Opinião: A Rapariga de Auschwitz | Eva Schloss | Karen Bartlett

A verdadeira história de amor e sobrevivência da irmã de Anne Frank
SINOPSE: Milhares de leitores em todo o mundo conhecem a história de Anne Frank, a adolescente cuja vida terminou em Bergen- Belsen durante o Holocausto.

Em A Rapariga de Auschwitz, vão conhecer a sua irmã e companheira de brincadeiras: Eva Schloss. Apesar de, ter sido levada para Auschwitz com apenas quinze anos, a sua história não terminou aí. Ela conseguiu sobreviver.

Este livro incrível é a memória viva dos acontecimentos que marcaram esse período tão dramático da história mundial.

Um relato lúcido e absorvente da vida no meio dos horrores da guerra, realçando o amor entre uma mãe e uma filha, e a força e a determinação que ajudaram a superar a mais profunda das noites.

Eis um arrebatador e esmagador livro biográfico que mais uma vez me prova que por mais livros sobre esta temática que eu leia, haverá sempre mais e mais história a aprender e factos a descobrir, muitos absolutamente macabros, pensando eu que já li sobre todo o tipo de torturas praticadas pelos nazis e tantas histórias já li sobre a perseguição e segregação do povo judeu, aparecem estes incríveis relatos na primeira pessoa que nos prova que ainda há muito para saber...

No entanto, não apreciei o facto de terem metido na capa «a verdadeira história de amor e sobrevivência da irmã de Anne Frank», induziu-me em erro, e como me aconteceu a mim provavelmente aconteceu a mais pessoas, a Eva Schloss mal conheceu a Anne Frank, passou pouquíssimo tempo com ela, no máximo poderia dizer «meia-irmã póstuma» e mesmo assim... a relação da Eva Schloss com Anne Frank é que: após o holocausto, a mãe de Eva casou com o pai da Anna e fica por ai a sua relação. Eram vizinhas, os seus pais já antes eram amigos, mas as duas não tinham uma grande afinidade.





Mas pronto, o foco principal desta brutal narrativa é mesmo a história da própria Eva Schloss, contada na primeira pessoa e é deveras incrível!

É uma leitura carregadíssima de emoção, um relato biográfico inesquecível, enriquecido com muitas fotos e detalhes de várias histórias de vida, e com muita coragem por parte da Eva para escrever um relato biográfico tão honesto e cru. Excelente!

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários