01 de Outubro | Dia Mundial do Vegetarianismo

O Dia Mundial do Vegetarianismo comemora-se hoje, a dia 1 de outubro.

Esta data foi estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, e promove o respeito por todos os que escolhem colocar a carne, o peixe, o marisco ou qualquer derivado destes alimentos, fora dos seus cardápios.

Existem vários tipos dentro deste regime alimentar:
  • Ovolactovegetariano: inclui na sua alimentação ovos, leite e derivados.
  • Lactovegetariano: come lacticínios, mas não ovos.
  • Ovovegetariano: ingere ovos, mas não leite e derivados.
  • Vegetariano estrito ou vegano: não ingere qualquer tipo de alimento de origem animal, incluindo mel.

Há quem contemple nesta lista os pescetarianos, que incluem na sua dieta peixe, ovos, leite e derivados. Independentemente do tipo de vegetarianismo, a base deste regime alimentar tem sempre cereais, leguminosas, frutos secos, sementes, fruta e legumes.

O dia divulga os benefícios da comida vegetariana para as pessoas, para os animais e para o meio ambiente, e inicia o mês do vegetarianismo, que termina com a chegada do dia 1 de novembro, que é até o Dia Mundial do Veganismo. A adopção deste tipo de dieta traz inúmeros benefícios, tais como contribuir para níveis mais saudáveis de colesterol e de tensão arterial, associada a um menor risco de doenças crónicas e de cancro, manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis e favorece um coração saudável.

Mesmo quem não é vegetariano pode juntar-se à comemoração deste dia, visitando um restaurante vegetariano, não comendo carne ou assistindo a documentários sobre a alimentação, por exemplo. Se é vegetariano pode convidar os amigos para um delicioso jantar vegetariano. Todas as actividades e sugestões do Dia Mundial do Vegetarianismo podem ser acompanhadas no site oficial da data.

O mês do vegetarianismo termina com a chegada do dia 1 de novembro, que é até o Dia Mundial do Veganismo. Fonte: viversaudável.pt e Calendarr

Sem comentários:

Publicar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑