Opinião Filme: V de Vingança

Título Original: V for Vendetta | Thriller | 132 min | 2006 | M/12 | 2006 | EUA, ALE
Realizado por: James McTeigue | Elenco: Hugo Weaving , Natalie Portman , Stephen Rea
SINOPSE: Passado na paisagem futurista de uma Grã-Bretanha totalitária, "V de Vingança" é a história de Evey (Natalie Portman), uma jovem que é salva de morte certa por um homem mascarado (Hugo Weaving). Identificando-se apenas como "V", o mascarado revela um carisma incomparável e um talento extraordinário na arte do combate e da astúcia. V desencadeia uma revolução quando insta os compatriotas a lutar contra a tirania e a opressão. Mas ao descobrir a verdade sobre o misterioso passado de V, Evey toma também conhecimento da verdade sobre si própria e emerge como imprevisível aliada de V, no seu plano para devolver a justiça e a liberdade a uma sociedade afligida pela crueldade e a corrupção. PUBLICO
Já vi e revi este filme pelo menos - sem exagero - uma dúzia de vezes... não me canso! E de cada vez que o revejo há sempre algo que me tinha passado despercebido e que dessa vez consigo captar para entender a sua mensagem em toda a sua plenitude.

Neste 25 de Abril, e com a sociedade europeia perigosamente a descair para o fascismo e totalitarismo - mais uma vez -, recomendo a visualização deste filme. 
Para relembrar os valores e importância da liberdade e da democracia.
Para quem já viu, recomendo rever, é sempre uma excelente viagem e para quem nunca viu será sem dúvida uma experiência transcende e muito emocionante.

TRAILER

Este filme é um retrato da degradação social, assustadoramente fiel aos nossos dias, é uma soberba homenagem aos activistas pela verdade e pela justiça, e infelizmente não é propriamente uma distopia: já aconteceu, e ainda acontece de uma forma muito parecida com a ficção distópica deste filme: a perseguição, segregação, intolerância, supressão de direitos sociais e humanos, homofobia, abuso de poder, manipulação social, .... tornando os mais pobres simples fantoches nas mãos dos ricos e poderosos.

Para ver e rever!

Comentários