Visita à Livraria Lello | Porto | À saída


Após vos mostrar a entrada, vamos lá continuar a visita até à saída...ヾ(๑❛ ▿ ◠๑ )


Este é o bilhete de entrada, dá para descontar o valor do bilhete num livro, algo que eu fiz. É uma boa forma de vender livros.


«De 1906 até aos dias de hoje, a livraria Lello ficou reconhecida internacionalmente como uma das mais belas livrarias do mundo. Visitada, todos os dias, por milhares de visitantes provindos de todo o mundo, o património cultural que é a Livraria Lello, continua a viver em perfeita sintonia com o seu tempo, estando mais viva, mais habitada e mais dinâmica do que nunca.

Focada na sua missão de dar mais a ler a mais leitores, a Livraria Lello procura ser um ponto de encontro no Porto e a partir do Porto, para todos os apaixonados por literatura.»



«Uma livraria de encontros entre o Livro e o Leitor teria de transmitir através do seu espaço a essência da literatura, mas também a essência da cidade onde cresceu – o Porto. Tendo já vivido muito através de exposições, teatro, música, escultura e literatura, a Livraria Lello procura dar a conhecer, renovando a sua casa, o mesmo esplendor com que deslumbrou em 1906 aquando a sua inauguração.

Depois de concluído um vastíssimo programa de rigoroso restauro em 2017, a nova casa revela uma fachada restaurada nas suas cores originais, o célebre vitral que, depois de cuidadosamente desmontado da sua estrutura, recebeu um profundo restauro e limpeza, e revela um interior com melhores condições e espaços novos para otimizar a experiência do visitante.»




«Sendo uma das preocupações da Livraria Lello a criação, exibição e preservação de espólio, que representa um investimento significativo para a Livraria, é inaugurada a sala Gemma dedicada ao culto dos livros. Nesta sala podem ser encontradas primeiras edições, edições assinadas pelos autores, livros raros e edições atuais de livros de luxo.

O livro é também um investimento, quer pelo seu conteúdo ou pelo seu potencial de valorização, quer pelos sentidos que desperta. A Livraria inaugurou também um espaço dedicado ao público infantil, um mundo da fantasia de contos fantásticos, onde a fada dos livros vem visitar as crianças para lhes contar histórias.»


«A Livraria Lello oferece agora aos seus visitantes novos espaços. Situado na cave da Livraria Lello existe agora um local dedicado à reflexão e intervenção cultural, onde autores, artistas e amantes de cultura poderão dialogar e produzir cultura. Este espaço acolhe, regularmente, uma programação denominada Vozes Vivas, onde se realizam eventos culturais e artísticos nos domínios da literatura, do teatro, do cinema e do debate ideológico. »




«O neto do pintor Joan Miró esteve no Porto a apresentar uma exposição de livros ilustrados pelo artista catalão. As obras raras pertencem à família Miró e estiveram expostas na Livraria Lello em 2018.»




«No emblemático vitral, uma estrutura em vidro com 8 metros de comprimento e 3,5 metros de largura, pode-se ler “Decus in Labore”, que significa “Dignidade no Trabalho” e lembra a regra de ouro da casa.»





















Foi neste livro que descontei o valor do bilhete, podem ler a opinião do livro aqui.





Aqui é a caixa para o pagamento...


«Também no interior da livraria encontra-se um dos ícones deste espaço, a escadaria vermelha.

“Quem vae percorrendo a sala, vê então a escada que é uma peça de surpreendente atracção, pela aparencia de leveza que encobre a audacia da sua concepção. Sente-se o desejo de subi-la e sente-se o receio de que o nosso peso a faça abater.”, pode ler-se no Catálogo de 1930 da livraria.»




«Combinando o estilo Ecléctico e o estilo Art Noveau, encontram-se, no interior do edifício, um conjunto de baixos-relevos onde estão representados os fundadores da livraria, José Lello e António Lello. Ao longo da sala também podem ser encontrados os bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco ou Teófilo Braga. »



«Hoje, a Livraria Lello, para além de uma das livrarias mais belas do mundo, é um espaço culturalmente enriquecedor, é a casa do encontro de todos os leitores com a cultura e a literatura.»


Depois de sair, voltei a dar a volta ao edifício para ir buscar as minhas coisas ao cacifo.













Os gelados Amorino são dos melhores gelados que já comi, muitos dos sabores são fruta autêntica, logo aptos para vegan, e até biológicos, não são propriamente em conta para o contribuinte comum, mas se lá poderem ir de vez em quando, garanto que vale o investimento! Até saem de lá babados ;)



E lá continuei eu a caminho, a passar pelo Porto plenamente, pela primeira vez na vida... a desfrutar ao máximo!

Aproveito este post para dizer que, sendo eu alfacinha, cresci com aquele regionalismo típico de diferenças carregadas entre os alfacinhas e tripeiros, e nesta crise que vivemos isso mais se tem notado, para grande tristeza do meu coração... eu fui perdendo esse preconceito com as minhas visitas, fui muito bem recebida em todos os locais e bibliotecas que aqui visitei, conheci pessoas maravilhosas, cada vez mais dei por mim a visitar o Porto só porque sim, e acabei por me deixar de regionalismos e agora até é algo que me repugna (☍﹏⁰ )。

Graças a este blog, o que mais tenho feito nos últimos 6 anos é visitar o país todo, e nesta crise pandémica que vivemos o regionalismo não só não nos serve de nada, como nos prejudica! Devido a questões das notícias da TVI e dos dados diários dos locais onde são maiores os picos de infecção, estes ataques regionais são cada vez mais frequentes, mas neste momento e após este momento, temos de nos deixar destas tretas e não nos focarmos em ser alfacinhas, tripeiros, saloios, nortenhos, sulistas, centristas, o que seja! Temos de nos focar em sermos portugueses, e em sermos uns pelos outros, juntos! 

Lembrem-se que temos muitas livrarias maravilhosas no nosso Portugal para descobrir, pelos passeios que fizerem pelas nossas cidades, entrem pelo menos numa da região que forem visitar, mais do que nunca o mercado livreiro precisa de nós (*^3^ ) ~☆

Comentários