Opinião: A Terra de Ana | Jostein Gaarder

Uma história sobre o clima e o meio ambiente
SINOPSE: O que farias se recebesses uma visão do futuro?

Depois de receber um presente misterioso no seu décimo sexto aniversário, sempre que adormece, Ana é transportada da sua cabana idílica nas montanhas da Noruega para o mundo desolado da sua bisneta Nova , em 2082. As plantas e animais praticamente desapareceram e Ana percebe que tem de fazer algo para evitar este futuro apocalíptico. Com a ajuda do seu psiquiatra e, mais importante, de Nova, Ana tentará enfrentar os problemas climáticos que assolam a Terra. Mas irá a tempo?

Uma fábula filosófica plena de otimismo do autor de O Mundo de Sofia.

Uau.... mas que livro incrível e original! 

Uma narrativa muito intensa, emotiva e carregada de informação, informação essa extremamente pertinente e interessante, mas creio que está exposta de uma forma algo massuda, tendo em consideração que este livro é direccionado para o público mais jovem, há aqui alguma incoerência entre a narrativa da acção, que é original e interessante, mas algo juvenil, e depois a forma como autor "despejou" a informação sobre questões ambientais, que tem um tom bastante sério, não condiz bem com o tom da acção e aventura, na  minha opinião, mas mesmo assim é uma leitura relativamente leve e muito informativa, e é um verdadeiro abre olhos para este pesadelo climático que estamos a viver...





É um livro que tanto dá para miúdos e graúdos, meio distópico, a acção é passada entre o presente e um futuro que poderá ser o nosso se não começarmos todos a agir em prol da natureza, é uma crítica social estrondosa, brutal!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários

  1. Olá!
    Estava mesmo aqui a pensar o que o autor do Mundo de Sofia anda a escrever hoje em dia quando vi este artigo na minha lista de blogues. Incrível, não é? :D Gostei muito da opinião, fiquei muito curiosa com o livro, gostava mesmo de o ler ;)
    Obrigada pela opinião e boas leituras!

    https://escritosdemartasousa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelo comentário :) Então já não é coincidência, é destino! :D

      Eliminar

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑