Opinião Série Documental: Pandemic: Como Prevenir uma Epidemia

SINOPSE: Esta série documental segue os heróis na linha da frente contra o vírus da gripe e os seus esforços para impedir a próxima pandemia global.


Os melhores documentários que já vi na vida são americanos, eles têm uma quantidade de recursos indescritível, são uma potência mundial, até mesmo séries de comédia como os Simpsons a brincar, a brincar, vai dando uns "estalos" valentes e certeiros de crítica social, e mesmo assim, mais do que nunca, é incrível a quantidade de pessoas estúpidas, incultas e mal formadas que aquele país têm, e a gota de água foi terem elegido um fascista patriarcal insensível como o Trump para presidente! Nunca pensei que fosse possível... e se fosse só aquele país mal governado por uma caricatura destas... como é que o mundo chegou a isto?
E não é por falta de verdadeiros génios, estudiosos e pessoas muito corajosas que enfrentam o governo para mostrar a verdade, mas a maior parte da população não consegue lidar com a verdade, nem sentem necessidade de fazer crescer a sua cultura... e se fossem só os Estados Unidos estávamos nós bem, com esta questão do coronavírus aqui em Portugal o que não falta são pessoas estúpidas por todos os lados. Quem segue as redes sociais e especialmente os que lêem os comentários nas publicações partilhadas nos sites de notícias vê bem o nível de estupidez a que chegamos, e se fossem só estes dois países estávamos nós bem, mas hoje, mais do que nunca, estamos a assistir em directo a estupidez humana a escola mundial....
«O problema é que, com a gripe, ainda não vimos nada nas nossas vidas ou nas vidas dos nossos pais, ou até na dos nossos avós, mas a próxima pandemia de gripe... já se perfila no horizonte. Não sabemos se vai acontecer a nós ou aos nossos filhos, mas acontecerá. É assustador porque, em 1918, contaminou mais de 500 milhões de pessoas, mas nem tínhamos aviões, nem pessoas a viajar diariamente da Ásia para a América do Norte, não havia explorações industriais com milhares de porcos e galinhas. Mas agora temos. Portanto, centenas de milhões de pessoas morreriam da próxima pandemia se fosse tão contagiosa como o H1N1 em 1918.»  
Mais do que pandemias, aquilo que mais me causa terror e ansiedade é a estupidez humana...

Nesta série documental, falam da H1N1/influenza/gripe comum/sazonal, falam também da gripe suína, gripe das aves, e a febre amarela dos anos 10/20 do século passado, ébola, SARS, sarampo, VIH, e outros coronavírus, ... e os diversos países mais afectados do mundo por estes vírus.
Não vejam estes documentários com terror e pânico, vejam como uma oportunidade para aprenderem tudo o que puderem, o máximo que conseguirem, pois quanto mais informados estivermos menos desorientados nos sentimos, e por favor, deixem-se de teorias de conspiração, que é o país X ou Y que espalham estas doenças, que é tudo um esquema de laboratório para controlar a população, para vender vacinas, etc, etc, etc,.... Mesmo que fosse esse o caso, não invalida andarmos bem informados sobre como nos podemos proteger, a nós e aos outros, uma oportunidade de mostrarmos o melhor de nós, o melhor da humanidade, para sermos solidários, e informem-se com documentários, não com filmes de ficção!

Vamos apoiar os nossos médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde e os que têm de trabalhar para os que estão doentes possam sobreviver e os que estão em isolamento se possam proteger, as forças policiais, os funcionários das farmácias, supermercados, limpezas de rua, transportes públicos, .... as nossas energias deviam de estar nisso! Em vez de espalhar teorias da conspiração e fake news, espalhem solidariedade e exijam a todos os estados do mundo leis e medidas imediatas para estados de alerta em caso de pandemias, que haja sempre um plano de contingência imediato, pois não sei porque raio depois das passadas pandemias na nossa história os países ainda não terem medidas imediatas para a contenção, medidas jurídicas, económicas, humanitárias!! 
Esta série também aborda o trabalho dos cientistas em laboratório que estudam forma de criar vacinas para as doenças que assolam o mundo, e a dificuldade que têm em ir em frente com o seu trabalho, devido a falta de verbas e apoio dos estados... Mais apoios para os cientistas que dedicam a sua vida à procura de curas! São gastos quantidades de dinheiro exorbitante para andarem a explorar o espaço em vez de ser investido neste nosso planeta, que é a nossa casa, e em nós próprios! Como é possível??
Como é possível uma gripe - COMUM - comum... até o nome já é banal, ainda não ter vacina de cura?? Tem de prevenção e não de cura, algo tão comum? E que mata tanto mesmo sendo tão comum!
"Eu conheço as dificuldades que os pobre enfrentam. Os pobres correm o maior risco de serem infectados com pela gripe. Um médico sozinho não pode fazer nada para combater esta gripe. O governo não pode resolver isto sozinho. Nem o público. A gripe só pode ser derrotada se os três trabalharem juntos."
Se está mais do que provado que animais selvagens infectam o gado e depois os humanos comem esse gado e ficam infectados, porque raio é que o ser humano, neste século ainda se continua a alimentar de animais, com tantas alternativas????
Neste documentário já falavam dos surtos anteriores de coronavírus e a sua relação com os morcegos e outros animais selvagens....
"Trata-se de quebrar o ciclo de transmissão de animais para humanos. As pessoas mais vulneráveis ou onde uma pandemia poderia começar são os tratadores de animais de gado."
"À medida que a população humana cresce, aumenta o apetite por proteína animal. E, em resposta, estamos a criar gado a níveis sem precedentes. O problema é que um grande número de animais num espaço confinado aumenta o risco de um vírus se alastrar e sofrer mutações a um ritmo acelerado. Embora não possamos prever de onde virá a próxima pandemia de gripe, há certos sítios a que devemos prestar especial atenção. E a China é um desses sítios. É o local onde vemos surgir praticamente todos os vírus da gripe letais dos últimos 50 anos. "
E tudo isto com os documentários, teses, avisos, livros e todas as demais informações que - junto com a Organização Mundial de saúde - já tinha sido lançado ao público, e já o é há muito tempo, avisando que o mundo corria um grande risco de sofrer uma pandemia da dimensão que estamos a viver agora, e... cá estamos nós!! Continuem a comer e a explorar os animais, depois digam que não foram avisados ...
O futuro está no passado.

Este documentário também explora o ponto de vista dos pró-vicinas e dos anti-vacinas, é um excelente documentário para nos tirar algumas dúvidas sobre esta pandemia que estamos a viver, e é um verdadeiro abre olhos, para onde devemos direccionar as nossas prioridades...

Comentários