Opinião: O Diário Secreto de Hendrik Groen aos 83 Anos e 1/4 | Hendrik Groen

SINOPSE: Hendrik Groen pode estar velho, mas ainda muito longe de estar morto, e espera não ser enterrado tão cedo. Os seus passeios diários são cada vez mais curtos porque as pernas começam a dar de si, e as suas idas ao médico são agora mais frequentes do que ele gostaria. Hendrik está velho, mas quem disse que tem de viver confinado ao lar para idosos perto de Amesterdão esperando que a morte chegue? Quando o Ano Novo começa, decide escrever o seu diário...

Um romance inspirador que se tornou um fenómeno literário em todo o mundo. Ao chegar à última página, será difícil ao leitor, de qualquer idade, despedir-se de um personagem tão encantador e divertido.

Se há coisa que eu gosto é de livros em que as personagens principais são idosos, e este é uma tragicomédia brilhante e é até um livro misterioso! Isso mesmo, e porquê? Porque o autor é o próprio personagem, Hendrik Groen - pseudónimo - , que ninguém sabe quem ele é na vida real!

Esta é uma leitura tão sincera e intensa que é quase impossível imaginar que o autor não tenha passado mesmo por tudo isto num lar de idosos, a crítica social aqui presente é pungente e extremamente honesta. Captou incrivelmente a essência do que é envelhecer - e viver nessa condição - , os sentimentos, a pressão e desprezo social, depressões, alegrias, o básico dia a dia num lar de idosos mas mais importante: mostra que a velhice não é o fim, mas sim um novo início! 




Descobri que há o filme deste livro, tenho de arranjar forma de o ver, e recomendo esta leitura, sem dúvida (!), a todos os que leram o livro do Um Homem Chamado Ove, e quem não o leu esse nem leu este, por favor, leiam os dois, são fabulosos relatos da intrinsecidade humana!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.