Opinião: Breves Respostas às Grandes Perguntas | Stephen Hawking

O legado definitivo do astrofísico mais relevante do século XX
SINOPSE: Stephen Hawking foi o mais conceituado cientista desde Einstein, conhecido pelo seu trabalho revolucionário nos campos da física e da cosmologia - e também pelo seu sentido de humor.

Ao longo da extraordinária carreira, expandiu o conhecimento do universo e desvendou alguns dos seus maiores mistérios, acreditando no crucial papel da ciência para a resolução dos problemas da Terra.

Numa altura em que enfrentamos situações potencialmente catastróficas - como as alterações climáticas, a ameaça de uma guerra nuclear e o desenvolvimento de Inteligência Artificial -, Stephen Hawking vira a sua atenção para as questões mais urgentes que a humanidade enfrenta.

Sobreviveremos?
Devemos colonizar o espaço?
Existe um Deus?

São algumas das perguntas a que Hawking responde neste seu abrangente, estimulante, apaixonante - e sempre bem-humorado - último livro.

A derradeira obra de uma das mais brilhantes mentes da História, partilha a sua perspectiva sobre as mudanças que todos nós, enquanto espécie humana, enfrentamos, e sobre que destino está reservado ao nosso planeta.

Fiquei algo preocupada quando iniciei esta leitura, pois se estivesse escrito de uma forma demasiado científica, para alguém leiga como eu ia ser não só desconcertante como desmoralizador, mas felizmente tais receios saíram infundados, está escrito de uma forma incrivelmente despretensiosa, muito acessível ao público comum, e ainda por cima com um toque de humor e ironia que eu gosto tanto!

Foi o único livro que me conseguiu convencer da importância das viagens espaciais e todo o trabalho relacionado - como a NASA, por exemplo - pois eu sempre considerei que a quantidade astronómica de dinheiro que é investido nesta área, se fosse investido no nosso planeta, nos humanos, o mundo seria muito, mas muito mais justo, feliz e saudável... e continuo a achar o mesmo, mas pelo menos já não desprezo estas questões espaciais e intergalácticas, e compreendo melhor a sua importância.




Adoro a perspicácia e inteligência do Stephen Hawking, adoro o humor e a brutal honestidade. A forma inteligente e humana como explora as questões das alterações climáticas - além de todas as outras questões aqui abordadas, e a diversidade é muita - é absolutamente fascinante e esmagadoramente emotiva. Os negacionistas bem que podiam ler um par destas páginas...

Ler este livro é fascinante, e é uma experiência muito pessoal e íntima, ainda mais após vermos o filme baseado na biografia de Stephen Hawking: «A Teoria de Tudo». Sentimos profundamente a sua personalidade, a força da sua convicção e palavras. Ficamos completamente agarrados à sua linha de pensamento. 

Ler este livro é quase como ter a honra de poder conversar com ele, ouvi-lo em primeira mão, podemos assim absorver uma pequena parte dos seus pontos de vista e conhecimento.

Quase conseguiu com que eu aceitasse a flagrante estupidez humana, e explicando a causa e efeito para a mesma. Quase...

Um magnífico livro de cultura geral, uma esplêndida oportunidade de aprender com este génio imortal.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários