Opinião: A Livraria Mais Bonita do Mundo - Lello | Bairro dos Livros

Ilustração: Alice Eça Guimarães
Livro infantil da Livraria Lello, lançado no Dia da Criança, 1 de junho de 2016.


Na minha visita à livraria Lello, no Porto - que hei-de partilhar aqui convosco no blog - comprei este livro para aproveitar o facto de que os 5€ que dei pelo bilhete de entrada davam para descontar na compra de um livro.

Como os meus passeio são todos passeios de pobre, quem segue o blog já sabe, não tinha plafon suficiente para comprar outros que eu queria na altura, por isso comecei à procura de um livro barato, mas que valesse a pena, e acabei por descobrir ao acaso, quando estava já para desistir de procurar este fantástico livro que estava ao preço de 7,50€ e me pareceu bastante apropriado, não só por ser diferente, bonito, original, capa dura, e relativo a livrarias, que eu adoro, e ainda mais relativo àquela onde eu me encontrava naquele preciso momento!


Esta é a história de um menino que quer publicar a sua história, e quer o seu livro à vista de todos - qual o autor que não quer?... - e enquanto descobre o melhor sítio para colocar o seu livro, que acabou de escrever e quer partilhar com todos os meninos do mundo, vai passeando pela livraria, mostrando os seus tesouros e segredos...

«Considerada por diversas vezes como uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello já foi casa de homens de letras e das artes e já serviu de inspiração a escritores e artistas, entre os quais se conta a autora de Harry Potter, J. K. Rowling. A autora foi frequentadora assídua do espaço durante a temporada em que viveu no Porto, e foi nas célebres escadarias de madeira da Lello que se inspirou para criar as escadas de Hogwarts.
A Livraria Lello é um dos locais mais icónicos do Porto e, certamente, uma das livrarias mais famosas do mundo. Foi fundada em 1906 pelos irmãos Lello na Rua das Carmelitas e provocou um impacto imediato. Assim que abriu portas, acorreram a ela inúmeros visitantes, curiosos para ver a bela obra de estilo neo-gótico que resultou da empreitada do arquiteto Francisco Xavier Esteves.
Com o passar dos anos, este edifício não deixa de encantar. As escadas da Livraria Lello inspiraram a autora de Harry Potter a criar as escadas de Hogwarts que se moviam de um lado para o outro e levavam os alunos a zonas do castelo onde não deveriam estar. Foi por isso que a livraria portuense foi o local escolhido para receber o lançamento de Harry Potter and The Cursed Child. Já é impossível dissociar este local icónico do feiticeiro mais famoso de todos os tempos». In: lisbonne-idee

O que faz faz deste livro um encanto para os mais pequenos, um excelente artigo de colecção e nostalgia para os adultos! (*^∀゜)

Aqui está a animação do livro:

Podem adquirir o livro no site Bairro dos Livros, e na própria Livraria Lello ໒( ♥ ◡ ♥  )७

Comentários