Opinião: Avó, Onde é que Estavas no 25 de Abril? | Ana Markl


Descobre a revolução que mudou a nossa história!
SINOPSE: O que sabes sobre o 25 de Abril? Está bem, é feriado. Mas o que mudou na nossa vida e porque é que há pessoas a passear com cravos nesse dia?

O curioso Manu está de volta e quer saber mais sobre este momento histórico, até porque planeia fazer a sua própria revolução. Mas, desta vez, precisa da ajuda de quem viveu esse tempo: a sua avó.

Junta-te ao Manu nesta viagem pela memória. Descobre, afinal, para que é que se fez o 25 de Abril. E não te esqueças de comer brócolos.

Este tipo de livros são cada vez mais importantes e pertinentes - nunca pensei assistir algo assim no meu tempo de vida e tinha esperanças que nunca mais voltasse a acontecer na história da humanidade - num mundo que está cada vez mais a deixar-se seduzir, novamente, pelo fascismo e sistemas totalitários...

Ainda existem gerações no nosso país que viveram o pré-25 de Abril de 1974, os meus avós e os meus pais, por exemplo, e a aflição com que falam desses tempos é extremamente palpável, portanto, como é possível, no nosso país tão pequenino, haver tanta, mas tanta gente inclinada para o fascismo? Que benefícios traz o fascismo à sociedade, num todo?!

As pessoas com essas inclinações, acredito que seja por: pura e simplesmente, lhes ser mais fácil olhar a curto prazo, olhar apenas para o próprio umbigo, sem considerar as consequências? "Concordo como o que ele diz, não tem papas na língua" - normalmente, dizem ou escrevem isto referindo-se a monólogos de políticos xenófobos, homofóbicos e racistas - "o país está uma treta, temos de mudar radicalmente", "O Salazar é que fazia falta agora!".... 

A sério? Têm noção do que o radicalismo/totalitarismo trás? Não se aprende nada com a história?




Em países como o Irão (e não só) vemos finalmente a luta e manifestações pelo direito das mulheres, aquelas mulheres tão corajosas a arriscar a sua vida todos os dias, a cortarem o cabelo, a serem espancadas - e pior, bem pior - e a voltarem - as que voltam... - à carga, e a Europa a regredir para o fascismo...

O que se passa?....

As ilustrações são giríssimas, divertidas e extremamente apelativas, é uma leitura interessante tanto para miúdos como para graúdos e dará para fazer excelentes trabalhos e exercícios para as escolas e bibliotecas.

Cada vez mais nos dias que correm estes livros são importante, ainda mais os juvenis, para que as crianças - o futuro - cresçam com as convicções certas, cresçam no lado certo da história, cresçam a saber a verdade, sem ilusões totalitárias, e que lutem sempre, sempre, sempre, pela liberdade, pela justiça, pela igualdade!

Ao usar estes links 👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻para comprar livros,
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️

Comentários