Opinião Série Documental: Washington | Canal História

SINOPSE: Todos conhecem George Washington. Bem, no mínimo, pelas noticias que são do conhecimento público: George Washington era general, atravessou o rio Delaware, levou o Exército nacional à Vitoria na luta contra os Britânicos, o seu rosto aparece na nota de 1 dólar, nunca disse uma mentira, cortou uma cerejeira, tinha dentes de madeira... E é provável que pensem que tudo isto aconteceu mesmo, mas não é bem assim. Todos sabem o seu nome, mas poucos conhecem a sua história. E esta é épica! Em colaboração com a historiadora e vencedora do prémio Pulitzer Doris Kearns Goodwin, esta minissérie documental conjuga narração, excertos de cartas e documentos pessoais, opiniões e dados de peritos e dramatizações de alta qualidade que, juntos, trazem uma nova luz sobre a figura de George Washington desde a sua juventude, quando este só queria ser o colono britânico mais famoso de todos, até se erguer como líder de um novo país que, com o tempo, veio a tornar-se uma superpotência.

Mas que série documental sublime!! Eu sou super viciada no Canal História, é o canal que mais vejo, e já me fascinei e continuo a fascinar com vários documentários e séries documentais, entre outros programas que por ali passa, mas esta série documental... esta especialmente... bem... foi um boost de adrenalina incrível!

Está soberbamente bem conseguida, a acção, a história, a aventura, os actores, a narrativa, acção, tanta acção, que vos garanto uma coisa: mesmo para aquelas pessoas que dizem não gostar de documentários, é impossível não gostarem desta, com tanta aventura, drama e emoção, e o melhor de tudo: é o que aprendemos enquanto estamos a acompanhar toda uma aventura, como se de um filme se tratasse, é incrível! Posso dizer que nunca vi nada assim!


Dei por mim a programar o despertador especificamente para as 08:00 - que foi as horas em que a estreia desta série documental com três episódios, um por dia, com a duração de uma hora cada um - se estreou, acordava ou largava tudo o que estava a fazer para mergulhar nesta série e especialmente na vida incrível que George Washington, o pai dos Estados Unidos da América, viveu.

Aprendi tanto sobre as origens dos Estados Unidos da América como nunca pensei aprender de uma vez só.

Adoro especialmente a honestidade com que a série foi projectada, não faz de Washington um super herói, mostra, acima de tudo, o humano que foi, com o que tinha de bom e de mau, a nível visual é algo de outro mundo, os actores, as vestimentas, os cenários, ... está aqui um verdadeiro tesouro documental.

Bravo!

Comentários