Dicas | Como enviar um livro de forma a que ele chegue direito, sem estragos e sem se molhar!


Nesta publicação ensinei-vos o passo-a-passo, regras e dicas de como enviar os livros através dos ctt tarifa editorial. Neste post vou dar-vos uma dica muito útil que TODA a gente devia de fazer, mas não faz, e agora para o inverno que se aproxima é CRUCIAL!!
Já vos aconteceu comprarem, trocarem, encomendarem, seja o que for um livro que vocês viram na foto que estava impecável, depois vão a ver vem com embalagem aberta (lá está de quem não sela os envelopes cor o cordão, como ensinei no outro post), e pior... Molhados?!
Já me aconteceu... Os carteiros andam à chuva, eles andam com os vossos livros, ora.
Se andam à chuva com os vossos livros, eles molham-se!

E mais! A quem, além de mim, já aconteceu o carteiro, vai-se lá saber a pensar em que FORÇAR  a entrada do livro na vossa caixa do correio? Até chegou uma vez que o livro ficou encravado, e quando finalmente o tirei rasgou a capa e contra-capa e ficou com um aspecto horrível!

Portanto, uma forma de protegemos os livros que enviamos, tanto de acontecer dobrarem-se as folhas durante o caminho, se raspar em algum lado, tentarem enfiar o livro à força na caixa ou até se molhar, será uma coisa que quase toda a gente tem em casa:

Película aderente


Mas atenção!!!
Primeiro: Não comecem já a andar pela casa a embrulhar os livros em película aderente! Os livros respiram, sim, exacto. Respiram! E não podem estar "hermeticamente" selados desta forma. Embrulhem no dia em que enviarem o livro, e depois a pessoa quando o receber, desembrulha logo.

Segundo: Não exagerem nas voltas que dão com a fita, 3/4 voltas chegam. Já recebi livros embrulhados de tal maneira faltava pouco para parecer uma bola, e depois para tirar a película foi um degredo. Também assim é mais económico. Comprei a película de marca branca, quando estiver em promoção.

Assim também protege os livros contra as raspadelas, dobrar as folhas, etc... Vai e chega direitinho.

Relativamente aos livros respirarem, os cuidados a ter, como estimar, como arranjar um livro, como evitar o bolor, mofo e outras pragas, o que fazer se elas aparecem, e todas essas dicas, eu estou a juntar essa informação toda, com fotos, passo-a-passo, como sempre, para quem tiver interesse.

Mas SÓ partilho convosco essas dicas todas, tudo arranjadinho e compilado, se comentarem aqui no blog que têm interesse que eu o faça, pois é algo que demora muitas horas mesmo em fazer, e raramente as pessoas comentam e valorizam o meu esforço. Ou se lêem e valorizam mas não me dizem nada, eu nunca vou saber... :( E se quiserem comentar as outras publicações do blog e assim dar-lhe vida, também agradeço! Respondo a toda a gente e é um método de convívio também, e já fiz muito boas amigas a comentar os blogs delas, e elas o meu :)

O que acharam desta dica? Vão começar a fazer assim também? :)

Comentários

  1. Aro my love!!!!
    Cheguei porra ama-me!! ehehhehe

    Eu por acaso na altura do inverno uso sacos de congelar para colocar o livro dentro, e depois a boca do saco dobro tipo presente e meto muita fita cola para que este va bem protegido.... Mas gostei da Película, nem me linha lembrado disso.... que croma -_-

    Quero esses post sim, eu preciso IMENSO de saber como proteger os meus livros, como te falei a minha causa e super húmida, e agora tenho optado por ler ebooks... pois os meus livros não sobrevivem muito por aqui. Ficarei a espera hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois convence o "teu" pessoal a comentar também, porque se estiver a fazer posts só para ti então crio de uma vez um blog privado só para ti, dedicado a ti, com a tua foto e tudo!
      (E não, não digas "isso é que é, faz isso!", porque não me apetece).

      A questão dos sacos a não ser que o livro não vá "à vontade" lá dentro, vá assim justinho para não haver a dobra dos cantinhos das folhas e da capa e isso, também serve, mas a película é bem mais económica. E faz o mesmo efeito ;)

      Eliminar
    2. Sempre tão amorosa! Meu Deus... até me apaixonei... olhem so o amor dela... ate faz um blog para mim.... mas eu poupo-te o trabalho. Fazes aqui e é inteiramente exclusivo a moi, unica, linda, maravilhosa, fantastica e inesquecivel... :3

      Eliminar
    3. Já te disse para parares de snifar livros eróticos... Faz-te mal....

      Eliminar
  2. Muito boa ideia! Como sempre a partilhar ideias úteis com a malta! Obrigada e venham mais posts destes ;)

    ResponderEliminar
  3. Já faz algum tempo que embrulho os livros assim, ou com plástico bolha quando tenho. Felizmente ainda não me aconteceu nenhum livro vir molhado, mas já tentaram enviar alguns mais pequenos na caixa do correio...

    Aprovo completamente o post sobre os cuidados com os livros!! Ainda há pouco tempo vi este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=rLu_tIN20js da Joca (little house of books) e quero conhecer ainda mais dicas. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário :D
      Sim, já vi o video, mas eu sei ainda mais umas quantas e se conseguir irei ser ainda mais original ;)

      Eliminar
  4. Eu costumo usar aquele plástico de bolhas (tenho um rolo gigante cá em casa) em todos os meus envios e também resulta bem para proteger da chuva. Faz é mais volume e depois pode ser complicado meter na caixa de correio :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, se tens é de aproveitar, agora como eu, quem não tem e ir comprar é um desperdício, e comprar os envelopes almofadados também vai fazer com que o custo de envio seja maior. Por isso a película também serve tão bem e é 3B. Bom, barato e bonito! =P

      Eliminar
  5. Obrigada pela dica, por acaso nunca me tinha lembrado de proteger os livros dessa forma antes de os enviar. :) Vou passar a usar a película!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter dado jeito a minha dica e que a vá usar! :D
      Vai ver como que os recebe vai passar a ficar bem mais satisfeito ;)

      Eliminar
  6. Adorei a dica! Eu vou reaproveitado o plástico de bolhas, mas quando não tiver já sei como fazer :)
    E tenho muito interesse no outro post sobre os livros respirarem e assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por teres gostado! :D
      Vêm já mais a seguir, estou a ser proteccionista como sempre, para quando saírem mais tutoriais destes valham a pena de serem lidos, partilhados, super úteis e informativos, como espero que estes tenham sido ;)

      Eliminar
    2. Estás a fazer um ótimo trabalho! Se havia coisas que já sabia também havia outras que nunca tinha reparado.

      Eliminar
    3. Esperem só até verem os que vêm a caminho... Estão a dar uma trabalheira do caraças, mas desde que façam uma pequena diferença no "mundo", nem que seja no mundo de alguém, vai valer a pena :)

      Eliminar
  7. Sabem aquelas bolsinhas para documentos chamadas "micas"? Costumo usar para proteger os livros. Meto-os dentro e depois dobro as pontas e colo-as com fita cola. É mais resistente que a película, no entanto fica um pouquinho mais caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado nisso, também é uma ideia excelente! :D

      Eliminar
  8. Que boa dica :) Obrigada. Para além de proteger também é uma opção fácil, uma vez que geralmente todos nós temos película aderente em casa.

    ResponderEliminar
  9. Ola.. eu fiz isso a partir do dia que uma menina recebei oo livr que eu enviei com as pontas dobradas .. fiquei furiosa e agora faço isso depois envolvo em papel de bolinhas e envio até em papel das.promocoes dos supermercados.. tem chegado sempre impecável.. uma boa dica sim :)
    Em relação aos livros em casa não consigo olhar para eles com película.. eu todas as semanas limpo os.. espero que não fiquem castanhos :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, em nunca estão com película nem nada a envolver, aspiro-os por cima, e de vez em quando pego em cada um e abro-os para arejar, estão uns na sala, longe da janela, outros no wall da entrada, também num local seco, sem humidade, sem luz do sol, nada, e estão impecáveis o tempo em que os demoro a ler, porque depois serão todos doados a bibliotecas :)

      Eliminar
  10. Comecei a usar esta dica recentemente!
    A mim os carteiros não forçam a entrada na caixa do correio, ou o metem numa espécie de entrada para por o pão (vivo numa aldeia) que é bem maior do que a caixa do correio, mas mesmo assim custa a entrar, ou penduram pelo cordão no portão. e sinceramente não sei qual é pior... qualquer pessoa pode passar e levar que eu nem sonho... enfim
    Fico a aguardar as dicas para tratar dos livros! Tenho livros de quando era criança dos Cinco e os Sete, que queria voltar a ler, mas de estarem arrumados têm um cheiro a mofo que não aguento, e já tentei tudo!
    Beijinhos
    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, se fosse eu já tinha reclamado com o carteiro, aqui os carteiros já me conhecem bem, até me levam os livros ao emprego ou à loja de uma amiga, porque a minha caixa de correio não é de fiar, e a campainha do prédio está avariada e não ouço se tocarem...
      Dicas para tratar de livros? Quando publiquei estas dicas fiz o rascunho para ai de uns 6 posts sobre isso, tenho de voltar a meter as mãos ao trabalho para partilhar as dicas todas que fui aprendendo, até mesmo com bibliotecários/as ;)

      Eliminar
  11. Olá. Obrigada pelas dicas. Eu já o faço pois uma vez recebi um livro embrulhado dessa forma e achei a ideia supimpa. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte das vezes as melhores ideias são as mais simples ;)

      Eliminar
  12. Olá!
    Adorei o post, nunca me tinha ocorrido embrulhar os livros que envio em película aderente, dica top.
    Gostava de saber como tratar melhor os meus livros, fico a espera do post.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros assim além de não correrem o risco de se molhar, também não ficam com dobras nem riscos (caso escrevam por cima ou raspe contra algo :D
      Vou tratar desses posts com mais dicas para breve ;)

      Eliminar
  13. Eu já embrulho os livros que envio em plástico bolha ou aderente, muitas vezes reusando o que recebi com outros livros.
    Também tenho interesse sobre as dicas para reduzir o cheiro a mofo e diminuir as manchas amarelas que por vezes se instalam nos livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reutilizar é sempre bom, mas na ausência esta é uma excelente dica, além de não adicionar peso nem volume ao envio :)

      Eliminar
  14. Excelente dica,Liliana sempre em alta! O último livro que recebi aqui vindo de um blogue, chegou enrolado com fita aderente :)
    As editoras podiam adoptar a tua dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HaHa xD Olha que ainda vou pensar bem nisso de lhes enviar a dica! :P

      Eliminar
  15. Também uso muito a película (ainda hoje usei num pacote que vai para a Suíça). Além de proteger da chuva, acondiciona os livros para não "dançarem" no sobrescrito e se magoarem uns aos outros. Também pode facilitar a verificação postal, por ser transparente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! :D Até certas empresas grandes que vendem livros (tipo Fnac) agora também já mandam envoltos em película! Se bem que no caso da Fnac, sempre que encomendo livros, vêm todos sujos, especialmente a parte de cima e o canto do miolo... :(

      Eliminar
  16. Olá, sabe dizer-me quais são os envelopes apropriados?
    Amanhã vou fazer o meu primeiro envio e estive à procura de envelopes na loja do site dos CTT mas não sei quais deva usar. Existem tantas opções... Não sei quais é que o Correio Editorial abrange.
    Excelentes dicas, vou segui-las todas amanhã no envio que vou fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, não é preciso envelope específico nenhum, até pode embrulhar o livro em papel revista/jornal com fita à volta, pode haver o risco ao ser aberto para verificação depois de chegar mal embalado, qualquer envelope serve, tem tamanho A4 no continente que se vende às resmas, sai-lhe mais barato que comprar nos ctt ;)

      Eu aqui mostro como faço:
      http://www.umblogentrebibliotecas.pt/2014/09/ctt-correio-editorial-portes-de-envio.html

      Eliminar
  17. Olá Liliana, excelentes posts.
    Os CTT permitem envio editorial em livros envoltos em película?
    É que se não permitem nem um post-it, achei que não permitiriam película pois assim podemos colocar um bilhete escrito lá dentro... o_o
    Vou usar este serviço pela primeira vez amanhã.
    Grata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lau :)
      Por acaso quando pensar numa alternativa prática, barata e mais sustentável do que envolver em plástico, irei actualizar este post, relativamente ao facto de poderem abrir para verificação postal, enviei e recebi imensos livros assim envoltos e sempre chegaram ao destino sem haver essa implicação por parte dos ctt do que está lá dentro ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑