Opinião: A Coisa Terrível Que Aconteceu a Barnaby Brocket | John Boyne

SINOPSE: Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. Na verdade, Alistair e Eleanor Brocket torcem o nariz a tudo o que seja invulgar, estranho ou diferente. No entanto, assim que o seu filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua! O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar.

Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue. Até que, num fatídico dia, a mãe de Barnaby decide que não aguenta mais. Afinal, ela só queria um filho normal - e não uma criança estranha, invulgar e flutuante! Isso dá mau nome à família… Por isso, Barnaby tem de partir. Sentindo-se atraiçoado, assustado e sozinho, Barnaby flutua sem rumo, até que se depara com um balão muito especial. Assim, começa uma viagem mágica à volta do mundo; da América do Sul a Nova Iorque, do Canadá à Irlanda, e até no espaço sideral, Barnaby faz uma série de novos e incríveis amigos, e descobre que nada nos faz tão felizes como sermos quem realmente somos.

Já sofri de bullying, não só em criança mas também em adulta, já li muito sobre a temática bullying e vi filmes e séries sobre esta mesma temática, como é o caso da série «Por Treze Razões», e continuo a achar que todo o bullying é mau, horrível, mas sofrer de bullying dos próprios pais, crescer nesse ambiente deverá ser das piores coisas do mundo.

Afinal, estuda-se que é essa uma das principais origens dos psicopatas, certo? Bem... nesta leitura, o Barnaby Brocket, apesar de ter uns pais absolutamente horrendos, é um rapazinho muito querido, sonhador e algo... mágico! O Barnaby Brocket não consegue, literalmente, manter os pés na terra, ele desafia a gravidade, flutua. Para se manter no chão, tem de andar com pesos, e foi nascer assim numa família "normal", que abomina tudo o que é estranho e foge ao banal.

Este é um daqueles livros que recomendo tanto para miúdos como para graúdos, e que eu teria delirado ler quando era criança, especialmente na altura em que sofri de bullying, teria feito com me sentisse compreendida, menos sozinha.






Fez-me lembrar o filme «Matilda, a Espalha Brasas». Quando os pais do Barnaby Brocket são obrigados a finalmente matricular o Barnaby na escola, a vida dele muda completamente... E a coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket transforma-se na melhor coisa que lhe poderia ter acontecido!

Este é um livro carregado de drama e muita, muita aventura juvenil, humor e lições de vida, o Barnaby vai conhecer muitas pessoas, vai ver que há humanos com bom coração pelo mundo, e é precisamente pelo mundo que, de uma forma muito original, ele vai acabar por viajar.

Muito original, emotivo e divertido, adorei esta leitura e recomendo para os mais jovens aventureiros.

Ao usar estes links 👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻para comprar livros,
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️

Comentários