Opinião Filme: Filomena

Título original: Philomena | De: Stephen Frears | Com: Judi Dench, Steve Coogan, Sophie Kennedy Clark | Drama | M/12, EUA/FRA/GB, 2013, 98 min.
SINOPSE: Irlanda, 1952. Numa sociedade profundamente conservadora, a jovem Philomena engravida. Por esse motivo, é enviada para um convento onde, como forma de remissão, é obrigada a trabalhar e a dar o filho para adopção. Cinquenta anos volvidos, e após muitas tentativas de reencontrar a criança, Philomena ainda não perdeu a esperança. É então que o acaso a leva a conhecer Martin Sixsmith, ex-correspondente da BBC, que se interessa pelo assunto e lhe propõe escrever um artigo para uma revista. Juntos, seguem viagem até aos EUA, onde lhes será revelada a extraordinária história da criança perdida e onde ainda haverá espaço para uma cumplicidade inesperada, que ajudará ambos a abraçar a vida de uma outra maneira.

Este filme partiu-me o coração... já o revi e cada vez que o revejo parte-me o coração... sempre ouvi/li histórias da vida dos órfãos nos conventos, depois de ler este livro da Lesley Pearse, tal como este filme, baseado em factos reais, ainda mais fiquei a saber destas vidas, sentindo-me verdadeiramente chocada... e agora com este filme, a revolta não cabe em  mim... como é possível uma religião que alegadamente tem por base o amor, a compaixão, a misericórdia criar pessoas assim, neste caso, freiras? Como é possível?

TRAILER

Neste livro, temos outra personagem que também viveu nestas condições, tal como a Filomena, foi castigada por seguir o coração, por acreditar no amor, e depois, tal como aconteceu a tantas, mas tantas jovens, muitas delas ainda andam por ai, à nossa volta, foi humilhada, explorada, feita prisioneira, e como se não bastasse roubada, vendo-se privada de uma parte do seu ser, o seu filho, sem poder fazer nada para o evitar...

Intenso, revoltante, carregado de suspense e emoção, este filme parte-nos o coração...


Comentários