Opinião Filme: Temos um Fantasma

Título original: We Have a Ghost, 2023 | 13+ | 2 h 7 min | Comédia | Com: David Harbour, Anthony Mackie, Jahi Di'Allo Winston

SINOPSE: Uma família muda-se para uma casa assombrada por um fantasma com um passado dúbio, o que os torna estrelas da Internet... e alvos de uma agência governamental sombria.


Este é um dos filmes mais divertidos que vi nos últimos tempos: original, moderno, carregado de ironia e crítica social, algo que eu adoro, tal como adoro histórias com fantasmas, adoro bom humor, e este filme era mesmo o filme que eu estava a precisar nesta fase que estou a passar, e até já revi mais um par de vezes.

Adorei a forma como explora a influência das redes sociais nos nossos dias, não considero que seja um filme propriamente previsível, tanto que não estava à espera da revelação final e raramente sou apanhada desprevenida neste tipo de enredos.

Adoro que o fantasma Ernest não tenha a capacidade de falar, pois sei que um dos maiores desafios para os atores é interpretar um papel em que não possam usar a voz, e que tenham de se expressar unicamente através da sua linguagem corporal e expressão facial - tal como o eterno Mr. Bean - , adorei todas as personagens, das principais às secundárias, mas fiquei sinceramente encantada com a Joy, o Ernest e o Kevin. Temos aqui um elenco decente, com um bom balanço entre humor e drama pessoal e familiar.

Numa sociedade onde a humanidade perdeu tanto a sua.... humanidade, sensibilidade, crença... ser um fantasma é uma seca. Já ninguém tem medo como antigamente, parece que o mundo perdeu a magia, o encanto e os humanos perderam a capacidade de se sentirem deslumbrados. Imaginem alguém captar em vídeo, ou pior, numa live, um verdadeiro fantasma! Viralização total, perseguição social e governamental.

Sem esquecer a exploração até ao tutano, o total desrespeito pela nossa privacidade, pela nossa existência, seja ela terrestre ou sobrenatural...

TRAILER

O diretor é o Christopher Landon, que também foi diretor de outro filme que eu amei e já vi e revi: «Freaky - Este Corpo Fica-me a Matar».

Volta e meia vejo filmes com avaliações enormes, e quando os vou a ver sinto que fui defraudada, e depois temos filmes destes tão desvalorizados, estes sim, que a mim pessoalmente me entretêm e divertem, ou comovem, ou fascinam... bem, é como tudo, não podemos gostar todos do mesmo. 

Para para quem gosta de humor sobrenatural parolo mas muito divertido e até inteligente, e ainda com muito drama e crítica social à mistura - explora muito bem o absurdo da obsessividade das redes sociais -, vai sem dúvida deliciar-se com este filme, que dá para toda a família.

Comentários