Opinião: A Rapariga que Bebeu a Lua | Kelly Barnhill

Vencedor da Medalha Newbery
"É claro que há magia na luz das estrelas. Toda a gente o sabe. O luar,esse, bom, é outra história. O luar é mágico. Perguntem a quem quiserem."
SINOPSE: Todos os anos, o Povo do Protetorado oferece um bebé à bruxa que vive na floresta. Esperam que a oferenda a impeça de aterrorizar a aldeia. Porém, a bruxa, Xan, é um ser amável. Vive com um Monstro do Pântano muito sábio e um Dragão Perfeitamente Minúsculo. Xan salva as crianças e deixa-as no outro lado da floresta com famílias que as desejam. Pelo caminho, vai alimentando os bebés com a luz das estrelas. Certo ano, por acidente, Xan dá de beber luar a um bebé, enchendo uma criança normal de uma magia extraordinária.

A bruxa decide, então, criar a menina, a quem dá o nome de Luna. Por volta dos seus 13 anos, Luna começa a sentir a magia e as suas perigosas consequências. Entretanto, um jovem do Protetorado está determinado a libertar o seu povo matando a bruxa. É então que um bando de aves mortíferas com misteriosas intenções se junta ali perto, enquanto um vulcão, adormecido há séculos, ronca debaixo da superfície e uma mulher com um coração de tigre começa a andar à caça...

Que livro fabuloso! Espero uma grande parte das crianças de agora possam dar valor à qualidade literária própria para a sua idade, pois só eu sei o absolutamente feliz que teria sido se tivesse acesso a tanta variedade e qualidade que há agora no mundo literário juvenil...

Mesmo sendo adulta, entusiasmei-me e apreciei sinceramente esta incrível leitura. Tem drama, fantasia, introspecção, até mesmo alguma crítica social, humor, muita aventura e magia, criaturas falantes, a eterna luta do mal contra o bem, ... maravilhoso!




É uma história tão bonita, que recomendo sem reservas a miúdos e graúdos, especialmente aos fãs de fantasia, mas até quem - como eu - não tem um verdadeiro fascínio por este género literário, é  uma narrativa tão bem conseguida, tão bonita, introspectiva e emotiva, que a maior parte das pessoas, jovens e adultos, público feminino ou masculino, vão sem dúvida ficar maravilhados com esta narrativa.

Excelente!
👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários