Opinião: A Livraria dos Finais Felizes | Jenny Colgan

SINOPSE: Nina Redmond é literalmente uma casamenteira. Encontrar o livro perfeito para cada leitor é a sua paixão... e também o seu trabalho. Ou pelo menos era, até a biblioteca pública onde trabalhava fechar as portas. Determinada a encontrar um novo rumo, Nina muda-se para uma pacata vila na Escócia, onde compra uma carrinha e a transforma numa livraria itinerante, viajando pelas Terras Altas e transformando as vidas daqueles com quem se cruza com o poder da literatura. É então que descobre um mundo de aventura, magia e romance num lugar que aos poucos se vai tornando no seu lar… um lugar onde ela poderá escrever o seu final feliz para sempre.

Que livro, que livro, que livro, ao tempo que não me perdia de uma forma tão descontrolada com a leitura de um livro, que delícia, que ternura, que aventura, que aperto bom no coração!

Antes de mais, tenho de vos dizer que já li vários sobre passados em bibliotecas, ou livrarias, ou livros que mencionem outros livros, mas este é o livro em que mais senti um verdadeiro amor transbordante pelos livros por parte da autora. ARREBATADOR!

Senti-me totalmente compreendida, como se a narrativa fosse um reflexo desta minha paixão desmedida pelos livros, e ainda tem a vantagem de não ser um livro propriamente lamechas, apesar de a nível de romance ser algo previsível, no entanto divertido e dramático, e a cereja no topo do bolo é que grande parte da narrativa se passa na Escócia, e tendo eu já ido à Escócia e ter visto alguns dos locais que ela descreve, pelos quais estou perdidamente enamorada, fui para lá transportada de uma forma que quando acabei de ler, nem sabia onde estava... maravilhoso, maravilhoso!

A autora não só captou de forma eximia a paixão que quem ama livros sobre pela literatura, como retrata aqueles locais e comunidades de uma forma tão realista que mesmo quem nunca tenha ido ao reino unido sente que lá está, e a honestidade com que retrata a vida e pessoas das pequenas comunidades/aleias... maravilhoso.... que livro maravilhoso!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻