Opinião: Não Há Planeta B - Dicas e truques para um ambiente sustentável | Carmen Lima

SINOPSE: Está nas nossas mãos ajudar a mudar o rumo do Planeta. E se é verdade que as grandes mudanças conjunturais são fundamentais para garantir a continuidade da espécie humana, igualmente importantes são as medidas adotadas por cada um de nós. Reduzir o consumo de recursos, aumentar a eficiência energética e o recurso a energias renováveis, optar por sistemas de mobilidade suave ou adotar a política dos 5R na gestão dos nossos resíduos urbanos são pequenos gestos que nos tornam mais responsáveis em termos ambientais.
Mas, para reduzir a pegada ambiental, o mais importante é estarmos preparados para pensar, comprar e até comer de forma diferente. Porque todos os pequenos gestos são importantes, como a produção deste livro em papel reciclado.


Está aqui um excelente livro, ainda por cima escrito por uma autora nacionalum tema tão importante, crucial nos nossos tempos, e o mais incrível é que TODOS nós, todos e cada um, podemos fazer a diferença! Como diz a Greta Thunberg «Nunca somos demasiado pequenos para fazer a diferença». O oceano é composto por várias gotas e fazendo um ajuste aqui e uma mudança ali, todos nós podemos fazer uma verdadeira diferença!
Carmen Lima é coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus e coordenadora fundadora do SOS AMIANTO - Grupo de Apoio às Vítimas de Amianto. Trabalha a temática dos Resíduos, das Políticas de Prevenção da produção de resíduos, o conceito da Economia Circular e o tema do Amianto. Iniciou a carreira profissional em 1999, na área da Gestão de Resíduos. É licenciada em Engenharia do Ambiente, pós-graduada em Gestão Ambiental e em Construção Sustentável, e mestre em Planeamento e Construção Sustentável.
Encontra-se a realizar o doutoramento em Engenharia do Ambiente no IST. Tem participado como oradora e moderadora em diversas conferências, seminários e audições em Portugal, no Brasil, em Cabo Verde, na Polónia, na Bélgica e nos EUA. Foi responsável pela apresentação da rubrica «Querido Ambiente» do programa Queridas Manhãs da SIC.
A escrita é muito fluída e simples de acompanhar, é uma leitura inspiradora e muito, muito importante, fiquei muito entusiasmada com a economia circular, sendo que deveria de ser inserida no Plano Nacional de Leitura, está muito completo e conciso, com capítulos curtos e listas de dicas de como nos podemos tornar mais ecológicos.

Só falta uma questão muito importante e que apenas foi mencionada brevemente em meia dúzia de linhas, não sendo explorada: o impacto da agropecuária no planeta. Até a sinopse refere: "o mais importante é estarmos preparados para pensar, comprar e até comer de forma diferente." mas não explora essa vertente fundamental que causa tanto impacto no nosso planeta, entre a poluição, do transporte de gado, do excesso de metano na atmosfera, desflorestação/queimadas, poluição de solos e águas, agrotóxicos, ... podem ler mais aqui.


A autora disse-me que não o fez por querer inserir no livro apenas temas de abordagens mais "fáceis" de realizar, no entanto fazer a sugestão de reduzir o consumo da proteína animal, nem que seja apenas uma vez por semana, ou por mês não é impossível de seguir, há quem o faça sem se dar conta... não precisamos de comer carne, queijo, leite, ovos e derivados ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar todos os dias sem intervalo...

Não é algo difícil de conseguir, e há vários livros infantis (!!) que o sugerem com simplicidade, como este aqui e todos os outros que já li relacionados com ecologia, até mesmo estes para crianças abordam sempre essa temática e expõem a importância dessa mudança e fazem comparações com bonequinhos e tudo, portanto não é motivo para neste livro se fugir dessa questão crucial. 

Até mesmo por uma questão de saúde, além da questão ambiental. Acho muito mais difícil fazer compostagem num apartamento minúsculo, ou realizar acções colectivas de limpeza de praia e campo enquanto particular, por exemplo...


No entanto, mesmo assim, é um excelente manual e fonte de apoio e inspiração, especialmente para quem está agora a entrar no mundo da ecologia e sustentabilidade.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

12 comentários:

  1. Olá!
    Pelo o que li na sinopse, deve ser um livro interessante e muito útil... gostaria muito de o ler, para poder pôr em prática alguns desses conselhos que por vezes são tão fáceis e que por falta de conhecimento nos passam ao lado... e podem fazer toda a diferença!

    ResponderEliminar
  2. É verdade...não temos de ser radicais nas nossas mudanças, mas se nos propusermos a mudar pequenas coisas todos os dias, ao fim de algum tempo percebemos que não é assim tão difícil e até se torna rotina. E há mudanças tão simples de fazer. Estou curiosa para ler esse livro. Haverá sempre alguma coisa a aprender com toda a certeza. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando aquela parte referida, está um livro excelente e completo :) Eu aprendi muitas coisas :D

      Eliminar
  3. Respostas
    1. É um excelente livro, só tem mesmo a falha indicada ;)

      Eliminar
  4. Fiquei com imensa curiosidade neste livro. Parece ter dicas muito úteis para colocar em prática!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sim, e é muito simples de ler e colocar em prática :D

      Eliminar
  5. E uma boa leitura e um livro muito interessante

    ResponderEliminar
  6. Uma leitura essencial nos dias que correm, para uma tomada de consciencia, que bem se precisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, que venham mais como este, para adultos e crianças e tudo pelo meio! ;)

      Eliminar

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑