Opinião Série: Sandman: Mestre dos Sonhos


2022 | 18+ | 1 Temporada | Fantasia | Com: Tom Sturridge, Boyd Holbrook, Patton Oswalt
SINOPSE: Após anos de cativeiro, Morfeu — o Senhor dos Sonhos — parte numa viagem através de vários mundos para encontrar o que lhe foi roubado e recuperar o seu poder.

A minha amiga Alexandra fartou-se de me perguntar, mal a série saiu: "Já viste o Sandman, já viste o Sandman, já viste o Sandman, já viste o Sandman?!!!!!!!!!! Tens de ver, não sabes o que estás a perder, é mesmo a tua cara!!! Vais adorar!".

Mas normalmente eu não vejo séries da moda, deixo passar uns tempos até o burburinho acabar, e se for uma série com continuação, até prefiro esperar que saiam todas as temporadas antes de começar, para ver logo tudo de uma vez e não ter de ficar em suspense à espera da continuação. 

Tal como fiz com a série "Downton Abbey". No entanto, devo ser das poucas pessoas do mundo que nunca viu "A Guerra dos Tronos", por exemplo.

Mas, sendo que eu tenho distúrbios do sono, terrores nocturnos, o meu dormir é: adormecer, sonhar - normalmente pesadelos ou sonhos exaustivamente vividos, com cores, sons, imensa acção e cenas completamente mirabolantes e/ou horríveis, violentas - e depois acordar, sem chegar sequer à fase do sono profundo, aquela em que efectivamente o cérebro descansa, acordo sempre mais cansada do que estava antes de ir dormir... por isso, tudo o que seja temática de sonhos e pesadelos para mim, é sim, a "minha cara" e eu tenho especial interesse no tema.

Além disso, amo mitologia grega, aprecio estudar teologia - especialmente anjos e demónios - , adoro o sobrenatural, adoro o Neil Gaiman, portanto.... como não adorar a série, que tem isto tudo e tanto, mas tanto mais?!? 

Mais do que adorar, amo tanto a série que já vi, revi, e de vez em quando volto a rever e muitas vezes coloco a dar na televisão, mesmo só para me fazer companhia, como neste preciso momento, enquanto estou a escrever esta opinião no computador, é o que está a dar na televisão - episódio 4 - ou quando enquanto estou a ler, ou distraída a fazer outra coisa qualquer... faz-me companhia.

TRAILER

No dia em que finalmente vi, noite adentro, no dia seguinte voltei a rever tudo, pois houve pormenores que captei melhor ao rever, e volta e meia, mesmo quando meto a dar na televisão apenas pelo som, para me fazer companhia e só vou prestando atenção a algumas das minhas partes favoritas, ainda consigo captar pormenores que me tinham escapado da magistral inteligência subliminar tão característica do Neil Gaiman, como só ele no mundo consegue fazer!

AMEI todos os actores, não trocava nem um - claro que se me perguntassem: "queres ver o Keanu Reeves no papel de Morfeu?" tipo, yah! Mas por mais que o adore e ache que ele seria excelente para este tipo de papéis, adorei verdadeiramente o Tom Sturridge.

Acho que é o Morfeu perfeito, o único, adoro as suas expressões faciais, a linguagem gestual e especialmente os olhos, o seu olhar penetrante e tão, mas tão expressivo... ele conseguiu mesmo absorver a personagem do Sandman, com mestria, dar-lhe vida de uma forma absolutamente fascinante, pois conseguimos intensamente captar a evolução da sua personalidade e os seus sentimentos e lutas internas consigo mesmo, a sua crise existencial.

Na altura, para não variar, andava a passar uma fase de grande stress e não andava a ver séries, nem sequer andava a ler, era só trabalhar e dormir, até ao dia em que finalmente cedi à pressão para ver a série e agora é uma série que vai para sempre fazer parte da minha vida e que na altura me ajudou imenso a acalmar o stress, a abstrair-me de tudo, totalmente.

Amo a crítica social tão intrínseca em todos os episódios, especialmente sobre a condição humana, que até faz doer o coração. E também a profunda introspectividade, até eu, que não sou especialmente fã de fantasia, amei todos os efeitos, cores, roupas, banda sonora e a retratação da bondade, da violência, a variedade de personagens, os mistérios da vida e da morte,  a imortalidade, a amizade, o drama familiar, e toda a magia e fantasia aqui presente.

E o drama! Ui, o drama!! É prolífico!! Um magnífico manancial metafórico, a catarse, o sofismo, a forma acutilante como explora o sentido e o significado da vida, do universo, das criaturas mágicas, e especialmente da humanidade.

Explora injustiças sociais e também aborda a temática LGBTQIA+, é uma série extremamente inclusiva de todas as formas, outro factor que me fez amar - se possível - ainda mais todo o enredo, todo este universo. A segunda temporada já está confirmada, e mal consigo aguentar a espera!

Até mete o Diabo - Satanás, Lucifer Morningstar - ao barulho, literalmente! E o Diabo... oh, esperem para ver como é! Que revelação! 

Também uma das minhas personagens preferidas de sempre vem aqui parar: Constantine, de uma forma bastante original e inclusiva. E gatos... o episódio dos gatos. ❤

A forma como está tudo interligado, como tudo se encaixa, se completa, se unifica. É magia verdadeira.

Mais não vou dizer, esta é uma série que não dá para expressar e resumir por palavras, temos de a sentir com o espírito, com o coração e com a mente preparada para sermos desafiados a nível psicológico de tal maneira, que o mais provável é mesmo até sonharem com a série.

Eu sonhei.

Comentários

  1. Uau, fiquei sem fôlego e pela primeira vez olhei para esta série com verdadeiro interesse! Ela já está terminada ou ainda virão novas temporadas?

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ser filmada a segunda temporada :D

      Eliminar
    2. Hummm, sendo assim vou esperar mais um pouco. Mas já está na lista, sem dúvida! ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑