Opinião Filme: O Protegido | Split | Glass - Trilogia Eastrail 177

O Protegido - Título original: Unbreakable | De: M. Night Shyamalan | Com: Bruce Willis, Robin Wright , Samuel L. Jackson | Drama, M/12, EUA, 2000, Cores, 106 min

Fragmentado - Título original: Split | De: M. Night Shyamalan | Com: Haley Lu Richardson, Kim Director, James McAvoy | Terror, Thriller | M/16, EUA, 2016, Cores, 117 min

Glass - Título original: Glass | De: M. Night Shyamalan | Com: Bruce Willis, Anya Taylor-Joy, Sarah Paulson, Samuel L. Jackson, James McAvoy | Drama, Mistério | EUA, 2019, Cores, 128 min
SINOPSE O Protegido: Aproveitando o sucesso de "Sexto Sentido", o realizador indiano M. Night Shyamalan volta a aplicar a mesma receita daquele filme: muitas surpresas, uma vertente sobrenatural e o actor Bruce Willis como protagonista. "O Protegido", cuja acção se desenrola em Filadélfia, baseia-se na ideia de que, para uma dada pessoa, seja ela quem for, existe sempre outra diametralmente oposta a ela. David Dunn (Bruce Willis) é o protagonista, um homem anónimo, sem história, até ao dia em que se torna o único sobrevivente de um devastador acidente ferroviário. Dunn não percebe porque é que todos os passageiros morreram e ele não sofreu sequer um arranhão. Um misterioso desconhecido, que sofre de uma doença de ossos e que é fanático por livros de banda desenhada de super-heróis, começa a persegui-lo. Chama-se Elijah Price (Samuel L. Jackson) e tem uma teoria sobre o sucedido que vai alterar por completo a vida de David.

SINOPSE Split: Kevin sofre de transtorno dissociativo de identidade. Dentro de si existem 23 identidades distintas. Há muito que é acompanhado pela Dr.ª Fletcher, uma psiquiatra especializada em distúrbios de personalidade que se interessa particularmente pelo seu caso e acredita que essas alteridades podem provocar alterações no próprio corpo. Certo dia, Kevin rapta Claire, Marcia e Casey, que aprisiona numa cave. Naquele cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes e assustadoras facetas do raptor que podem variar entre a inocência de um rapazinho de nove anos, uma mulher altiva e autoritária ou um homem com tendências obsessivo-compulsivas. Depois de várias tentativas de fuga frustradas, as raparigas percebem que só entendendo intimamente cada uma das suas personalidades poderão encontrar uma forma de sair dali com vida. Mas Kevin parece esconder uma 24.ª que espera o momento certo para se revelar…

SINOPSE Glass: O segurança David Dunn é um homem anónimo até ao dia em que se torna o único sobrevivente de um devastador acidente ferroviário. Não percebe porque é que todos os passageiros morreram e ele não sofreu qualquer ferimento. Um desconhecido, que sofre de uma doença de ossos e que é fanático por livros de banda desenhada, começa a persegui-lo. Chama-se Elijah Price e tem uma teoria sobre o sucedido. Em contraponto a estas duas personagens existe Kevin, que sofre de um grave transtorno dissociativo de identidade e que possui dentro de si mais de duas dezenas de personalidades distintas. Quando a Dr.ª Ellie Staple, uma psiquiatra especializada em tratamentos de megalomania, os reúne para estudo, dá início a um perigoso jogo de manipulação em que cada um deles assume um papel inesperado.

Comecei por ver o filme Split, por acaso, e fiquei completamente arrebatada... sinto como se tivesse visto o filme todo com a respiração suspensa! O James McAvoy devia de ter ganho todos os óscares que existem à face da terra por esta interpretação arrebatadora e esmagadoramente arrepiante!

Já vi o filme várias vezes, e nunca me canso de apreciar este trabalho de mestre, de realização mas especialmente de soberba interpretação do James McAvoy. É de outro mundo!

Depois, descobri que o filme fazia parte de uma trilogia inspirada em super-heróis dos livros de banda desenhada, mas um universo criado pelo realizador e argumentista indiano M. Night Shyamalan.

Começa pelo filme O Protegido/Unbreakable, onde surge o super-herói (Bruce Willis) depressivo e o vilão (Samuel L. Jackson) que sofre de Osteogénese Imperfeita, doença conhecida como Ossos de Vidro. O filme Split foca-se unicamente numa personagem que nem é herói nem é vilão, explora até onde chega as complexidades do cérebro humano, é algo incrível e arrebatador de se ver... aborda a temática do DDI = Distúrbio Dissociativo de Identidade, a personagem Kevin (James McAvoy) tem 23+1 personalidades proeminentes que fazem intrinsecamente parte de si, cada uma com uma personalidade muito vincada e completamente diferente e acontece mesmo que a química do corpo de Kevin se altera conforme a personalidade que encarna, por exemplo: uma das personalidades pode sofrer de miopia, outra pode ser diabética e precisa das suas doses de insulina, outra pode ter fobias especificas, uma pode ter uma mente muito evoluída e madura e outra ser uma autêntica criança imatura, etc.... e a questão aqui é que: quando se fazem testes médicos a uma das personalidades e depois a outra, os resultados mudam conforme a personalidade. 

TRAILER

Efectivamente, quando encarna uma personagem, ao realizar um exame médico pode mesmo acusar miopia ou diabetes, mas quando passa a outra, os resultados dos exames mudam.... Como explicar isto?

O terceiro filme, Glass, junta as personagens do primeiro e do segundo filme, a escolha de autores é magnifica, já fiz um par de maratonas com estes filmes e não me canso de ver o Bruce Willis, o Samuel L. Jackson e o James McAvoy no filme Glass, em que contracenam todos juntos, é algo sumptuoso de se ver! Neste filme já têm o seu propósito bem definido, apesar de os filmes terem um espaço temporal de 19 anos (!!!) entre si, os actores são os mesmos! Há mesmo aqui uma criança que aparece 19 anos depois e é algo digno de se ver.

Algo que apreciei bastante nesta saga, é o facto de os super heróis serem muito mais humanos, mais realistas, mais prováveis de existirem.... adoro o enredo viciante, a crítica social, o realismo, a emoção... magnífico!

Comentários