Opinião Série: Por Treze Razões - As 3 Temporadas

SINOPSE: Hannah Baker, uma adolescente como qualquer outra acabou de se suidicar... dias depois, Clay Jensen que era seu amigo e que nutria uma enorme paixão por Hannah recebe misteriosamente uma caixa de sapatos com cassetes de áudio com instruções para seguir sem falha... nessas cassetes, Hannah explica as 13 razões que levaram ao seu suicídio, e essas 13 razões foram motivadas por 13 pessoas, sendo Clay um dos motivos, sendo que terá de passar a caixa com as cassetes aos restantes... baseado num livro de Jay Asher.


Esta é uma das séries que mais gostei de ver na vida, mais brutal, mais emocionante, mais polémica e impactante da minha vida! Seja o que for que eu venha a escrever nesta opinião, nunca vai fazer jus ao que eu realmente senti ao vê-la... sendo eu uma criança que sofreu de bullying numa altura em que nem sequer se sonhava com essa palavra ou conceito, e tento vivido períodos muito negros na minha vida, em que me faltou mesmo a vontade de viver, ter andado completamente perdida, à deriva, com os sonhos desfeitos e a sensação de falhanço e falta de pertença - snesação essa que de vez em quando ainda me dá umas trincas aqui e ali - me causou tanto impacto, ainda mais porque que me fez reviver intensamente algumas emoções esquecidas e pensava eu, já superadas... 
Por vezes, só assim nos damos conta dos rancores que guardamos cá dentro sem nos darmos conta, rancor esse que nos vai consumindo aos poucos e poucos... esta é uma série de suma importância, e deveria de ser obrigatório em todas as escolas assistir e escrever um trabalho sobre ela, nem que seja apenas sobre a primeira temporada, pois essa primeira já tem tudo: sexo, violência, bullying, mentiras, traições, suicídio, amor, amizade, aborto, drogas, inveja, cyberbullying, assédio sexual, homossexualidade, stalker/perseguidores, violação, depressão, discriminação, humilhações, rumores,  ... tudo isto no contexto adolescente/jovem adulto, e adulto também, abordado de uma forma muito humana, realista e psicologicamente arrebatadora...

TRAILER

Esta série consegue transmitir de tal forma estes sentimentos que me senti adolescente novamente, os medos e inseguranças, senti tudo com uma intensidade indescritível, e se no meu tempo e no tempo de todos nós - tenhamos a idade que tenhamos - já foi díficil ser adolescente, nem quero imaginar como é agora, estando eles ligados, conectados, em contacto permanente quase todos os segundos das suas vidas, e se o bullying já é o que é, adicionando o cyberbullying é uma mistura explosiva, nem quero imaginar como seria ter ainda mais essa pressão no meu tempo!!

Esta é uma série brutalmente honesta, que nos mostra a realidade contemporânea do que se passa nas escolas, e que muitas vezes os pais e professores não têm conhecimento, ou tendo não fazem nada para o impedir, tão focados estão nas suas vidas e convicções... felizmente, temos vindo a assistir a um aumento na preocupação geral relativamente a este tema, especialmente nas escolas, linhas de apoio, livros, filmes e séries onde esta questão está presente, é um passo muito importante a dar, visto que o bullying já chegou a ser socialmente aceite como "normal" entre crianças e adolescentes... «São só as crianças a ser crianças», não! A maldade tem muitas formas e idades...

Não concordo com as críticas que a série recebeu ao ser acusada de ser um incentivo ao suicídio (???), isso é uma estupidez, a série faz o oposto, que é dar coragem para enfrentarmos os males da vida, procurarmos apoio sem que tenhamos vergonha do que nos está a acontecer, e o impacto que o suicídio causa na vida dos nossos familiares, amigos e comunidade, mostra que não somos os únicos a passar por certos e determinados traumas, não estamos sozinhos, esta série é um grande abre olhos para a sociedade!
Apesar da primeira série ter um principio, meio e fim, há ainda a segunda e a terceira temporadas que vêm explorar ainda mais a fundo detalhes sobre a vida de cada uma das personagens que aparecem na história, ou seja, só a primeira série já vale tudo, as outras são uma continuação de críticas sociais ainda mais específicas e nunca perde a qualidade, gostei de todas por igual, e quando pensamos que a série já nos chocou tudo o que tinha a chocar... desenganem-se! 

Aqui, nada é deixado de fora, e todas as questões existenciais da vida adolescente, jovem adulto e adultos são exploradas, sim, porque nem os adultos se safam aqui, adultos que se esquecem de ser humanos, suprimidos pela própria vida, ou mesmo os que também sobrem de bullying e pressão social, sim, porque o bullying não é algo restrito aos mais novos, está em todo o lado, em todas as sociedades, é uma mórbida pandemia!

Ainda é um extra que se chama "Para lá das Razões" em que os membros do elenco e outros associados à série debatem a importância da mesma na nossa sociedade.

Esta série é uma das maiores críticas sociais de todos os tempos!

Comentários