Opinião Filme: O Exorcista do Vaticano

Título original: The Pope's Exorcist | Elenco: Russell Crowe, Franco Nero, Ralph Ineson | Realizador: Julius Avery | USA | 2023 | M16 | Terror | 103m
SINOPSE: Inspirado nos relatos verídicos do Padre Gabriele Amorth, o exorcista principal do Vaticano, "Exorcista do Vaticano" acompanha a investigação de Amorth à aterradora possessão de um rapaz, que revela uma conspiração secular que o Vaticano tenta encobrir a todo o custo.

Já não ia ao cinema desde o início de 2020, pré-pandemia, e para matar saudades nada melhor do que este incrível filme!

Fui assistir à última sessão: 22:50, para máxima emoção - também há anos que não ia ver um filme de terror na última sessão. Escuro lá dentro e escuro lá fora - e só posso dizer que AMEI a experiência!!

O Russell Crowe nunca me desiludiu, neste filme só posso dizer que fez um dos melhores papeis de sempre (!) até a falar italiano - e a falar inglês com a pronúncia italiana - é magnífico, fez-me lembrar o Tom Hanks no filme «Terminal de Aeroporto», incrivelmente realista.

TRAILER

Se terror + teologia + Russell Crowe + baseado numa história verídica = já era o suficiente para quase me meter aos pulinhos de alegria, qual a minha surpresa quando vejo logo no início do filme que prometia também uma dose de comédia, e se há coisa que adoro é de um bom filme de terror cómico!

E quando digo terror, é mesmo terror: efeitos especiais brutais, baseado numa história verídicademonologia impressionante, muito suspense, violência, sangue.... vi e ouvi uns saltinhos que o pessoal deu no cinema e tenho pena que a mim estes filmes já não me afetem dessa forma, já vi tantos - e já tive tanto terror e trauma na vida - que agora as partes "assustadoras" simplesmente me fazem rir. Mas ainda adoro a expectativa de ver se ainda haverá algum filme que me faça acelerar o coração, e sinceramente só pela história e efeitos vale sempre a pena.

Só não sei como é possível eu nunca ter ouvido falar do exorcista Gabriele Amorth, sendo ele o principal exorcista do vaticano, eu que já vi praticamente todos os filmes de possessão que existem, ainda mais sendo ele a origem da comédia presente neste filme, pois é irónico, sarcástico, carregado de humor negro, irreverente, absolutamente fascinante!

Gabriele Amorth

Amei, amei, amei e sem dúvida que vou ver e rever este filme vezes sem conta.

Comentários