Opinião: A Talentosa Flavia de Luce | Alan Bradley

SINOPSE: Um policial com um detective inesperado: uma menina de onze anos, com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas. Estamos no Verão de 1950 e Buckshaw é a decadente mansão inglesa onde Flavia mora com a sua família, o pai viúvo, coleccionador obsessivo de selos, e duas irmãs, nem sempre muito simpáticas…

Com uma inteligência aguçada para a idade, Flavia vive num mundo próprio. Refugiada num velho laboratório vitoriano onde já ninguém vai, entretém-se a inventar venenos inofensivos que servem, no entanto, as suas pequenas vinganças domésticas.

Uma menina com cara de anjo mas alguma maldade…

Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico.

Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro.

Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão. Uma pintura perspicaz do sistema de classes e da sociedade da época, A Talentosa Flavia de Luce é uma história de enganos magistralmente contada e um magnífico gozo literário

Este livro fez-me lembrar os filmes da «Enola Holmes», sendo este livro uma versão muito mais juvenil. Também aqui temos uma personagem feminina muito inteligente, apesar de pertencer à classe alta, não se identifica com esses paradigmas. É uma maria rapaz, aficionada pela ciência, especialmente a química, com um feitiozinho desafiante e honrado. Não gosta de imposições, é atrevida e corajosa, adorei sinceramente a Flavia de Luce!




E como tal, sendo destemida é também imprudente, e envolve-se em situações verdadeiramente perigosas. Para um livro juvenil, está muito bem conseguido, a trama, o mistério, o suspense, o humor e drama, especialmente drama familiar, com personagens muito peculiares. Irónico e inteligente, este livro vai fazer as delícias de qualquer criança fã do género Sherlock Holmes, sendo a personagem principal uma detective pequena em idade e tamanho, mas grande em ambição!

Ao usar estes links👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻 para comprar livros, 
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️ 

Comentários