Opinião: Antes de Eu Morrer | Jenny Downham

SINOPSE: A Tessa restam apenas alguns meses de vida. Lutando contra as frequentes idas ao hospital, os incontáveis exames e os medicamentos com terríveis efeitos secundários, Tessa empenha-se a escrever a sua lista de Coisas A Fazer Antes de Morrer. E em primeiro lugar surge: sexo. Livre das restrições da «vida normal», Tessa saboreia novas experiências que a fazem sentir-se viva enquanto o seu corpo debilitado se esforça por continuar. Os sentimentos de Tessa, a relação com o pai e com o irmão, com a mãe distante, com a melhor amiga e com o novo namorado são dolorosamente cristalizados nas preciosas e breves semanas de vida que lhe restam. Antes de Eu Morrer é um romance simultaneamente duro, brilhante e comovente.

Quando iniciei a leitura deste livro, não estava à espera da narrativa que surgiu, mas felizmente foi uma narrativa que muito me agradou e surpreendeu pela positiva, pois apesar de a capa e a sinopse em nada o fazerem parecer, este livro é um livro jovem adulto que faz lembrar imenso o livro «A Culpa é das Estrelas» de John Green. Mas ao contrário do livro do John Green, apreciei verdadeiramente esta leitura, acho que está muito melhor conseguida, mais séria e realista, com muito drama e aventura.





Esta leitura é um drama familiar intenso, Tessa é uma adolescente que só agora está a descobrir a vida, a viver plenamente, mas desde criança que vive com a sombra negra do cancro, que não lhe dá tréguas... até que recebe a notícia que não terá muito mais tempo de vida, não venceu o cancro, e faz o que muitas pessoas fazem nesta situação: criam uma lista de todas as coisas que quer fazer antes de morrer...

Apesar de ser uma premissa corrente, existem vários livros deste tipo por ai, este em especial cativou-me e enterneceu-me, os sentimentos e emoção que a autora despeja na sua escrita são esmagadores, é uma leitura intensa que nos toca em cheio no coração, que nos faz parar em algumas partes da leitura para pensarmos na nossa própria vida, nos faz perder em reminiscências e o que estamos a fazer com a vida que temos, e o que podemos fazer para aproveitar esta dádiva e fazermos dela algo por nós, pelo mundo, em nosso redor....

Drama familiar, amor, amizade, coragem, uma personagem feminina muito jovem cheia de garra, eis uma leitura inesquecível.

👉🏻 Wook | Bertrand 👈🏻

Comentários