Opinião: Pensamentos Sobre a vida, a arte e a ciência de Leonardo da Vinci
SINOPSE: De tempos a tempos, o Céu envia-nos alguém que não é apenas humano, mas também divino. De modo que, através do seu espírito e da superioridade da sua inteligência, possamos a atingir o Céu.
Giorgio Vasari. Nesta obra, Pensamentos sobre a arte, a ciência e a vida, reúne-se uma coleção única e fascinante dos melhores escritos do grande génio do Renascimento, cobrindo todos os manuscritos disponíveis da obra de Leonardo da Vinci, e apresentando a sua visão a respeito do homem e do mundo. Cinco séculos depois da sua morte, a sua obra permanece viva e continua a despertar o interesse de milhões de pessoas. Aqui estão destilados os pensamentos e as ideias essenciais de Leonardo, num único volume de leitura acessível e apaixonante. Leonardo é frequentemente descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pelas suas capacidades.
A profundidade e o alcance dos seus interesses são notáveis, e a sua mente e a sua personalidade parecem quase sobre-humanas para o comum dos mortais. Com o olhar de artista e a curiosidade de cientista, ele registou nos textos deste livro as suas observações sobre o mundo em que vivia e o essencial das reflexões da sua mente brilhante.
Eu ADORO o Leonardo da Vinci, sempre me lembro de o adorar, desde que li sobre ele e os seus feitos nem sei que idade tinha, mas sei que era nova, pois nem me lembro de existir sem saber quem ele foi!
Quem o adora tanto como eu imagina bem a honra que é poder estar a ler estas palavras, o mais parecido que muitos podem ter num acesso semi-directo ao seu génio, aos seus pensamentos!
Este livro entra muito no campo filosófico, ou seja, é fascinante, mas não considerei uma leitura leve, volta e meia perdia a concentração, tinha de fazer uma pausa e voltar novamente à leitura, é muito, muito filosófico e lê-se de uma forma que é como se estivéssemos a acompanhar o seu ritmo de pensamento, que devido ao seu génio evolui, retrocede, desfragmenta e volta a complementar-se e a concluir-se, para mim é o génio mais fascinante do mundo, era vegetariano, com consciência para a causa animal, o que nos anos 1400 era absolutamente inédito - se bem que na antiga Roma já havia quem o fosse, como Pitágoras, por exemplo, e que no antigo Egipto, por volta de 3200 AC, o vegetarianismo foi adoptado por grupos religiosos, que acreditavam que o acto de não se alimentarem de carne criava um poder cármico que facilitava a reencarnação, mas, como sabemos bem que quando o domínio cristão começou, entrámos na idade das trevas e a evolução que se tinha conquistado até ali retrocedeu vertiginosamente.... Leonardo era pintor, escultor, cientista, engenheiro, anatomista, matemático, escritor e arquitecto, era homossexual, bastardo, e como os pais não eram casados, não pode frequentar a escola, tendo-se tornado autodidacta, vaidoso, herege, ambidextro, escreveu receitas e anedotas, vestia-se de forma absolutamente excêntrica para a época, com roupas curtas e coloridas, como purpura e rosa, é uma das personagens que mais admiro no mundo!
E por falar em Leonardo, tu já leste aquela biografia gigante que saiu no ano passado?? Tens de ler porque vais AMAR!!! xD
ResponderEliminarAinda não li, morro de vontade de ler - mas até dar vazão às leituras já com mais de quatro anos em atraso, não vou poder investir tempo nessa leitura - mas já está na minha lista de futuras compras e quando aparecer uma boa promoção vem para cá, e quando eu estiver aliviada de livros em atraso, vou-me atirar a ela com sofreguidão!!! *.*
EliminarComo te entendo! Eu fui uma fraca e permiti que ele furasse as filas todas e passasse logo para a frente xD
EliminarFraca não, quem me dera já o ter lido, pelo que eu já vi, que já folheei o livro algumas vezes, deve ser absolutamente fascinante! *.*
EliminarTodos sabemos o quanto Leonardo é fascinante e a sua vida é toda ela um tratado, sem falar que explora bastante as suas obras que conhecemos actualmente. Mas penso que existe mérito também no autor que o fez de forma magistral, tanto que já ando a ver se deito as mãos a outras biografias que escreveu de outras personalidades históricas de grande interesse.
EliminarJá ouvi dizer que o Walter Isaacson é o melhor escritor biográfico de todos os tempos...
EliminarAinda não li, mas acho que Da Vinci era um génio (mas isso já não é novidade nenhuma) Na sinopse do livro penso que o autor tem retrata a alma da pessoa de quem escreve.
ResponderEliminarDisso não há dúvida, é uma dádiva termos acesso desta forma às suas palavras e pensamentos! *.*
EliminarAdorava ler, parece ser deveras interessante
ResponderEliminarSão as palavras e pensamentos de quem para mim foi o maior mestre que alguma vez existiu :D
EliminarTambém gosto muito de Leonardo Da Vinci, fiquei super curiosa para ler :)
ResponderEliminarEntão este é o livro ideal ;)
Eliminar