Opinião: A Pequena Livraria dos Recomeços | Jenny Colgan

Para recomeçar, ela terá de deixar a sua vida para trás…
SINOPSE: Nas Terras Altas, há uma pequena livraria à sua espera…

Zoe e o seu filho necessitam desesperadamente de uma mudança. Ela quer deixar Londres e construir uma nova vida. Entre o minúsculo estúdio que mal pode pagar e as buzinas que os mantêm acordados, Zoe sente que está prestes a enlouquecer.

Num impulso, ela aceita um emprego nas Terras Altas. A função exige alguém capaz de cuidar de três «crianças dotadas», duas das quais se comportam como pequenos animais selvagens. O pai está de rastos, e os filhos correm livremente pelo enorme castelo em ruínas nas margens de um lago repleto de urzes.

Com a ajuda de Nina, a simpática livreira local, Zoe começa a criar raízes na comunidade. Serão os livros, o ar fresco e a bondade suficientes para curar uma família destruída?

Depois de ter lido "A Livraria dos Finais Felizes" e de ter descoberto que um livro que li há anos e que até gostei bastante: "Pão, Mel e Amor" também foi escrito por esta autora, mal pude esperar por deitar as mãos a este novo livro e perder-me na leitura, algo que fiz sofregamente mal o agarrei, mas.....

Infelizmente, esta leitura ficou muito aquém das minhas elevadas expectativas. Este livro não é propriamente uma continuação de "A Livraria dos Finais Felizes", mas se lermos este primeiro e depois "A Livraria dos Finais Felizes", vamos ter um grande spoiler na história da personagem principal do livro anterior: Nina Redmond, pois neste livro "A Pequena Livraria dos Recomeços" acompanhamos - subtilmente e como personagem secundária - a vida de Nina Redmond após os acontecimentos do livro anterior, e também de outras personagens.

Pensei que fosse adorar a sua presença nesta leitura, pois adorei-a genuinamente no outro livro mas... aconteceu o oposto. Gostei tanto, mas tanto da personagem Nina na "Livraria dos Finais Felizes", no entanto neste livro chega mesmo a ser algo detestável, imprestável até, e não vejo o motivo para tal, não sei o que a autora tentou conseguir com isto.

Outro factor negativo: cliché, previsibilidade, fraca tentativa de aproveitamento do ambiente escocês do livro anterior, ... no entanto, a escrita da autora é tão fluída, a sua paixão sincera pelos livros, bibliotecas e pela Escócia - paixão que ambas partilhamos genuinamente - é tão fascinante, que apesar de tudo dei por mim agarrada à narrativa até ao fim.




No final, senti que o enredo podia ter sido melhor explorado, pois apesar de previsível o drama é interessante, a autora podia ter fugido ao cliché puro, podia ter honrado melhor as personagens do livro anterior, conseguiu no entanto manter a chama acessa do ambiente escocês, do amor pelos livros, pelas bibliotecas, e a diferença que os livros fazem na vida das pessoas.

Aguardo ansiosamente mais livros desta autora, pois apesar de esta história não me ter cativado como as anteriores, adoro a sua narrativa e a forma como transmite a paixão pela literatura.

Ao usar estes links 👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻para comprar livros, 
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️ 

Comentários