Opinião: A Verdade sobre o Caso Harry Quebert | Joël Dicker

SINOPSE: Verão de 1975. Nola Kellergan, uma jovem de quinze anos, desaparece misteriosamente da pequena vila costeira de Nova Inglaterra. As investigações da polícia são inconclusivas. Primavera de 2008, Nova Iorque. Marcus Goldman, escritor, vive atormentado por uma crise da página em branco, depois de o seu primeiro romance ter tido um sucesso. Junho de 2008, Aurora. Harry Quebert, um dos escritores mais respeitados do país, é preso e acusado de assassinar Nola, depois de o cadáver da rapariga ser descoberto no seu jardim. Meses antes, Marcus, discípulo de Harry, descobrira que o professor vivera um romance com Nola, pouco tempo antes do seu desaparecimento. Convencido da inocência de Harry, Marcus abandona tudo e parte para Aurora para conduzir a sua própria investigação.


Compreendo - em parte - o motivo pelo qual este autor tem tanto sucesso e o motivo pelo qual este livro é tão falado e adorado, juro que sim, leitura esta e autor este que tanto, mas tanto me recomendaram, que tanto, mas tanto se ouve falar, que acabei por comprar este livro só para tentar perceber o motivo de tal adoração, e apesar de ter lido tudo e compreendido o motivo pelo qual este autor é tão falado e lido, não fiquei deslumbrada, de facto, estive várias vezes a ponto de desistir desta leitura e demorei imenso tempo a terminar um livro que normalmente teria lido num par de dias...

Por vezes, o enredo estava tão interessante que lia de uma assentada, depois vinham partes mais repetitivas e monótonas fazendo inclusive com que eu adormecesse sem dar por isso (!), depois lá vinham as partes mais intrincadas e curiosas, com montes de drama, as revelações, a acção e suspense, mas depois lá vinha novamente a parte monótona, personagens que não me cativaram por aí além e muito sinceramente só terminei a leitura porque queria conhecer a resolução do crime. Afinal, quem matou Nola Kellergan? 

Achei também que a narrativa tem uma grande variação de estilos, tanto é romance, como drama, como thriller, como suspense, como tem uns toques de humor, fez-me lembrar uma mistura de thriller do género de Cara Hunter e a complexidade de personagens da América rural como em «Olive Kitteridge» Elizabeth Strout. Até mesmo a forma como o autor se retrata de certa forma a si próprio na narrativa me faz lembrar a forma como o Nuno Nepomuceno também faz jogos nesse sentido nos seus livros, ou seja, a nível de originalidade esta leitura nada de novo me trouxe, mas mesmo assim, no geral, acabou por ser uma leitura interessante.

Até me sinto mal por não ter ficado perdidamente rendida a esta leitura, com tanta gente que ficou arrebatada, tantos prémios ganhos, sinto como se tivesse perdido algo... acho mesmo que o autor mete muita palha no enredo, situações repetitivas desnecessárias, ou então é daqueles livros para ler muito lentamente, apreciar como se aprecia um bom vinho e eu sou demasiado irrequieta e apressada para apreciar todas aquelas nuances e voltas atrás, à frente e intrigas pelo meio, quem sabe, mas que se lê bem, lê-se. O autor tem uma narrativa muito fluída e acessível, como tem tantos géneros literários à mistura, é provável que agrade a uma grande variedade de público e gostos, irei sem dúvida, quando tiver oportunidade, ver a série inspirada neste romance.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Parece o tipo de livro que me atrai e faz esquecer das urgências da realidade... ��

    ResponderEliminar
  2. Adorei este livro! E os outros livro do autor são também muito bons, vale a pena ler.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia tentarei ler outro, por enquanto fiquei com a curiosidade satisfeita ;)

      Eliminar
  3. Não li o livro, mas vi a série e adorei. Tenho andado a namorar uns livros dele... 😂 😂 😂 😂

    ResponderEliminar
  4. Descobri o Joel Dicker e adoro mas ainda não li este porque vi a série. Leio qd já não me lembrar 😁😁😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que eu faço quando adoro um filme mas só depois descubro que há o livro, espero uns tempos para depois ler :P

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑