Opinião: Pensamentos Sobre a vida, a arte e a ciência de Leonardo da Vinci

SINOPSE: De tempos a tempos, o Céu envia-nos alguém que não é apenas humano, mas também divino. De modo que, através do seu espírito e da superioridade da sua inteligência, possamos a atingir o Céu.
Giorgio Vasari. Nesta obra, Pensamentos sobre a arte, a ciência e a vida, reúne-se uma coleção única e fascinante dos melhores escritos do grande génio do Renascimento, cobrindo todos os manuscritos disponíveis da obra de Leonardo da Vinci, e apresentando a sua visão a respeito do homem e do mundo. Cinco séculos depois da sua morte, a sua obra permanece viva e continua a despertar o interesse de milhões de pessoas. Aqui estão destilados os pensamentos e as ideias essenciais de Leonardo, num único volume de leitura acessível e apaixonante. Leonardo é frequentemente descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pelas suas capacidades.
A profundidade e o alcance dos seus interesses são notáveis, e a sua mente e a sua personalidade parecem quase sobre-humanas para o comum dos mortais. Com o olhar de artista e a curiosidade de cientista, ele registou nos textos deste livro as suas observações sobre o mundo em que vivia e o essencial das reflexões da sua mente brilhante.



Eu ADORO o Leonardo da Vinci, sempre me lembro de o adorar, desde que li sobre ele e os seus feitos nem sei que idade tinha, mas sei que era nova, pois nem me lembro de existir sem saber quem ele foi!



Quem o adora tanto como eu imagina bem a honra que é poder estar a ler estas palavras, o mais parecido que muitos podem ter num acesso semi-directo ao seu génio, aos seus pensamentos!




Este livro entra muito no campo filosófico, ou seja, é fascinante, mas não considerei uma leitura leve, volta e meia perdia a concentração, tinha de fazer uma pausa e voltar novamente à leitura, é muito, muito filosófico e lê-se de uma forma que é como se estivéssemos a acompanhar o seu ritmo de pensamento, que devido ao seu génio evolui, retrocede, desfragmenta e volta a complementar-se e a concluir-se, para mim é o génio mais fascinante do mundo, era vegetariano, com consciência para a causa animal, o que nos anos 1400 era absolutamente inédito - se bem que na antiga Roma já havia quem o fosse, como Pitágoras, por exemplo, e que no antigo Egipto, por volta de 3200 AC, o vegetarianismo foi adoptado por grupos religiosos, que acreditavam que o acto de não se alimentarem de carne criava um poder cármico que facilitava a reencarnação, mas, como sabemos bem que quando o domínio cristão começou, entrámos na idade das trevas e a evolução que se tinha conquistado até ali retrocedeu vertiginosamente.... Leonardo era  pintor, escultor, cientista, engenheiro, anatomista, matemático, escritor e arquitecto, era homossexual, bastardo, e como os pais não eram casados, não pode frequentar a escola, tendo-se tornado autodidacta, vaidoso, herege, ambidextro, escreveu receitas e anedotas, vestia-se de forma absolutamente excêntrica para a época, com roupas curtas e coloridas, como purpura e rosa, é uma das personagens que mais admiro no mundo!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. E por falar em Leonardo, tu já leste aquela biografia gigante que saiu no ano passado?? Tens de ler porque vais AMAR!!! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li, morro de vontade de ler - mas até dar vazão às leituras já com mais de quatro anos em atraso, não vou poder investir tempo nessa leitura - mas já está na minha lista de futuras compras e quando aparecer uma boa promoção vem para cá, e quando eu estiver aliviada de livros em atraso, vou-me atirar a ela com sofreguidão!!! *.*

      Eliminar
    2. Como te entendo! Eu fui uma fraca e permiti que ele furasse as filas todas e passasse logo para a frente xD

      Eliminar
    3. Fraca não, quem me dera já o ter lido, pelo que eu já vi, que já folheei o livro algumas vezes, deve ser absolutamente fascinante! *.*

      Eliminar
    4. Todos sabemos o quanto Leonardo é fascinante e a sua vida é toda ela um tratado, sem falar que explora bastante as suas obras que conhecemos actualmente. Mas penso que existe mérito também no autor que o fez de forma magistral, tanto que já ando a ver se deito as mãos a outras biografias que escreveu de outras personalidades históricas de grande interesse.

      Eliminar
    5. Já ouvi dizer que o Walter Isaacson é o melhor escritor biográfico de todos os tempos...

      Eliminar
  2. Ainda não li, mas acho que Da Vinci era um génio (mas isso já não é novidade nenhuma) Na sinopse do livro penso que o autor tem retrata a alma da pessoa de quem escreve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disso não há dúvida, é uma dádiva termos acesso desta forma às suas palavras e pensamentos! *.*

      Eliminar
  3. Adorava ler, parece ser deveras interessante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as palavras e pensamentos de quem para mim foi o maior mestre que alguma vez existiu :D

      Eliminar
  4. Também gosto muito de Leonardo Da Vinci, fiquei super curiosa para ler :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑