Opinião: A Sul de Nenhum Norte | Charles Bukowski

SINOPSE: Considerado por muitos como o melhor livro de Bukowski, A sul de Nenhum Norte é um retrato cru e fulgurante dos americanos que desistiram da sociedade e até de si mesmos.

Uma reflexão que Bukowski faz com particular genialidade e domínio literário na economia e nos alvos das suas palavras.

Já tive um par de pessoas que me disse: "De todos os autores que andas a experimentar, garanto-te que Charles Bukowski não é para ti." Ora, eu gosto de um bom desafio, uma das coisas que mais aprecio fazer é ler livros que a maior parte das pessoas não gostou ou tem críticas negativas, e gosto de tirar as minhas próprias conclusões. Já descobri livros que adorei e que a opinião geral é negativa, e livros que "toda a gente" adora e a mim não me cativaram, por isso vim finalmente tirar as minhas teimas com Charles Bukowski.

E desta vez tinham razão, Charles Bukowski não é leitura para mim. Compreendo o que leva a apreciar a sua obra, mas não me conquistou.... e assim, mais uma vez me sinto uma apátrida literária, já não é a primeira vez que vou ler um clássico ou autor badalado e que além de não conseguir mesmo apreciar a leitura, até chega ao ponto de se tornar um martírio conseguir terminar a leitura. Será que me está a escapar algo?

As asneiras foi o que mais gostei, apesar de ultrapassar muitas vezes a forma asneirenta hilariante e roçar o asneirento ordinário, e tal como tive um colega que me disse e bem: "não vais conseguir aceitar o machismo e misoginia" e realmente não consegui aceitar essas duas facetas tão entranhadas na sua narrativa, o sentido de humor depreciativo e irónico que eu habitualmente gosto tanto, aqui não me cativou, e é uma leitura em que senti que não aprendi nada, nem nada ganhei.



Chega a ser interessante no sentido de vermos até onde vai a degradação humana, especialmente a machista, e é uma crítica social, especialmente da cultura americana, mas não me conquistou, não me cativou e o máximo que fez foi mesmo repugnar-me em algumas situações.

Vamos lá descobrir outros autores de clássicos para mim :P

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑