Opinião: O Meu Amigo Matt e Hena, a Puta | Adam Zameenzad

SINOPSE: Kimo, Golam, Matt e Hena vivem numa aldeia africana que está a morrer. Por isso partem em busca de um primo mais velho que supostamente enriqueceu na cidade. Mas o que eles encontram ao longo da sua jornada é um país paralisado pela fome e pela Guerra Civil. Embora rapidamente se tornem pouco mais do que esqueletos, estas crianças estão cheias de recursos para enfrentar este mundo. Um deles é o riso; o outro é a inteligência prática de Hena. A sua vontade de ajudarem aqueles que são menos capazes de lutar com as dificuldades é uma forte afirmação da fundamental humanidade do homem em relação aos seus semelhantes. Um retrato, infelizmente bem actual, de uma certa África.

A realidade das diversas crises em países africanos não me é estranha: guerra, fome, violações, escravatura, trabalho infantil, pedofilia, segregação, racismo, trafego humano, total desrespeito pelos direitos humanos, ... parece inacreditável, no século em que vivemos, ainda haver tanta selvageria humana, mas cá está, em todo o lado e não vejo fim à vista.

Entre outras leituras deste género, filmes e documentários, este foi o único livro que me transportou completamente para esta realidade. Senti as alegrias, aflições, entusiasmo e terror das jovens personagens como se fossem minhas. Está escrito com claras caraterísticas jornalísticas, mas espantosamente cinematográfico.





Por ser escrito na primeira pessoa, ainda mais do ponto de vista de crianças, atinge o coração desimpedidamente, descontrola as nossas emoções, assistimos como a inocência e a infância pode ser estilhaçada, e apesar de me ter ajudado a ver esta realidade já bem explorada pela nossa sociedade por outro prisma, pela primeira vez senti na pele a verdadeira essência do desespero africano, deixando-me com uma sensação de impotência sufocante.

Magistral obra, com um final inacreditável e emotivo, é uma ode à beleza de um continente que, sendo o berço da humanidade, impera a desumanidade.

Ao usar estes links 👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻para comprar livros,
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️

Comentários