Opinião: O Bando do Mar | Joana M. Lopes

Ilustrações Wojtek Stachyra
SINOPSE: Nas águas calmas do oceano, há um lugar secreto que serve de ponto de encontro ao Bando do Mar. Entre cavalos-marinhos, ouriços e estrelas-do-mar, os teus novos amigos convidam-te a entrar nas suas aventuras subaquáticas ao mesmo tempo que te ensinam a proteger o mar. Só precisas de mergulhar na leitura e nadar no grande oceano da imaginação. Estás preparado para entrar nesta onda de diversão?

Desde que o Pingo Doce começou esta iniciativa que andava para vos falar deste livro, entretanto a iniciativa já acabou e só agora consegui publicar a opinião, mas para quem tiver interesse de certeza que encontra em bibliotecas e em vendas em segunda mão, e que bela iniciativa foi esta!

A nível de interactividade, eu própria vi a alegria das crianças com o livro e os peluches, aproveitarem esta forma tão didáctica de abordar esta questão da protecção dos oceanos é excelente e inspiradora.





As ilustrações são lindíssimas, fascinantes, absolutamente cativantes, a história tem muita aventura e energia, só creio que está em falta por não abordar a questão da sobrepesca e dos benefícios para a saúde e o planeta da redução do consumo de peixe e marisco, do que adianta termos deixarmos de atirar lixo para os oceanos para salvar os animais, para depois matarmos os animais para os comermos?

Mesmo assim, está muito entusiasmante e motivador, bravo!

O Pingo Doce, em parceria com a ABAE, lançou recentemente a campanha “ Bando do Mar”, que visa sensibilizar as famílias e as crianças portuguesas para a temática da preservação do oceano e das suas espécies.

Com uma forte componente lúdico-pedagógica, a iniciativa, que decorre até 7 de Junho, conta com um livro e oito personagens que reforçam a importância de cuidar deste património.

Estima-se que 8 milhões de toneladas de lixo por dia cheguem ao oceano pela mão do Homem, com consequências diretas na biodiversidade. Em Portugal, por exemplo, os microplásticos prevalecem nas praias, representando 72% do lixo encontrado em zonas de estuários e industriais.*(Dados QUERCUS e WWF).

Por cada livro entregue aos clientes, o Pingo Doce doará 0,50€ para iniciativas de educação e sensibilização ambiental para a problemática do lixo marinho. Este donativo será repartido entre ações de limpeza de zonas costeiras e o projeto de educação ambiental “Suspeitos do Costume”, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e pelos seus Programas Eco-Escolas e Bandeira Azul, que abrange cerca de 2000 escolas em Portugal Continental e Ilhas. Estes programas visam a educação para um consumo mais responsável através da monitorização e limpeza de praias, da recolha, identificação e interpretação do tipo de resíduos e suas origens, bem como o envolvimento da comunidade nesta problemática.

A iniciativa tem como elementos centrais as personagens do Bando do Mar, que representam diversas espécies marinhas e preconizam o livro “Bando do Mar-Missão: salvar o oceano”, com texto original de Joana M. Lopes, vencedora de texto da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, e com ilustração de Wojtek Stachyra, ilustrador dos anteriores livros do Bando do Bosque. O livro, que narra a história de uma máquina que limpa o oceano, tem o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) e o contributo técnico-científico do Oceanário de Lisboa.

De acordo com Maria João Coelho, Diretora de Marketing do Pingo Doce, “para além dos compromissos e acções definidas pelo Pingo Doce anualmente em prol da preservação do ambiente, procuramos criar campanhas que envolvam as famílias e influenciem de forma positiva a mudança comportamentos, pois, acima de tudo, a defesa do ambiente é um dever de todos nós”.

Mais informações em https://bandodomar.pingodoce.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

★ Todos os comentários são muito importantes, são o que dão vida a este blog. Obrigada por comentar e assim fazer parte deste espaço! ★
↧↧ ↧↧ ↧↧
✉ Para receber a minha resposta, clique ✔ em Notificar-me ☑