1 de Novembro | Dia Mundial do Veganismo

O Dia Mundial do Veganismo é comemorado desde 1994, quando Louise Wallis, presidente da Sociedade Vegan do Reino Unido, o estabeleceu. No entanto, o termo "vegan" foi usado pela primeira vez em 1944, pela mão de Donald Watson, que fundou um grupo de vegetarianos em que não havia consumo de leite ou ovos, além de desenvolver um boletim chamado The Vegan News, momento em que o termo é cunhado pela primeira vez.

As pessoas vegan substituem o consumo de todos os tipos de produtos animais e derivados por produtos de origem vegetal por diferentes motivos, incluindo:
  • Considerarem que é uma das formas mais eficazes de alcançar um mundo mais sustentável para todos nós que vivemos nele.
  • O veganismo ser sobre ter compaixão pelos animais e respeitar seu meio ambiente.
  • Encararem ser vegan como um modo de vida que envolve muitas áreas do quotidiano, sendo o mais importante o compromisso na luta pelos direitos dos animais.

Isto não envolve apenas aspectos alimentares, mas tudo o que circunda o dia a dia de uma pessoa vegan. Não usar roupas, cosméticos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, etc, que possuem algum derivado de origem animal na sua composição, substituindo-o por materiais sintéticos ou vegetais.
Se analisarmos alguns dados, na Ibéria são principalmente as mulheres e jovens dentro de uma faixa de 20 a 35 anos que adoptam uma filosofia de vida vegetariana ou vegan. No mundo da gastronomia, nos últimos 5 anos, cerca de 800 mil estabelecimentos relacionados ao estilo de vida vegan foram abertos em Espanha, por exemplo.

Relativamente à questão de se seguir uma dieta vegetariana ou vegan implica algum risco para a saúde, podemos dizer que não (desde que seja tomada uma dieta nutricional adequada, completa e saudável), pois pode fornecer todos os nutrientes que nosso corpo necessita, exceto a Vitamina B12 , que pode ser incluída na dieta sob uma forma suplementada ou ingerida através de alimentos enriquecidos com ela. Além disso, foi comprovado que, a nível preventivo, é um tipo de alimentação muito eficaz contra certas doenças.

Hoje em dia, temos muita informação disponível para saber o tipo de nutrição básica que uma pessoa vegan segue, além de sua filosofia e estilo de vida. Eis uma série de 3 vídeos com Miriam Fabà de Veganeando.

Algumas ideias para celebrar o Dia Mundial do Vegetarianismo:
  • Faz um menu vegetariano e envia-o por correio ou pela Internet aos amigos e conhecidos;
  • Convida a família e os amigos para um jantar especial;
  • Organiza uma refeição vegetariana e convida o público e os VIPs locais;
  • Monta bancas em locais públicos e distribui material informativo;
  • Incentiva a biblioteca local, da tua escola ou a que frequentas mais regularmente a fazer uma selecção de livros relacionados com o vegetarianismo e fazer um destaque especial;
  • Vende/oferece livros de culinária vegetariana;
  • Organiza eventos em escolas, colégios e universidades;
  • Prepara mostras vegetarianas em rádios e televisões;
  • Coloca anúncios na imprensa;
  • Envia artigos e notas de imprensa para que os media publiquem artigos sobre o vegetarianismo;
  • Organiza vigílias e marchas;
  • Organiza oficinas de arte para jovens sobre temáticas vegetarianas;
  • Pede comida vegetariana em estabelecimentos públicos;
  • Envia postais e cartões electrónicos (http://www.dgreetings.com/vegetarianday)

Espera-se pois que no Dia Mundial do Vegetarianismo se comemore o prazer, a compaixão e os muitos aspectos do vegetarianismo que dão outro sabor à vida nos mais variados campos.

Preocupações com a saúde
  • "… dietas vegetarianas bem preparadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e proporcionam benefícios de saúde na prevenção e tratamento de diversas doenças." Posição da Associação Americana de Dietética (American Dietetic Association) e da Dietistas do Canadá (Dietitians of Canada) - Junho 2003)

Compaixão pelos animais
  • "800 milhões de galináceos, 15 milhões de ovelhas, 9 milhões de porcos e 3 milhões de vacas são assassinados todos os anos no Reino Unido". (Compassion in World Farming)
  • "A questão não é `Podem eles pensar?`, nem `Podem eles falar?`, mas Podem eles sofrer?" (Jeremy Bentham)

Consciência ecológica
  • Exemplo de problemas aquíferos: São necessários 100 000 litros de água para produzir um quilograma de bife e apenas 500 para um quilograma de batatas. (fonte: Compassion in World Farming Trust, 2002). Peritos dizem que é insustentável o crescimento nas necessidades de carne e lacticínios.

Problema da fome global
  • Cerca de três quintos do consumo global de grãos são para alimentar animais.
  • Uma percentagem gradativamente maior de trigo é usada para alimentar animais nos países industrializados - 45% na União Europeia.
  • Espera-se que "mesmo em 2030 existirão cerca de 440 milhões de mal nutridos" (Fonte: FAO – World agriculture 2015/2030)

Tópicos de interesse: