Opinião: O Mundo Fantástico de Tom Gates | Liz Pichon

Obrigatório para os fãs de o Diário de um Banana
SINOPSE: Tom Gates é mestre em arranjar desculpas para não fazer os trabalhos de casa. Atacado por cães, água derramada nos cadernos ou ter sido atingido por raios, são apenas alguns dos argumentos bem divertidos que Tom arranja para tentar enganar os pais.

Sem contar com o tempo gasto a chatear a irmã Adelia. Os livros escolares de Tom estão sempre cheios de rabiscos, balões com desenhos e pensamentos. Depois de conseguir a nota máxima pelo trabalho escrito nas férias "Acampar é uma seca", as notas de Tom começam a piorar de dia para dia. É uma pena, pois Tom está desesperado para impressionar Amy Porter, a rapariga inteligente que se senta ao lado dele na sala de aula.

Bem, eu sou uma fã assumida do «Diário de um Banana», por isso um livro que têm na capa "obrigatório para os fãs de O Diário de um Banana" chamou-me logo a atenção, mas fui muito pé atrás, pois o Banana é único e especial, mas concordo com a abordagem, de facto: como considero que o Banana é uma leitura mais apropriada dos 9 anos por cima - pois tem um humor muito inteligente e irónico, com algumas piadas de duplo sentido que os muito jovens poderão não captar - este Mundo Fantástico de Tom Gates fará as delícias dos mais jovens - dos 6 aos 8, por exemplo - e depois podem fazer a deliciosa transacção para o Diário de um Banana, que já vão com boa pedalada :P 




Tem uma narrativa muito tola, o Tom Gates é muito parecido com o Banana, preguiçoso, trapalhão, super cómico, arranja com cada sarilho mais mirabolante, mas com bom coração, o livro tem ilustrações muito giras e divertidas, com letras saltitantes, é uma espécie de mistura entre o Banana e os livros do David Walliams, os mais jovens - especialmente os que agora estão a aprender a ler sozinhos, vão delirar!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários