Opinião: O Rapaz do Douro | Jeannine Johnson Maia

SINOPSE: Portugal, outono de 1877.

Enquanto o Porto se prepara para inaugurar a magnífica ponte de ferro de Gustave Eiffel sobre o rio Douro, Henrique, de 17 anos, foge das duras condições de vida rio acima, pelas vinhas de uma propriedade onde se produz vinho do Porto. Para trás fica uma traição que ele quer esquecer. À sua frente, a oportunidade única de trabalhar numa ourivesaria.

Determinado a fazer do Porto a sua casa, Henrique explora as ruas sinuosas da cidade, convivendo com cartógrafos e agitadores, e começa a aprender a delicada arte da filigrana. Até que um conhecido do passado aparece, ameaçando a sua nova vida...

Quando descobre uma conspiração contra a ponte de Eiffel, Henrique tem de decidir até onde está disposto a ir para se salvar a si próprio, o ilustre novo marco da sua cidade adotiva e talvez até a própria família real portuguesa.

Situado numa cidade de mercadores e trabalhadores, marinheiros e reis, privilegiados e pobres, O Rapaz do Douro é uma história de resiliência e amizade, de um rapaz à procura de si próprio e daquilo em que se quer tornar.

Depois de me ter deslumbrado com a escrita da autora Jeannine Johnson Maia com o livro Praça do Rossio N59, abracei imediatamente o lançamento deste novo livro, e mais uma vez maravilhei-me com a sua narrativa.

Com a forma como capta, de forma tão realista, veemente, fiel e com profunda veracidade o espírito nacional português, a nossa cultura, a nossa essência, a nossa história. A forma como explora tão bem não só o nosso idioma, mas também a nossa forma de falar, as pronúncias, as expressões típicas, e até o nosso rico vernáculo!

A sua narrativa é de uma riqueza cultural que só consegue ser assim captada precisamente por ser alguém que nos vê de fora, sendo que consegue reparar o que a nós, de tão óbvio, nos escapa.

É absolutamente magnífico!

Um drama histórico fascinante. Adorei conhecer o Porto e as suas gentes desta maneira, mal posso esperar pelo próximo livro da autora.
Ao usar estes links 👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻para comprar livros,
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️