Opinião: Os Meus Amigos Invisíveis | Mafalda Mota

Por vezes, o herói dentro de nós precisa de ajuda para começar a brilhar.
SINOPSE: O Joly é um menino como os outros, até ao dia em que aparecem três monstrinhos brancos no seu quarto.
Uma viagem pela incompreensão aguarda-o, na qual terá de ensinar uma mão amiga a ver o que não consegue.
Juntos, somos mais fortes.
Um herói não é menos herói se, ao seu lado, tiver outro herói.

Quem já viu o magistral filme: A Beautiful Mind - Uma Mente Brilhante, com o Russell Crowe?

Foi o filme que mais impacto no mundo causou no que respeita a dar a conhecer a esquizofrenia. De uma forma muito real, chocante, intimista e inesquecível. É impossível ficarmos indiferente a esta doença mental depois de ver o filme, tal como o é depois de lermos este pequeno grande livro juvenil de uma nossa autora nacional.

Imaginam o que é deixarem de conseguir distinguir o que - e quem - é real ou imaginário à nossa volta? Se o que vemos ou com quem falamos com toda a convicção, até mesmo pessoas ou coisas que conhecemos durante anos, e até lhes ganhamos afinidade, afinal não passar de um produto da nossa imaginação?

Se essa possibilidade já é um pesadelo para os adultos, imaginam para as crianças, que já têm naturalmente em si uma esmagadora capacidade para imaginar?

E na escola? Como explicar esta questão às crianças, que além da capacidade para imaginar e sonhar, infelizmente, possuem uma tendência para gozar com o que é diferente da sua própria realidade?

E daí nasce o bullying. E a solidão.

Por isso, livros como este são tão importantes. Devia de haver um exemplar em todas as bibliotecas públicas e escolares. Deveriam de ser feitos trabalhos na escola sobre estes temas, dar a conhecer o problema, para assim sabermos como apoiar quem destes mal padece.

Começando desde pequeninos, de forma a termos no futuro adultos conscientes e uma sociedade mais inclusiva.

A autora Mafalda Mota tem mais livros deste género, que eu conto ler, com ilustrações lindíssimas, temas muito pertinentes, inspiradores, bravo!!

Ao usar estes links 👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻para comprar livros,
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️