Opinião: O Leão por Cima da Porta | Onjali Q. Raúf

Uma narrativa divertida e emotiva sobre a importância da nossa identidade e o impacto do racismo.
SINOPSE: A família do Leo é de Singapura e a da Sangeeta é da Índia, mas os dois amigos vivem e estudam em Inglaterra. Por causa das suas origens, eles são muitas vezes discriminados e alvo de comentários racistas e xenófobos por parte de alguns colegas e vizinhos.

Um dia, numa visita de estudo, o Leo descobre uma enorme placa de mármore com uma lista de nomes de soldados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Ali, ele vê algo simplesmente inacreditável: um nome igualzinho ao seu. Quem seria aquele homem?

O Leo e a Sangeeta decidem investigar e iniciam uma viagem emocionante, na qual encontram heróis desconhecidos que representam as mais diversas culturas e etnias. A prova de que, qualquer que seja a nossa origem, todos podemos realizar grandes feitos e conquistar um lugar na História.

Este é um dos livros mais lindos que já li. Mais uma vez refiro - e espero continuar a referir sempre: é absolutamente incrível, fascinante e arrebatador a quantidade e especialmente a qualidade de livros que cada vez mais são lançados no mercado para as crianças! Nem imaginam a diferença que teriam feito na minha vida, se houvesse livros assim na minha infância...

Ter-me-ia sentido muito mais compreendida, menos sozinha.

São tão introspectivos, profundos, muito inclusivos, exploram o bullying sem restrições, no caso deste livro, explora também de forma bastante honesta e sem filtros a xenofobia, o racismo, a intolerância entre as crianças, e como acontece na maior parte das vezes na nossa sociedade, o facto de as crianças serem intolerantes umas com as outras e com o mundo à sua volta é culpa do exemplo que têm em casa...

As personagens presentes neste livro, e ainda são umas quantas, são tão realistas, que é impossível não nos identificarmos com alguma, ou identificarmos alguém que conhecemos, poderia ser a nossa história, sem dúvida será a história de muitos. É uma leitura emotiva, intensa, que nos esmaga mas também nos aconchega o coração.

É uma aventura dramática, mas com um toque de humor, e é tão introspectiva, é uma leitura tão, mas tão linda... e é uma excelente lição de inclusividade, respeito, tolerância para os mais novos - e para os adultos também!  Mal posso esperar por ler os outros livros desta magnífica autora!

Ao usar estes links👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻 para comprar livros,
está a ajudar o blog e o meu projecto de doação de livros às nossas bibliotecas públicas ♥️