Opinião Filme: Zombies Party - Uma Noite... de Morte


Título original: Shaun of the Dead • 2004 • Comédia, Terror • 99M • GB FR • Interpretação: Simon Pegg, Kate Ashfield, Nick Frost •  Argumento: Simon Pegg, Edgar Wright • Realização: Edgar Wright

"Um clássico de culto imediato, esta é a comédia britânica mais divertida e bem concebida dos últimos anos".
SINOPSE: Numa vida sem rumo, Shaun passa os dias entre o bar da zona, o The Winchester, com o seu maior amigo Ed, e os problemas com a sua mãe, além de pouco ligar à namorada Liz.

Quando esta o deixa Shaun decide finalmente organizar a vida: É preciso reconquistá-la, reparar os danos causados na relação com a mãe e enfrentar as responsabilidades da idade adulta.

Infelizmente, porém, OS MORTOS estão de volta à vida e à tentativa de consumir os vivos. Para o recém-inspirado Shaun isto é só mais um obstáculo. Perante uma EPIDEMIA ZOMBIE a larga escala, com Ed a reboque, um bastão de críquete numa mão e uma pá na outra, Shaun prepara-se para salvar a sua mãe e, com pouca vontade, o seu padrasto, a sua namorada e, com menos vontade ainda, os seus amigos David e Dianne levando-os a todos para o lugar mais seguro que conhece, The Winchester.

Foi com este filme, que vi pela primeira vez há já uns bons anos - e entretanto até já revi algumas vezes e nunca me canso -, que fiquei perdidamente fã do tipo de filmes de terror com comédia. 

Como sou aficionada por filmes de terror desde que me lembro que existo, sempre fui muito "purista" nesse sentido: para mim, terror tem de ter terror verdadeiro, carregado de suspense, cenas chocantes, terror psicológico e sobrenatural então, adoro (!). Mas tem de ser terror a sério - aquele que arrepia os ossos e abala a alma, que nos faz querer tapar bem tapados com uma mantinha até ao queixo - se bem que filmes desses são cada vez mais raros, verdade seja dita.

Também adoro humor e boa comédia, ironia e crítica social, especialmente humor negro, mas juntar terror com comédia, será que vale a pena, será que é sequer possível?... SIM!!!

Este foi também um dos primeiros filmes ingleses que vi, os ingleses têm um tipo de humor muito próprio, muito diferente do típico Hollywood americano, e fiquei mega fã deste género de humor britânico.

TRAILER

Para um filme tão parolo, tem um grafismo sangrento e violento incrível! Foi o que mais me fascinou e surpreendeu. Em filmes tipo Scary Movie - que para mim, esses são simples comédia, de terror nada têm - até mesmo as mortes são tolas, previsíveis e básicas, aqui não. Temos sangue, montes, por todo o lado, tripas, ossos, partes de corpos aqui e ali, fluídos diversos, uma mixórdia carnal orgânica bastante espalhada, em detalhe e em vários objetos, ... tudo imensamente gráfico e imaginativo! E a estupidez humana no seu melhor a acompanhar!

Uma das partes que mais adoro, e acho absolutamente original e genial, é: quando a cena é claramente tola e calma, é precisamente ai quando o terror surge, e quando a cena está carregada de suspense e ansiedade, é quando acontece algo tolo que nos arranca gargalhadas. Adoro, adoro, adoro! Para mim, é um filme que foge à previsibilidade. 

Está no top 5 dos meus filmes preferidos deste género.

Comentários