Opinião: O Pequeno Livro das Grandes Invenções

SINOPSE: Como seria o mundo sem uma caneta ou um telemóvel? Este é o livro sobre as grandes invenções que mudaram a nossa vida. Conseguiremos imaginar a emoção de ligar um candeeiro, de contemplar um automóvel, ou de ver um avião a voar pela primeira vez? As grandes invenções podem ter perdido a aura de magia inicial, mas revolucionaram o mundo, a forma como vivemos.
Diz-se que a necessidade aguça o engenho e é a mãe de todas as invenções. Há coisas inventadas por mero acaso, como os raios X, pelo alemão Wilhelm Conrad Röntgen, quando experimentava os raios catódicos, outras nascem de pequenas ideias, mas a maioria delas são fruto de um longo trabalho de aperfeiçoamento.
O Pequeno Livro das Grandes Invenções, com uma prosa leve e divertida, sem nunca desvirtuar a verdade dos factos, descreve a origem de inúmeras invenções, desde a roda até aos dias de hoje.



Este livro, tal como todos os que já  li até agora da Guerra e Paz, é um livro fascinante... não só criaram a fantástica colecção «Os Livros Estão Loucos», como agora têm editado estes «Pequenos Grandes Livros» e «Almanaques» fantásticos! A qualidade é excelente, desde os textos, revisão, qualidade do papel, o puro cheiro a livro, às ilustrações, tudo!!
Eu AMO estes livros de cultura geral e que nos enchem de cultura e factos históricos de uma forma tão apelativa, simples e divertida, não só aprendi imensas curiosidades com este livro, como até tem servido de tema de conversa entre amigos e colegas, nas alturas de convívio, tipo:
"Sabias que a origem dos comboios a vapor se derivou à invenção de um brinquedo para ser oferecido a um imperador da China?" a partir destas pequenas curiosidades normalmente dá-se o desenrolar de conversas e debates muitíssimos cultos e interessantes...

Adorei conhecer a história do Braille, sobre a inseminação artificial, o fósforo, entre tantas outras, sendo que algumas já conhecia, outras só sabia uma parte, e a maior parte foi  uma novidade muito interessante para mim!
Este é daqueles livros que nos injecta com uma dose fabulosa de cultura geral e diversão, estimula os nossos conhecimentos e inteligência, nos recorda a nossa própria história, e Portugal é mencionado imensas vezes no livro, é pura e simplesmente fantástico!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. A tua opinião despertou em mim a vontade de ler este livro. Não tinha conhecimento destas colecções da "Guerra e Paz", apesar de já ter visto a capa deste livro no Facebook algures. Às vezes o que não nos parece muito interessante acaba por se tornar uma agradável surpresa! Continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Ana, já apanhei surpresas maravilhosas com livros que não são em nada chamativos (e se calhar por isso pego neles!) :P ou então alguns "demasiado" baratos em que vamos com aquela ideia de apanharmos "palha", mas não... já tenho apanhado verdadeiros tesouros em arriscar, e estes fantásticos livros e almanaques da Guerra e Paz são lindos e maravilhosos, carregadores de ilustrações e por vezes até cheios de cor, como é o caso de "os livros estão loucos", e mesmo os romances que tenho lido até agora não saiu defraudada com nenhum :) é uma boa editora, que investe na qualidade do livro, desde a impressão (qualidade do papel e qualidade gráfica) à revisão/tradução, e que apoia pessoalmente os autores, gosto muito deles :)

      Eliminar
  2. Pois, a propósito... gostava muito de saber quais as excelentes compras que adquiriste nas promoções da Wook (penso que mencionaste algures que tinhas comprado livros a menos de 5€ que já querias há algum tempo...). Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aproveitei excelentes promoções na fnac, e foram todos a menos de 5€, excelentes compras mesmo, fora um par deles que foram 5 euros e pouco ou 6 e pouco (que foi o máximo que dei), foram todos menos de 5 euros! :D Ando nesta busca de excelentes leituras por esse preço, hei-de partilhar a foto dessas compras e depois deixar aqui as opiniões após as leituras com o marcador "pechinchas" ;)

      Eliminar
  3. Ok, então fico à espera de saber quais forma essas "pechinchas" (tb me interessam e muito, agora que estou desempregada...).

    ResponderEliminar
  4. Não sabia deste livro que me parece bem interessante pela opinião aqui partilhada. Suscitou-me o interesse... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, fico feliz por ter conseguido transmitir o quanto gostei de ler este livro! :D

      Eliminar
  5. Um livro que me aguçou a curiosidade de adquirir , estamos sempre a aprender como são feitos os objectos que por vezes usamos diariamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e ler sobre alguns que tomamos como certos e ver a origem é fascinante! :D

      Eliminar
  6. Não conhecia o livro,mas depois de ler a tua opinião e ver as imagens,fiquei bastante curioso! Gosto bastante do género!
    Mais um na wishlist ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro excelente, especialmente para quem, como eu, adora aprender e incrementar a sua cultura geral :D

      Eliminar
  7. Adorava ler este livro. Realmente ha tantos livros que desconhecemos e que nos surpreendem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, até objectos que damos como garantidos, mas a sua origem é surpreendente! :O

      Eliminar
  8. Este parece muito interessante!! Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  9. É, certamente, um livro muito interessante. Todos os dias convivemos com produtos/utensílios/etc. que nos são tão familiares e que não fazemos ideia de como surgiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e fiquei bastante surpreendida com algumas das verdades e histórias sobre objectos tão comuns do meu dia-a-dia ... adorei aprender! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑