação especializado, constituído por fotografias, cartazes, documentação diversificada e registos videográficos, aberto ao público, mediante marcação prévia.»


Esta é a nossa nova realidade... Só entravam x pessoas de cada vez, seis salvo erro, estavam já pessoas nas escadas à espera para entrar, como eu fui sozinha e havia lugar lá dentro para mais uma pessoa, entrei logo, depois de desinfectar as mãos e ajeitar bem a máscara ao rosto.



«Nos 20 anos da Monstra – Festival de Animação de Lisboa, a Monstra e o Museu da Marioneta trazem a Lisboa TIM BURTON – AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO, uma exposição dedicada ao trabalho na animação do realizador norte-americano Tim Burton, nunca antes vista em Portugal.

Tim Burton iniciou a sua carreira nos estúdios da Disney como animador e é hoje um dos realizadores mais conhecidos do mundo, tendo realizado mais de duas dezenas de filmes, quer em imagem real, quer em animação stop-motion e 3D.»




«Nesta exposição, será possível descobrir marionetas e desenhos originais dos filmes stop-motion de Tim Burton, bem como armaduras, maquetes, adereços, esboços e pesquisas gráficas dos filmes Marte Ataca! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012).

O público português poderá encontrar elementos invulgares e intrigantes, que fizeram parte dos processos de produção de Tim Burton, conhecido pelos seus universos fantásticos e góticos, que cruzam os imaginários infantil e adulto.»




A exposição é mesmo pequenina, isto que podem ver nesta imagem e pouco mais, mas é confortável, por haver poucas pessoas de cada vez estamos mesmo à vontade, e foi super entusiasmante para mim ver ali personagens que me são tão queridas! 




«Estamos a mostrar trabalhos de um dos mais geniais realizadores de sempre e que iniciou a sua actividade ainda enquanto estudante de animação e que tem no sangue o “bichinho” da animação tal como nós. E depois o trabalho das marionetas é fabuloso. Cada marioneta é uma obra de relojoaria. Vamos poder ver os mecanismos interiores das cabeças e dos corpos e perceber que, por debaixo de cada imagem que vemos no ecrã, há uma estrutura de uma grande complexidade, que permite aos animadores dar as mais complexas expressões e movimentos a cada “actor”, afirma Fernando Galrito, director artístico da Monstra.»
«A colaboração de Tim Burton com os estúdios começou em 1995, com a construção dos marcianos que compõem parte do elenco de Marte Ataca! (1996); seguiu-se a construção das marionetas de A Noiva Cadáver (2005), a partir dos desenhos originais de Tim Burton e Carlos Grangel. Com este filme, a Mackinnon & Saunders recebeu o prémio Ub Iwerks na 33.ª edição dos Annie Awards, distinguindo a componente técnica da construção dos rostos das marionetas. Tim Burton voltou a colaborar com os britânicos na criação do elenco do seu filme Frankenweenie, produzido pela Disney (2012) em 3D stop-motion.»



Maggot... ADORO!!!











Esta foi a minha parte preferida... amei!




Dá para adivinhar que a minha personagem preferida é a Emily, né? 













«As marionetas patentes na exposição TIM BURTON – AS MARIONETAS DE ANIMAÇÃO foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders, que é uma líder mundial no desenvolvimento de marionetas para filmes de stop motion e produz animação de mais alta qualidade nos seus estúdios, perto de Manchester (Reino Unido).

A empresa desenvolveu e fabricou centenas de marionetas para longas-metragens como O Fantástico Senhor Raposo (2009) de Wes Anderson,e os filmes de Tim Burton Marte Ataque! (1996), A Noiva Cadáver (2005) e Frankenweenie (2012). Apoiou também os departamentos de produção de marionetas nos estúdios norte-americanos de animação Laika, em filmes como Coraline (2009), ParaNorman (2012) e Os Monstros das Caixas (2014) e a produção das marionetas do filme de Wes Anderson, Ilha dos Cães (2018). A Mackinnon & Saunders conta ainda com créditos na construção das marionetas de séries de televisão infantis como Moon & Me, Raa Raa the Noisy Lion, Bob, o Construtor ou Pingu.»










E pronto... quem me dera que fosse muito maior, pois está muito bem conseguida!





De coração cheio comecei à procura de livrarias na zona que ainda não conhecesse, encontrei, e irei partilhar convosco ;)

O que acharam das fotos? Está uma exposição gira? Vão passar por lá?

Comentários