Opinião Série: O Poder

Título original: The Power  · 2023 ·   Drama · Fantasia · Ficção científica · Suspense · Produção: Raelle Tucker, Jane Featherstone, Naomi de Pear ·  Elenco principal: Toni Collette, John Leguizamo, Toheeb Jimoh
SINOPSE: O Poder é um thriller baseado no romance premiado de Naomi Alderman. O mundo de O Poder é o nosso, mas com uma reviravolta da Natureza. De repente, raparigas adolescentes desenvolvem o poder de eletrocussão. Com personagens marcantes, de Londres a Seattle, da Nigéria à Europa de Leste, o Poder passa de um formigueiro na clavícula das adolescentes a uma inversão do equilíbrio de poderes no mundo.

Mal me dei conta de que esta série é inspirada no livro «O Poder», cuja opinião está desde 2018 aqui no blog, cliquei logo no play e não fazia ideia do quão viciada ia ficar, abdicando de horas de sono para conseguir ver tudo de seguida.

E se valeu a pena! Bem... se o livro está bom, a série consegue ser ainda mais brutal! 

Na série desdobraram imenso a história, dramas pessoais e familiares, acrescentaram inclusive ainda mais drama e personagens e detalhes absolutamente fabulosos. Explora muito bem a vida de cada uma das personagens principais, dá destaque a várias outras secundárias. A comunidade LGBTQA+ está aqui bem presente e representada, tal como variadas etnias por este mundo fora, todos os tipos de mulheres que existem, sem excepção.

TRAILER

As fabulosas interpretações de incríveis atores, a banda sonora, o enredo, a intrínseca crítica social.... é absolutamente visceral. É impossível ver esta série sem pensarmos bem no estado do mundo e do nosso papel na sociedade.

Dei por mim num misto furioso de emoções, com a respiração suspensa, delirante de adrenalina, entusiasmada, receosa...

Acima de tudo, mostra como as mulheres do mundo inteiro estão fartas, esgotadas da sua condição secundária na sociedade, saturadas da impotência, da misoginia, das violações, do roubo de toda a dignidade, da falta de direitos e igualdade, dos abusos seculares, das incontáveis atrocidades que sempre foram - e todos os dias são - cometidas contra nós.

Porquê?

A dada altura, acaba por se tornar numa descomunal batalha entre o patriarcado e o matriarcado, algo que eu compreendo mas não concordo. Feminismo não é as mulheres terem mais direito que os homens, feminismo é a luta pelos precisos direitos e igualdade, sem qualquer diferença ou segregação.

Inesquecível, para ver e rever.

Comentários